//

Hospitais “no limite”, maior taxa de mortalidade da Europa e vacinação indevida. Caos português é notícia no NYT

1

Mário Cruz / EPA

Hospitais sem recursos, filas de ambulâncias intermináveis, uma taxa de mortalidade que ultrapassa todos os países da Europa e vários casos de vacinação indevida. O cenário pandémico em Portugal não é animador e já é notícia do outro lado atlântico.

Para os portugueses não é novidade o caos que a pandemia de covid-19 está a instalar em todos os hospitais do país, mas a notícia também já chegou às páginas de um dos jornais mais conceituados dos EUA – o New York Times.

O jornal norte-americano Portugal evidencia a luta diária que os profissionais de saúde estão a travar e sublinha que o país tem a “maior taxa de mortalidade na Europa”, consequência dos elevados internamentos que os hospitais hospedam, sobretudo “em unidades de cuidados intensivos”.

Lisboa é tida como a cidade mais sobrecarregada. O NYT recorda que as autoridade de saúde têm pedido aos pacientes para tentarem tratar-se em casa – caso seja viável – e sublinha que o Governo português já pediu ajuda a outros países europeus (como é o caso da Alemanha, que a partir de quarta-feira reforça o SNS com profissionais, camas e ventiladores que irão ajudar no combate à covid-19).

O diário dos EUA recorda o sucesso que Portugal teve na “primavera passada” na luta contra o novo cornavírus: “Portugal foi uma das histórias de sucesso da Europa, depois de implementar um confinamento restrito que ajudou a manter o número de mortos bastante baixo, especialmente em comparação com a vizinha Espanha”.

Porém, desde o Natal, o país não tem sido exemplo para nenhum país devido ao aumento de casos e mortes que tem enfrentado nas últimas semanas, e é esta tendência menos positiva que é vincada pelo NYT.

Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, disse, em declarações ao jornal americano, que o país “prevê semanas difíceis”.

O governante português apontou “as férias de Natal” como ponto fulcral para o aumento do número de casos e mortes no país. Siza Vieira admitiu ao NYT que a maior parte dos portugueses não cumpriram as regras importas pelo Governo e isso aumentou a mobilidade em Portugal, o que consequentemente fez disparar as infeções.

Ainda assim, o jornal norte-americano nota que os novos casos estão a desacelerar em Portugal “depois de um confinamento nacional ser implementado em meados de janeiro”.

O New York Times realça o facto de Portugal ter sido, inicialmente, um dos países mais atrasados ​​na Europa a fazer a distribuição de vacinas, e destaca as polémicas dos últimos dias em torno das vacinas – com vários casos de pessoas que estão a ser indevidamente vacinadas, não cumprindo assim o plano que foi definido pelo governo.

Ana Moura, ZAP //

1 Comment

  1. Tem piada, aqui está a prova para aqueles que defendempor engano, aqui estar a situaçao boa. Pois só alguns acham.Deve ser eu que leio mal.
    Hospitais “no limite”, maior taxa de mortalidade da Europa e vacinação indevida. Caos português é notícia no NYT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.