Portugal volta ao estado de calamidade. Governo vai propor uso de máscara na rua

Hugo Delgado / Lusa

O primeiro-ministro António Costa acaba de anunciar que o país vai entrar de novo em estado de calamidade. O anúncio traz um conjunto de novas regras para conter a pandemia de covid-19.

Portugal vai entrar em estado de calamidade e António Costa anunciou, no final do Conselho de Ministros desta quarta-feira, um conjunto de regras que incluem a proibição de ajuntamentos de mais de cinco pessoas e a recomendação do uso de máscara na rua.

O governante começou por dizer que a evolução da pandemia em Portugal é “grave” e, por esse motivo, o Governo decidiu avançar com oito novas medidas. Assim sendo, a partir da meia noite desta quarta-feira, ficam proibidos ajuntamentos na via pública de mais de cinco pessoas. Esta medida aplica-se a outros espaços de uso público e na restauração.

O Executivo vai também implementar limitações a casamentos e batizados: um máximo de 50 participantes, sendo que todos têm de cumprir normas de afastamento e uso de máscara.

Nos estabelecimentos de ensino serão proibidos festejos académicos e outros eventos que não sejam letivos, como cerimónias de receção aos caloiros, por exemplo.

Em relação às coimas, o Governo vai agravar as multas até 10 mil euros para pessoas coletivas que não assegurem cumprimentos das regras. Além disso, haverá um “reforço das ações de fiscalização”, mais autoridades nas ruas e nos estabelecimentos, de forma a apurar o cumprimentos das regras sanitárias na via pública, estabelecimentos comerciais e restauração.

O Executivo vai recomendar “vivamente” o uso de máscaras comunitárias na rua e a instalação da app StayAway Covid em contexto laboral e escolar, nas forças armadas e de segurança, e no conjunto da função pública. De acordo com o Público, o Governo anunciou que a instalação da aplicação poderá passar a ser obrigatória nestes contextos.

Em relação ao uso de máscara na via pública, o Governo vai apresentar no Parlamento uma proposta para que o uso de máscara passe a ser obrigatório na rua, “com bom senso” – ou seja, quando houver alguma concentração de pessoas.

A iniciativa legislativa terá ainda de ser aprovada pelos deputados na Assembleia da República.

Com as medidas anunciadas nesta quarta-feira, o objetivo do Governo é tentar conter a evolução da pandemia em Portugal. Costa avisou, contudo, que o nível de alerta pode vir a aumentar, se as medidas não derem o efeito desejado.

Podemos evoluir para outros estados se as circunstâncias assim o impuserem. Tomaremos as medidas sempre que vierem a justificar-se como necessárias. Estas são as que nos parecem adequadas”, disse o governante, insistindo que os comportamentos individuais são fulcrais para correr esta “maratona”.

O primeiro-ministro adiantou que Portugal não vai encerrar as fronteiras com Espanha e que não haverá alterações às regras do teletrabalho que estão em vigor.

Em relação ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), Costa afastou uma situação de descontrolo, uma vez que ainda existe “capacidade de resposta”. No entanto, lançou um alerta: “Não podemos estar à espera que seja o SNS a resolver a pandemia. O controlo depende exclusivamente de nós individualmente e de todos nós em conjunto.”

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já era de esperar. Os exageros de alguns, meses a fio, não poderiam ficar sem impacto Social. Destas medidas decretadas, considero que são o mínimo a respeitar face ao que aí vem, sobretudo em Zonas com grande intensidade Populacional. Como se vê, os extravios de uns podem ser uma sentença pesada em termos de Saúde Publica. Espero que não se tenha de chegar a derradeira solução em parar “Tudo”. Responsabilidade Cívica e verdadeira atitude de Cidadania, devem ser a melhor defesa, para o bem comum., mesmo se me parece uma utopia, a luz do que vejo e assisto diariamente de parte de certos “energúmenos” !

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …