Portugal pode receber 17,6 mil milhões de euros de pacote pandémico do BCE

Portugal pode receber uma fatia de 17,6 mil milhões de euros proveniente do Programa de Compras de Emergência Pandémica do BCE, que se destina a combater as consequências do surto de Covid-19.

O Banco Central Europeu (BCE) tem preparado um pacote de emergência para travar o pânico nos mercados de dívida devido à pandemia de Covid-19. Denominado de Programa de Compras de Emergência Pandémica (PEPP), vai funcionar, pelo menos, até ao final de 2020 e conta com um total de 750 mil milhões de euros.

Portugal pode receber cerca de 17,6 mil milhões de euros deste novo pacote, que tem como objetivo ajudar famílias, empresas, bancos e governos. O anúncio foi feito pelo BCE esta quarta-feira, numa altura em que se agrava o surto do novo coronavírus na Europa.

“Para a aquisição de ativos do setor público, a alocação benchmark entre jurisdição irá continuar a ser a chave de capital dos bancos centrais nacionais”, explicou o BCE em comunicado.

O jornal ECO escreve que o banco central compra apenas obrigações com maturidades entre um e 30 anos e, atualmente, Portugal tem 130.887 milhões de euros em títulos que preenchem estes requisitos.

“As aquisições no âmbito do novo PEPP serão conduzidas de forma flexível. Isto permite flutuações na distribuição dos fluxos de capital ao longo do tempo, entre classes de ativos e entre jurisdições”, acrescenta o Banco Central Europeu.

Portugal é o nono país com mais peso, recebendo 2,3% do orçamento destinado para este programa. A Alemanha (26,4%) é o país com maior peso entre os Estados-membros.

Os países que estão em quarentena obrigatória devido ao surto de Covid-19, nomeadamente França (20,4%), Itália (17%) e Espanha (11,9%) estão também entre os países que mais vão receber do PEPP.

“O Conselho de Governadores do BCE está empenhado em desempenhar o seu papel em apoiar todos os cidadãos da Zona Euro a ultrapassarem estes tempos extremamente difíceis. Com esse objetivo, o BCE irá assegurar que todos os setores da economia podem beneficiar de condições de financiamento favoráveis que lhes permitam absorver este choque. O mesmo se aplica a famílias, empresas, bancos e governos”, garantiu a instituição liderada por Christine Lagarde.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O virus veio mascarar a grande divida dos bancos e vai haver dinheiro da Troika outra vez para salvar bancos entre outros sempre os mesmos que recebem, o povo é ajudado com nada. sim existe o virus mas vamos ser obrigados a aceitar este dinheiro só porque sim?
    Apareceu o caso Luanda Leeks, Angola não tem melhores cuidados de saude que nós no entanto tem 1 infetado, Portugal vai ser estrangulado muito material importado vai ficar retido na França ou Espanha, como sempre fomos, mas agora temos bons Portos não é como á 500 anos que tivemos que ir mar fora…e até podemos usar isso contra eles , Temos que ter medo do virus porque é invisivel mas o medo é imaginário. è preciso politicos de tomates, já sei que vão aparecer aqui uns alguns que vão dizer que sou maluquinho que tem nada haver com dinheiro etc…
    As regras para receber os 33% do estado.. Todos os pagamentos devem ser feitos por NIB , desta forma quem receber “por fora” vai receber nada tudo vai passar a ser mais controlado, muitos vão se sentir prejudicados porque andam a comer o estado, dá que pensar… é só mais uma…

  2. Isto vai ser uma corrida à gesão dessa massa tipo Pedrogão Grande e ninguem irá preso. Condenados sim mas com pens suspensa e o povo a ver.

  3. É realmente deplorável a situação que se vive, economias em risco de colapsar,pessoas confinadas em casa,empregos em risco, mortes,histeria,pânico, comportamentos alterados,tudo isto podia ser evitado se houvesse bom senso em tempo útil do governo chinês, que quer queiramos quer não, há que o dizer com frontalidade é o grande responsável por esta situação dramática que se vive, se tivessem alertado o mundo atempadamente e tomado as diligências necessárias para evitar o alastramento, mas não ainda procuraram e conseguiram silenciar profissionais de saúde e sabe-se lá mais o quê e quem, para nada ser revelado…, não estaríamos hoje neste estado.Mas enfim, a ganãncia do dinheiro e da riqueza associada à ânsia pelo poder de controlar tudo e de dominar tudo fala mais alto, TRISTE!

  4. Não e nada maluquinho,e bem visto o covid-19 e só pra tapar muita coisa que está acontecer e que ainda está por vir e assim desta forma todo mundo na quarentena eles controlam as ovelhas desgarradas.

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …