/

Portugal regista mais duas mortes e 135 novos casos de covid-19

Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido (dta.), com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

Portugal regista esta segunda-feira mais dois óbitos e 135 novos positivos de covid-19, de acordo com os dados revelados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). É o número mais baixo de novos casos diários desde quarta-feira.

Assim, são já 50.299 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 1.719 mortes desde o início da pandemia. As duas mortes registadas nas últimas 24 horas são relativas à região de Lisboa e Vale do Tejo, que tem 74,81% dos casos.

mais 11 pessoas internadas nos hospitais por causa da covid-19. Pelo contrário, há menos três pacientes internados em unidades de cuidados intensivos. Contabilizam-se ainda mais 158 recuperados, elevando o número de curados para 35.375.

Além disso, há 35.120 pessoas em vigilância pelas Autoridades de Saúde e 1.397 pessoas a aguardar resultados laboratoriais.

Na conferência de imprensa desta segunda-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que o valor médio do risco de transmissão (RT), entre os dias 19 e 23 de julho, foi de 0,94. O valor mais elevado está na região do Alentejo, que regista 1,09.

“Estamos a registar uma evolução favorável”, salientou Marta Temido.

Em relação aos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, a governante realça uma “variação negativa” em Sintra, mas diz que há “uma tendência decrescente” nos restantes concelhos.

“Todos os cinco concelho da Área Metropolitana de Lisboa que temos monitorizado mais estreitamente indicam um comportamento decrescente, que temos de continuar a acompanhar”, explicou Marta Temido, esta segunda-feira.

“É decisivo para manter uma trajetória que nos dê conforto que mantenhamos um acompanhamento da situação e um cumprimento rigorosos das medidas de prevenção”, acrescentou.

Atualmente há ainda 196 surtos ativos: 119 em Lisboa e Vale do Tejo, 41 na região Norte, 10 no Alentejo e 13 no Algarve.

A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus já provocou a morte de pelo menos 649.577 pessoas e infetou 16.295.350 em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.