1411: a nova linha para prevenir suicídio já está em funcionamento (e é permanente)

click / morguefile.com

A nova linha para a prevenção do suicídio 24 horas entrou em funcionamento, esta quarta-feira, com o número 1411. Pretende ser uma resposta para um comportamento que, em média, causa três mortes por dia em Portugal.

Ligue 1411, se estiver com pensamentos suicidas ou precisar de ajuda.

A nova Linha Nacional de Prevenção do Suicídio está disponível 24 horas por dia durante todo o ano.

Esta linha foi criada no início de 2024, através de uma lei aprovada no parlamento, com o objetivo de prevenir o suicídio e os comportamentos autolesivos, entrando agora em funcionamento, depois da regulamentação publicada na última semana.

“Portugal tem em média – números que têm sido constantes, com uma ligeira descida – três suicídios por dia”, adiantou à Lusa Ana Matos Pires, membro da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental esteve envolvida na criação da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio. Disponível

Ana Matos Pires salientou que a garantia de qualidade da nova linha “é mandatória”, tendo em conta que será assegurada por profissionais com formação em saúde mental e suicidologia, como psicólogos clínicos e da saúde e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica.

Segundo referiu, foi elaborado um fluxograma que determina, caso seja necessário, o reencaminhamento de quem liga para o 1411, que pode ser para o CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes ou para o INEM, nas situações de risco iminente, mas também para um serviço de urgência ou uma consulta de cuidados primários.

“A linha não é uma consulta, nem uma linha de acompanhamento clínico”, explicou a membro da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, adiantando que foi tida em conta a experiência da linha nacional francesa, criada em 2022.

Embora integrada na linha SNS 24 e em articulação com o respetivo serviço de aconselhamento psicológico, a linha de prevenção do suicídio vai operar, a partir desta quarta-feira, dia 10 de setembro,, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, de forma totalmente autónoma, com identidade e número próprios, cabendo a sua coordenação aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Toda a informação pessoal e clínica fornecida pelos utentes será tratada com respeito pelo dever de confidencialidade, em conformidade com a legislação de proteção dos dados pessoais, indica a regulamentação.

 

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.