Portugal deteta um infetado em cada 67 testes (mas é dos que menos realizam na UE)

Guillaume Horcajuelo / EPA

Portugal é um dos países da União Europeia (UE) que mais testes necessita de realizar para identificar um infetado por covid-19. Ao mesmo tempo, é dos que menos testes realizam por cada mil habitantes.

De acordo com o Público, Portugal deteta dois casos de infeção por cada 100 testes realizados, uma taxa de positividade média de 1,5%, abaixo dos 4% que o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) apontou como máximo recomendado.

No entanto, está em 19.º na União Europeia (UE) no que diz respeito ao número diário de testes realizados por cada mil habitantes, com apenas 2,32%.

Em matéria de positividade média a sete dias, só a Dinamarca (com 0,5%), a Eslováquia (0,8%) e o Chipre (0,9%) estão melhores que o nosso país. Contudo, ao contrário de Portugal, são dos países que mais testes realizam por dia.

O Chipre lidera esta estatística, com uma média de 57 pessoas testadas diariamente por cada mil habitantes na última semana, seguido pela Eslováquia, com uma média de quase 46 testes por cada mil habitantes feitos por dia. A Dinamarca surge em quarto a nível europeu, com a testagem de 28 pessoas em cada mil.

Bernardo Gomes, médico de saúde pública e professor na Faculdade de Medicina e no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, considera que Portugal está “no bom caminho” em relação à testagem. Além de ser mais fácil conseguir um teste, o processo é também mais rápido.

Segundo o matutino, Portugal tem testado cerca de 27 mil pessoas por dia nos últimos sete dias, a maioria com testes PCR (mais de 20 mil).

Já os testes rápidos têm servido para as operações de testagem em massa. Nos dias de regresso às aulas do 1.º ciclo e pré-escolar foram realizados mais de 20 mil durante três dias consecutivos.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …