País pode já ter ultrapassado pico de contágios. Matemático defende confinamento até ao fim de março

De acordo com o matemático Henrique Oliveira, Portugal pode já ter ultrapassado o pico de contágios na terceira vaga. A única exceção do país é a região de Lisboa e Vale do Tejo, onde os números continuam sem estabilizar. Especialista defende confinamento até ao final de março.

As estatísticas, e os números que diariamente têm sido divulgados, começam a mostrar os resultados do confinamento. As infeções por covid-19 estão a baixar lentamente e, segundo o Instituto Superior Técnico, Portugal pode já ter alcançado o pico de contágios.

Contudo, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a resistir a esta descida. Ainda assim, já há um pequeno abrandamento nos novos casos e o pico pode também estar próximo. Nem por isso, dizem os especialistas, a população deve baixar a guarda nos cuidados a ter, uma vez que o risco continua elevado, o que pode ser explicado pela presença mais significativa da variante britânica.

Relativamente ao número de mortes, este deverá começar a abrandar muito ligeiramente na próxima semana, mas vai manter-se alto durante bastante tempo, alerta Henrique Oliveira, matemático e professor no Instituto Superior Técnico. “Vamos ficar a um nível acima dos 100 mortos por 40 dias(…) Vai ser muito duro”, indica em entrevista à SIC.

O especialista adianta ainda que nos hospitais os internamentos vão continuar a subir e estes vão estar sob grande pressão pelo menos durante um mês.

Mesmo com a esperança da vacina, o professor garante que o impacto desta ainda não vai ser notado ao longo do mês de fevereiro, reiterando que, caso o “processo corra bem” durante nas próximas semanas, talvez em março se comecem a notar os resultados.

“Este confinamento não pode ser curto. Se for curto voltaremos outra vez aos piores níveis mundiais”, diz o matemático. Por isso, defende que as atuais regras se devem manter pelo menos até 22 de março, sendo que é nessa altura que deve ser decidida a reabertura do comércio e das escolas.

Henrique Oliveira estima que no final de março, Portugal irá ter 21 mil mortes – mais 8 mil do que as que contabiliza atualmente.

Os cálculos do investigador foram feitos tendo em conta os níveis de incidência atuais, por isso os números futuros podem melhorar ou pior, dependendo do agravamento das variantes do vírus e do comportamento da população.

Foram reportados 260 mortes e 5549 novos casos de covid nas últimas 24 horas, segundo os dados atualizados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta terça-feira (2 de fevereiro).

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Também sou Matemático. E esta descida em termos de infetados e de mortos é uma grande aldrabice. Na semana passada, registaram-se 16432 casos e 303 mortes e, por magia, já estamos nos 5000 e tal? Não se fazem testes, por isso é que não há casos.
    Mas vamos esperar pela tarde de hoje. Parece que é o único dia da semana em que a DGS quer revelar a verdade ao povo.

    Saudações amigas do cliente

    matemático.

RESPONDER

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …