Portugal ainda à espera dos ventiladores comprados à China. Governo paga 2 milhões à TAP para os ir buscar

Alejandro Garcia / EPA

Portugal continua sem receber cerca de 1000 ventiladores adquiridos à China, com o intuito de duplicar a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aos casos mais graves de Covid-19. Os aparelhos tardam em chegar e o Governo já fez um contrato de milhões com a TAP para os ir buscar.

No passado dia 12 de Abril, a ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu que o material adquirido à China, incluindo ventiladores e equipamentos de protecção, estava atrasado. “Na China, os regulamentos sobre transportes mudaram, obrigando a novas autorizações que estamos a diligenciar por obter, que demoraram alguns dias, e isso atrasou o transporte”, salientou Temido.

Além das questões burocráticas, há ainda uma “guerra secreta” por ventiladores entre os vários países, dada a elevada procura para responder à pandemia de Covid-19.

Certo é que dos 1151 ventiladores que Portugal adquiriu à China, apenas “73 já se encontram em Portugal”, apurou o Correio da Manhã (CM) junto de fonte oficial.

O jornal salienta que o Ministério da Saúde espera que “cheguem ao nosso país outros 48 aparelhos na próxima quarta-feira, mas nada é certo“.

Segundo as contas do CM, cada ventilador custa a Portugal cerca de 18.200 euros. No total, a encomenda de 1151 aparelhos deverá custar mais de 20,9 milhões de euros.

O Público já tinha anunciado, há cerca de duas semanas, um atraso na entrega de equipamentos vindos da China. De acordo com o jornal, até 17 de Abril só tinham sido entregues à Embaixada de Portugal em Pequim 65 ventiladores.

Alguns desses ventiladores que chegaram a Portugal, têm botões em mandarim.

Antes da pandemia, Portugal tinha 1142 aparelhos de ventilação invasiva nos hospitais do SNS. O objectivo da encomenda à China pretendia duplicar a oferta.

Entretanto, para tentar agilizar a entrega de equipamentos vindos da China, a Administração Central do Sistema de Saúde assinou com a TAP contratos por ajuste directo no valor global de 2,17 milhões de euros, conforme avança o Expresso.

O semanário cita contratos celebrados a 1, 8, 11 e 28 de Abril para o frete de aviões da TAP. “São três contratos de 622 mil euros (cada um relativo a dois voos Lisboa – Pequim – Lisboa) e um quarto contrato no valor de 311 mil euros (para um voo para a mesma rota)”, explica o Expresso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Que rica mina para a China e ainda por cima com botoes em Mandarim, vale tudo. Oxalá, que nao se prove um dia, que o virus foi fabricado/feito/erro ou outra causa mal explicada, culpa da China que a meu ver já suspeito ha muito.
    Nao haverá em mais nenhum lado do mundo ventiladores capazes e com instruçoes em Ingles pelo menos ou interessa pagar favores outrora recebidos?

    • Ter os botões em mandarim é o menor dos problemas, basta colocar outro na língua que se quiser. O tamanho dos botões é standard. E numa linha de montagem, que ainda por cima deve estar um caos, não admira.
      Quanto a culpas, não existem dúvidas que têm. Pelo menos o não terem divulgado mais cedo, o que nem no seu território fizeram. O medo dos chefes…. e de perderem o “tacho”, explica muito.
      Quanto a existir mais nenhum lado no mundo a fabricá-los e a exportá-los, acredito que assim seja. Quem os tiver, primeiro vai prevenir-se. Mas nós não estamos já a fabricar? Ainda vão sucatear muitos, se os números se mantiverem controlados!

  2. Penso que sim, pelo menos as noticias assim o disseram, quanto ao estar em mandarim eu sei que se colocam outros, mas é preciso saber as instruçoes de manuseamaento nao é só colocar botoes; estas sao maquinas sofisticadas. Eu referia-me a falta de digamos consideraçao tacto ou chame-se o que se quizer pois eles elementarmente deveriam vir se nao em Portugues pelo menos em Ingles.

  3. A China não faz cópias em força de tudo o que “mexe” no mundo.
    Portugal que os copie, excepto o mandarim.
    Temos universidades que baste para isso, e indústria capaz.
    Mas como somos da União, não podemos copiar, depois vamos gastar milhões em cópias de material da própria China.

    Ou vão afirmar que é patente própria, até pode ser uma patente com uma ligeira alteração.

    Somos um povo com capacidade incrível, por outro lado não se entende como chegamos a este ponto….
    Eu não compreendo, mas também sou Zé Povinho, inculto e “Burro”.

    Enfim….

  4. “Portugal desespera…”
    Mais um título à CM… claro que qualquer título como “Portugal ainda espera…” faria mais sentido mas não era a mesma coisa!…
    Portugal não desespera porque, felizmente, a maioria dos ventiladores existentes em território nacional estão parados por não serem necessários.

RESPONDER

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …