Governo suspende todos os voos de e para o Brasil a partir de sexta-feira

2

Os voos entre Portugal e o Brasil vão ser suspensos, pelo menos, até dia 14 de fevereiro. A medida vai ter efeito a partir da meia-noite desta sexta-feira.

O Ministério da Administração Interna (MAI) informa que “o Governo decidiu suspender os voos de e para o Brasil, a partir das 00h00 do dia 29 de janeiro, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica a nível mundial, o aumento dos casos de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal e a deteção de novas estirpes do vírus”, lê-se no comunicado.

“Estão suspensos todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas, de e para o Brasil. As regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido”, o outro país em que os voos também estão atualmente suspensos.

As únicas exceções são “para efeito de repatriamento dos cidadãos nacionais e membros das respetivas famílias, bem como de titulares de autorização de residência em Portugal”.

Nesses voos excecionais, sublinha o MAI, os passageiros só poderão voar se apresentarem “um comprovativo de realização de teste molecular por RT-PCR para despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo”, feito nas 72 horas anteriores ao embarque.

Além disso, à chegada a território nacional têm de cumprir, obrigatoriamente, um período de 14 dias de quarentena no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.

Já quem faça apenas escala nos aeroportos nacionais tem “de aguardar pelo voo de ligação aos respetivos países em local próprio no interior” do edifício.

A decisão esta quarta-feira anunciada, explica o Governo, prende-se com três fatores: “a evolução da situação epidemiológica a nível mundial, o aumento dos casos de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal e a deteção de novas estirpes do vírus”.

  ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.