Portugal pode receber 17,6 mil milhões de euros de pacote pandémico do BCE

Portugal pode receber uma fatia de 17,6 mil milhões de euros proveniente do Programa de Compras de Emergência Pandémica do BCE, que se destina a combater as consequências do surto de Covid-19.

O Banco Central Europeu (BCE) tem preparado um pacote de emergência para travar o pânico nos mercados de dívida devido à pandemia de Covid-19. Denominado de Programa de Compras de Emergência Pandémica (PEPP), vai funcionar, pelo menos, até ao final de 2020 e conta com um total de 750 mil milhões de euros.

Portugal pode receber cerca de 17,6 mil milhões de euros deste novo pacote, que tem como objetivo ajudar famílias, empresas, bancos e governos. O anúncio foi feito pelo BCE esta quarta-feira, numa altura em que se agrava o surto do novo coronavírus na Europa.

“Para a aquisição de ativos do setor público, a alocação benchmark entre jurisdição irá continuar a ser a chave de capital dos bancos centrais nacionais”, explicou o BCE em comunicado.

O jornal ECO escreve que o banco central compra apenas obrigações com maturidades entre um e 30 anos e, atualmente, Portugal tem 130.887 milhões de euros em títulos que preenchem estes requisitos.

“As aquisições no âmbito do novo PEPP serão conduzidas de forma flexível. Isto permite flutuações na distribuição dos fluxos de capital ao longo do tempo, entre classes de ativos e entre jurisdições”, acrescenta o Banco Central Europeu.

Portugal é o nono país com mais peso, recebendo 2,3% do orçamento destinado para este programa. A Alemanha (26,4%) é o país com maior peso entre os Estados-membros.

Os países que estão em quarentena obrigatória devido ao surto de Covid-19, nomeadamente França (20,4%), Itália (17%) e Espanha (11,9%) estão também entre os países que mais vão receber do PEPP.

“O Conselho de Governadores do BCE está empenhado em desempenhar o seu papel em apoiar todos os cidadãos da Zona Euro a ultrapassarem estes tempos extremamente difíceis. Com esse objetivo, o BCE irá assegurar que todos os setores da economia podem beneficiar de condições de financiamento favoráveis que lhes permitam absorver este choque. O mesmo se aplica a famílias, empresas, bancos e governos”, garantiu a instituição liderada por Christine Lagarde.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O virus veio mascarar a grande divida dos bancos e vai haver dinheiro da Troika outra vez para salvar bancos entre outros sempre os mesmos que recebem, o povo é ajudado com nada. sim existe o virus mas vamos ser obrigados a aceitar este dinheiro só porque sim?
    Apareceu o caso Luanda Leeks, Angola não tem melhores cuidados de saude que nós no entanto tem 1 infetado, Portugal vai ser estrangulado muito material importado vai ficar retido na França ou Espanha, como sempre fomos, mas agora temos bons Portos não é como á 500 anos que tivemos que ir mar fora…e até podemos usar isso contra eles , Temos que ter medo do virus porque é invisivel mas o medo é imaginário. è preciso politicos de tomates, já sei que vão aparecer aqui uns alguns que vão dizer que sou maluquinho que tem nada haver com dinheiro etc…
    As regras para receber os 33% do estado.. Todos os pagamentos devem ser feitos por NIB , desta forma quem receber “por fora” vai receber nada tudo vai passar a ser mais controlado, muitos vão se sentir prejudicados porque andam a comer o estado, dá que pensar… é só mais uma…

  2. Isto vai ser uma corrida à gesão dessa massa tipo Pedrogão Grande e ninguem irá preso. Condenados sim mas com pens suspensa e o povo a ver.

  3. É realmente deplorável a situação que se vive, economias em risco de colapsar,pessoas confinadas em casa,empregos em risco, mortes,histeria,pânico, comportamentos alterados,tudo isto podia ser evitado se houvesse bom senso em tempo útil do governo chinês, que quer queiramos quer não, há que o dizer com frontalidade é o grande responsável por esta situação dramática que se vive, se tivessem alertado o mundo atempadamente e tomado as diligências necessárias para evitar o alastramento, mas não ainda procuraram e conseguiram silenciar profissionais de saúde e sabe-se lá mais o quê e quem, para nada ser revelado…, não estaríamos hoje neste estado.Mas enfim, a ganãncia do dinheiro e da riqueza associada à ânsia pelo poder de controlar tudo e de dominar tudo fala mais alto, TRISTE!

  4. Não e nada maluquinho,e bem visto o covid-19 e só pra tapar muita coisa que está acontecer e que ainda está por vir e assim desta forma todo mundo na quarentena eles controlam as ovelhas desgarradas.

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …