Portugal deteta um infetado em cada 67 testes (mas é dos que menos realizam na UE)

Guillaume Horcajuelo / EPA

Portugal é um dos países da União Europeia (UE) que mais testes necessita de realizar para identificar um infetado por covid-19. Ao mesmo tempo, é dos que menos testes realizam por cada mil habitantes.

De acordo com o Público, Portugal deteta dois casos de infeção por cada 100 testes realizados, uma taxa de positividade média de 1,5%, abaixo dos 4% que o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) apontou como máximo recomendado.

No entanto, está em 19.º na União Europeia (UE) no que diz respeito ao número diário de testes realizados por cada mil habitantes, com apenas 2,32%.

Em matéria de positividade média a sete dias, só a Dinamarca (com 0,5%), a Eslováquia (0,8%) e o Chipre (0,9%) estão melhores que o nosso país. Contudo, ao contrário de Portugal, são dos países que mais testes realizam por dia.

O Chipre lidera esta estatística, com uma média de 57 pessoas testadas diariamente por cada mil habitantes na última semana, seguido pela Eslováquia, com uma média de quase 46 testes por cada mil habitantes feitos por dia. A Dinamarca surge em quarto a nível europeu, com a testagem de 28 pessoas em cada mil.

Bernardo Gomes, médico de saúde pública e professor na Faculdade de Medicina e no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, considera que Portugal está “no bom caminho” em relação à testagem. Além de ser mais fácil conseguir um teste, o processo é também mais rápido.

Segundo o matutino, Portugal tem testado cerca de 27 mil pessoas por dia nos últimos sete dias, a maioria com testes PCR (mais de 20 mil).

Já os testes rápidos têm servido para as operações de testagem em massa. Nos dias de regresso às aulas do 1.º ciclo e pré-escolar foram realizados mais de 20 mil durante três dias consecutivos.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …