Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

partyofeuropeansocialists / Flickr

Paolo Gentiloni, comissário europeu da Economia

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19.

“A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros, além dos instrumentos comuns já lançados. Um avanço europeu para fazer face a uma crise sem precedentes”, escreveu no Twitter o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni.

De acordo com a agência alemã Dpa, dois terços do montante do Fundo, ou seja 500 mil milhões de euros, serão canalizados para os Estados-membros através de subsídios a fundo perdido, e os restantes 250 mil milhões na forma de empréstimos.

A agência noticiosa acrescenta que esta proposta de Bruxelas vai lançar as negociações, que se esperam difíceis, entre os 27 Estados-membros da União Europeia, que têm vindo a discordar sobre qual é a melhor forma de financiar a recuperação económica do bloco comunitário.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai apresentar formalmente a proposta ainda esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, às 13h30 locais (12h30 de Lisboa).

De acordo com o jornal Público, a responsável alemã também vai proceder a uma revisão da proposta para o próximo quadro financeiro plurianual, que deverá ter um valor global em torno de 1,11 biliões de euros. Esta “solução transitória” (bridge solution) também exige a unanimidade dos líderes do Conselho Europeu.

Além disso, acrescenta o diário, a líder do Executivo comunitário vai pedir aos Estados-membros para adotar uma decisão sobre os recursos próprios da UE, para aumentar o seu atual limite até aos 2% do Rendimento Nacional Bruto dos países e, assim, aumentar a margem orçamental que serve de garantia para o endividamento da Comissão Europeia nos mercados.

Antes deste plano de 750 mil milhões, França e Alemanha tinham chegado a acordo para que o Fundo de Recuperação tivesse 500 mil milhões de euros. No entanto, a proposta franco-alemã enfrentou, de imediato, a oposição dos chamados “estados frugais”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …

Novo Banco afasta plano agressivo de saídas até ao final do ano

O Novo Banco afasta, até ao final do ano, a possibilidade de avançar com um plano mais agressivo de saídas de trabalhadores para cumprir as metas definidas por Bruxelas. De acordo com o Jornal de Negócios, …

Doença volta um ano depois a Wuhan e autoridades ordenam testes em massa

A cidade chinesa de Wuhan, no centro do país, anunciou hoje uma campanha de testes em massa à sua população de onze milhões de pessoas, depois de detetar três casos locais de doentes com Covid-19 …