Portugal ‘está a sair da recessão técnica’

foto: Rodrigo Gatinho

foto: Rodrigo Gatinho

foto: Rodrigo Gatinho

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, afirmou hoje, na Índia, que Portugal está “a sair da recessão técnica” e destacou que a economia portuguesa está hoje “muito mais competitiva”.

“A economia portuguesa parece ter dado a volta no segundo trimestre de 2013, quando tivemos o primeiro crescimento após dez trimestres consecutivos de recessão. Estima-se que o crescimento no terceiro trimestre também deverá voltar a ser positivo. Esta tendência positiva leva-nos a acreditar que estamos a sair da recessão técnica”, referiu o ministro, na sua intervenção na sessão plenária do encontro de responsáveis dos Negócios Estrangeiros da Europa e da Ásia, que começou hoje de manhã em Nova Deli, Índia.

No discurso, dedicado ao tema “Reforçar a cooperação económica e revitalizar o crescimento”, Machete deu o exemplo do programa de ajustamento orçamental implementado em Portugal, sublinhando que “estão a surgir sinais encorajadores”.

Os resultados, salientou, devem-se “ao esforço colectivo” feito pelos portugueses.

“Temos vários sinais de recuperação da nossa economia e finanças públicas. Um deles é o notório e rápido ajustamento da balança de transacções corrente”, que disse esperar que conduza à criação de emprego, em particular para os jovens, “prioridades máximas” do executivo português.

O objectivo final do Governo, sustentou, é que Portugal possa regressar aos mercados em 2014 e que consiga financiar-se sozinho.

Rui Machete destacou que Portugal tornou-se, “em pouco tempo, numa economia muito mais competitiva, com maior flexibilidade laboral e com incentivos fiscais para investidores e empresários”.

É também, prosseguiu, uma economia “mais moderna e empenhada no desenvolvimento de sectores como as energias renováveis, biotecnologia e novas tecnologias, e é líder no campo do ‘e-government’ “, sendo o turismo “outra das prioridades”.

O discurso de hoje de Machete acontece um dia depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros ter dito, no domingo, à Lusa que um segundo resgate “é evitável” desde que as taxas de juro a 10 anos igualem ou fiquem abaixo dos 4,5%.

O líder do PS, António José Seguro, considerou no mesmo dia que as palavras de Machete são de “uma enorme gravidade” e apelou ao primeiro-ministro para que “ponha juízo” nos seus ministros.

O encontro na Índia reúne hoje e na terça-feira na Índia ministros de Negócios Estrangeiros de 49 países da Europa e da Ásia – incluindo a chefe da diplomacia da União Europeia – sob o tema “ASEM: Uma ponte de parceria para o crescimento e o desenvolvimento”.

À margem da reunião, o ministro vai reunir-se com os seus homólogos da Índia, da Coreia do Sul, da Nova Zelândia e da Suíça, e também com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros de Singapura e o secretário dos Negócios Estrangeiros da Austrália.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …