Portugal regista mais duas mortes e 135 novos casos de covid-19

Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido (dta.), com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

Portugal regista esta segunda-feira mais dois óbitos e 135 novos positivos de covid-19, de acordo com os dados revelados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). É o número mais baixo de novos casos diários desde quarta-feira.

Assim, são já 50.299 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 1.719 mortes desde o início da pandemia. As duas mortes registadas nas últimas 24 horas são relativas à região de Lisboa e Vale do Tejo, que tem 74,81% dos casos.

mais 11 pessoas internadas nos hospitais por causa da covid-19. Pelo contrário, há menos três pacientes internados em unidades de cuidados intensivos. Contabilizam-se ainda mais 158 recuperados, elevando o número de curados para 35.375.

Além disso, há 35.120 pessoas em vigilância pelas Autoridades de Saúde e 1.397 pessoas a aguardar resultados laboratoriais.

Na conferência de imprensa desta segunda-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que o valor médio do risco de transmissão (RT), entre os dias 19 e 23 de julho, foi de 0,94. O valor mais elevado está na região do Alentejo, que regista 1,09.

“Estamos a registar uma evolução favorável”, salientou Marta Temido.

Em relação aos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, a governante realça uma “variação negativa” em Sintra, mas diz que há “uma tendência decrescente” nos restantes concelhos.

“Todos os cinco concelho da Área Metropolitana de Lisboa que temos monitorizado mais estreitamente indicam um comportamento decrescente, que temos de continuar a acompanhar”, explicou Marta Temido, esta segunda-feira.

“É decisivo para manter uma trajetória que nos dê conforto que mantenhamos um acompanhamento da situação e um cumprimento rigorosos das medidas de prevenção”, acrescentou.

Atualmente há ainda 196 surtos ativos: 119 em Lisboa e Vale do Tejo, 41 na região Norte, 10 no Alentejo e 13 no Algarve.

A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus já provocou a morte de pelo menos 649.577 pessoas e infetou 16.295.350 em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo começa hoje a ouvir os partidos. IL, Chega, Os Verdes e PAN são os primeiros

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começa esta segunda-feira a receber os partidos políticos com assento parlamentar em encontros que se estendem até quarta-feira. Os primeiros partidos a serem recebidos por Marcelo Rebelo de …

"Muito estúpida": ciclista festeja ouro (mas não sabia que era prata)

Anna Kiesenhofer foi histórica para a Áustria nos Jogos Olímpicos. Mas Anniemiek van Vleuten também ficará na história de Tóquio 2020, por outro motivo. A prova feminina de ciclismo de estrada poderá ser uma das mais …

Marcelo está esperançoso em relação à evolução da pandemia em Portugal

Índices de transmissão e a incidência a diminuir, assim como a pressão sobre o SNS, são os motivos apresentados pelo Presidente da República para o otimismo. Marcelo Rebelo de Sousa também aproveitou para reiterar o …

"Dei tudo que tinha". Telma Monteiro eliminada nos oitavos de final

A judoca portuguesa Telma Monteiro foi eliminada na segunda ronda da categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao perder com a polaca Julia Kowalczyk, em combate disputado no Nippon Budokan. Telma Monteiro, medalha de …

Tiago Barbosa Ribeiro compara o Porto a "um donut" (e refere que quer inverter a perda de habitantes na cidade)

Tiago Barbosa Ribeiro (PS) apresentou este domingo a candidatura à Câmara do Porto, cidade que comparou a um “donut” por ser “vazia por dentro”, pela perda de 20 mil habitantes, e anunciou a deputada Rosário …

Descoberta de túmulos da dinastia Yuan dá nova luz sobre as cerimónias fúnebres da época

Um equipa de arqueólogos descobriu, em Jinan, no leste da China, vários túmulos da dinastia de Yuan, sendo que alguns apresentavam impressionantes murais bem preservados. As descobertas surgiram no seguimento de um trabalho de escavação iniciado …

Mortes por gripe caem para zero nos últimos meses. Atividade gripal no inverno pode ser mais complicada

O uso de máscara, o distanciamento social e a higiene das mãos fizeram cair para zero a mortalidade por gripe entre outubro e maio. Os especialistas alertam para perda de imunidade e maior risco no …

Ramalho desculpabiliza Vítor Fernandes e nega "relação especial" com Vieira

António Ramalho diz que as decisões sobre o crédito da Imosteps foram tomadas de forma colegial, descartando influência direta de Vítor Fernandes. Numa carta enviada aos deputados da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, António …

Ao contrário do que se pensava, os cães sabem quando mentimos

Um novo estudo revela que, contrariamente ao que acontece com as crianças, os cães tendem a ignorar afirmações de pessoas que estão a mentir. Estas conclusões trazem uma nova luz sobre a forma como os …

Marques Mendes revela que especialistas vão propor fim das restrições horárias

No seu comentário semanal habitual, Luís Marques Mendes, deixou um alerta aos líderes políticos do país e fez uma revelação sobre o processo de desconfinamento - que deverá ganhar novas proporções esta semana. No Jornal da …