/

Especialista britânico explica por que Portugal foi atingido tão fortemente pela pandemia

18

Mário Cruz / Lusa

Dezenas de ambulâncias com pacientes aguardam no exterior do Hospital de Santa Maria em Lisboa para deixar os doentes na urgência hospitalar.

Um investigador britânico pintou um retrato da situação que Portugal atravessa devido à pandemia da covid-19. O Natal, o relaxamento das medidas e a falta de profissionais de saúde são algumas das causas apontadas para o descalabro.

Boas notícias sobre as vacinas contra a covid-19 surgiram em abundância nas últimas semanas. Entretanto, porém, a pandemia continua a acelerar globalmente, com a Europa a responder por 34% dos novos casos em todo o mundo. Um país em particular foi duramente atingido: Portugal.

Segundo os dados das últimas 2 semanas, Portugal tem a taxa de casos mais elevada (16.829 por milhão de habitantes) e a taxa de mortalidade mais alta (340 mortes por milhão de habitantes). Estes números excedem tanto o Reino Unido e os EUA por uma margem considerável. Aqui ao lado, Espanha também tem números mais baixos.

Our World in Data

Comparação de casos por milhão de habitantes.

Quase metade das mortes de covid-19 em Portugal foram relatadas em janeiro, e o Serviço Nacional de Saúde está à beira do colapso, diz Michael Head, investigador da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Vários países europeus, incluindo Alemanha e Áustria, estão a entrar em cena para ajudar.

Sucesso inicial

É uma reviravolta infeliz para um país que lidou tão bem com os estágios iniciais da pandemia, salienta o investigador. Portugal foi rápido ao lançar intervenções, incluindo a imposição de um confinamento nacional quando havia algumas centenas de casos registados no país. A Espanha apenas confinou quando tinha vários milhares de casos conhecidos.

Um fator que contribuiu para os recentes aumentos dos números pode muito bem ter sido o relaxamento das restrições, como permitir que as pessoas se juntassem mais. E se houver um nível básico de doença infecciosa, haverá um aumento no número de casos.

Notavelmente, a recente trajetória ascendente aponta para ajuntamentos ocorridos durante o período festivo.

A 28 de dezembro, a taxa de casos em Portugal era de 4.484 por milhão de pessoas, o seu ponto mais baixo nos últimos tempos e cerca de um quarto do que são agora, um mês depois. Estes aumentos vão refletir a transmissão durante o período festivo.

O Natal era um acidente à espera para acontecer e António Costa assumiu os erros.

A tempestade perfeita

A chamada variante do Reino Unido (B117) tem sido cada vez mais detetada em Portugal nas últimas semanas, o que pode ter contribuído para a tempestade perfeita de fatores que conduziram aos números recordes que agora vemos. Esta variante é mais transmissível e talvez também mais letal.

Michael Head diz ainda que o SNS está com falta de profissionais de saúde, com 23.000 médicos em Portugal a testarem positivo à covid-19. Dados do Banco Mundial mostram que existem cerca de cinco médicos por 1.000 pessoas em Portugal. Com uma população de cerca de 10 milhões, isto traduz-se em cerca de 50.000 médicos no país.

O relatório sugere assim que cerca de metade dos médicos do país foram infetados com o novo coronavírus. Se estiver correto, este é um número incrível, atira o investigador.

A 15 de janeiro, Portugal impôs outro confinamento nacional. Isto inclui o fecho de serviços não essenciais, como ginásios, cabeleireiros e museus. Esta intervenção deve muito em breve começar a refletir-se em reduções nos novos casos diários.

Existem algumas restrições limitadas às viagens internacionais, por exemplo, com o Reino Unido e Portugal a proibirem os voos entre os dois países. No entanto, as ligações com outros países parecem ser relativamente relaxadas, o que corre o risco de importar novos casos e possivelmente novas variantes.

Estes novos casos provavelmente seriam poucos, mas a covid-19 alcançou todos os cantos do globo em poucos meses, com apenas um punhado de casos importados em cada país. O investigador britânico sugere que esta é uma abordagem arriscada neste momento, e a exigência de quarentena para todos os viajantes que chegam deve ser regra.

18 Comments

  1. E o facto de termos o maior bando de incompetentes que alguma vez governou um país também não ajudou.
    Este é o governo mais incompetente da história de Portugal.

    • Percebo a crítica a este desgoverno… Mas, Sócrates, mano? Esse nome nem merece nunca mais merece ser pronunciado na política portuguesa. Chamemos por outros, já reformados e outros afastaros sem o merecerem, mas esse não

      • Entre estes e o 44, ainda assim prefiro o 44… que se insere nessa longa linhagem de dirigentes que roubam mas fazem obra!

      • A obra do Socas foi endividar o Estado dando obras aos amigos. Onde estão os Magalhães agora? Tanta propaganda e os computadores não prestaram para nada nem duraram tempo nenhum.

  2. “O Natal era um acidente à espera para acontecer e António Costa assumiu os erros.”.
    Pediu? Eu não o ouvi a pedir desculpa. Aliás, nunca ouvi tal coisa vindo deste incompetente.
    A culpa é dos Portugueses, ou á da estirpe inglesa, ou outra coisa qualquer.
    Dele, NUNCA!

    • Prestigiante???? O que é que ele disse que já não saibamos?….. Descobriu a formula quimica da água…. Tristeza de investigador. A essa conclusão já eu cheguei à várias semanas (e sou só português com a escolaridade obrigatória)….. O resto é que ele não descobriu, assim como o n/ governo também não divulgou, mas eu também não vou divulgar porque tinha de ficar à espera de um investigador concordar para darem credibilidade….. Saude para todos e não arrisquem “FIQUEM EM CASA” que quando estiverem a morrer à fome passamos todos a ser funcionários públicos com o “pilim” na conta bancária ao dia 22 de cada mês, aja confinamento ou não…. Viva Portugal

      • Caro/a Joca, o que o Sr. Rui disse, e muito bem, é que, pelo facto de ter sido um estrangeiro a referir isto, foi “mais ouvido”. Porque se fosse um tuga a dizê-lo, especialista ou não, era um adepto do diabo ou, na terminologia de outros tempos “uma força de bloqueio”. O nosso problema é precisamente este. Precisamos que os estrangeiros venham dizer-nos aquilo que todos sabemos, mas a que só verdadeiramente ligamos quando é alguém de fora a dizer. É muito característico da miopia que afecta transversalmente a sociedade portuguesa.
        Um pouco como a troika (de que não gostei, e cujas medidas a mim e penalizaram duramente). Todos sabemos que tinham razão. Mas ninguém queria ver/ouvir o discurso desagradável que tinham para nós! Mas eles em breve voltarão: Na última década, mais coisa menos coisa, foram só mais 100 mil milhões na dívida pública e já vamos nos 270,4 mil milhões e alegremente a caminho do precipício….

  3. Depois de todas as acusações e calúnias contra a Rússia por causa da sua vacina Sputnik V, então não é que se descobriu que ela é das melhores e mais seguras vacinas no mercado (The Lancet)! E a Europa que queria proibir a Hungria de a utilizar, agora já pede ajuda à Rússia. Se a falta de vergonha matasse, morria mais gente do que da Covid 19!…

    • E fez a Europa muito bem! Usar uma vacina antes de estarem completos os necessários ensaios clínicos é uma total irresponsabilidade. Por acaso correu bem, mas podia não ter corrido. A vacina russa está longe de ser das melhores! É uma vacina de difícil produção, o que talvez ajude a explicar porque é que a Rússia ainda só vacinou 800 mil pessoas, desde Agosto, enquanto que os EUA já vacinaram 38 milhões desde o final de Dezembro!

  4. “António Costa assumiu os erros”… Como é que é? Assumiu como? Vai pedir a demissão? Vai indemnizar as vítimas?, ou os seus familiares?? NADA DISSO! Muito pelo contrário! Deitou as culpas aos portugueses e obrigou-os a meterem-se em casa. É assim e não reclamem, porque ainda levam com uma coima de mil euros!!

  5. Disse umas coisas, não explicou nada. Mas como é que havia de explicar coisas de Portugal se os britânicos nunca perceberam sequer o que se vai passando na Britânia.

  6. Reparando no Gráfico, vemos que o Inglês não sabe que houve uma Grande Festa no Sul de Lisboa quando na primeira subida de casos. SIM, a Festa do Avante deu a ignição para a primeira grande subida. Logo a seguir veio o Natal, ainda Maior, visto tratar-se da participação de toda a gente. quando no Festim do Avante foi simplesmente FOI o ponto de arranque para o que temos hoje. Claro que o “PARTIDO” minimisa, assim como a China, basta ver os gráficos dessas mentalidades.

  7. Uau… um investigador britânico…
    Agora falta um investigador português explicar porque o Reino Unido foi o país da Europa mais atingido pela pandemia!…

    • Eu gostava de saber o que é que esse “especialista” britânico disse nos finais de dezembro ou princípio de janeiro (o gráfico não está graduado no tempo), quando o United Kingdom atingiu o valor de quase 12,000 casos por milhão de habitantes e se encontrava destacado em primeiro lugar (segundo o gráfico, Portugal era o segundo com cerca de 8,000 e Espanha o terceiro com cerca de 4,000).

  8. Portugal ‘e so sucesso e estrelas…

    Quando aparece um problema, ai ai ai ….

    Portugal ‘e pais pequeno deveria saber resolver qq ameca… Planeando bem todas as areas mas para isso acontecer tem soltar-se do passado…

    Pais esta dependente de uma burguesia que nunca largou poder a quase 1000 anos de historia…geracoes apos geracao…o importante ‘e deixar tudo como esta para manter estabilidade politica e depois social…estas sao conversas dos politicos.

  9. Estatísticas da treta. Há regiões da Inglaterra com mais casos por milhão de habitantes do que a Portugal. E há estados ou cidades nos EUA com mais casos por milhão de habitantes do que a Portugal. E em Espanha a região de Valencia também tem mais casos por milhão de habitantes do que a Portugal. Na minha aldeia há 10 pessoas, e apanharam todas 10 o virus, então temos uma taxa de infecções de 1.000.000 por milhão de habitantes, será que dá manchete nos jornalecos?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.