País pode já ter ultrapassado pico de contágios. Matemático defende confinamento até ao fim de março

De acordo com o matemático Henrique Oliveira, Portugal pode já ter ultrapassado o pico de contágios na terceira vaga. A única exceção do país é a região de Lisboa e Vale do Tejo, onde os números continuam sem estabilizar. Especialista defende confinamento até ao final de março.

As estatísticas, e os números que diariamente têm sido divulgados, começam a mostrar os resultados do confinamento. As infeções por covid-19 estão a baixar lentamente e, segundo o Instituto Superior Técnico, Portugal pode já ter alcançado o pico de contágios.

Contudo, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a resistir a esta descida. Ainda assim, já há um pequeno abrandamento nos novos casos e o pico pode também estar próximo. Nem por isso, dizem os especialistas, a população deve baixar a guarda nos cuidados a ter, uma vez que o risco continua elevado, o que pode ser explicado pela presença mais significativa da variante britânica.



Relativamente ao número de mortes, este deverá começar a abrandar muito ligeiramente na próxima semana, mas vai manter-se alto durante bastante tempo, alerta Henrique Oliveira, matemático e professor no Instituto Superior Técnico. “Vamos ficar a um nível acima dos 100 mortos por 40 dias(…) Vai ser muito duro”, indica em entrevista à SIC.

O especialista adianta ainda que nos hospitais os internamentos vão continuar a subir e estes vão estar sob grande pressão pelo menos durante um mês.

Mesmo com a esperança da vacina, o professor garante que o impacto desta ainda não vai ser notado ao longo do mês de fevereiro, reiterando que, caso o “processo corra bem” durante nas próximas semanas, talvez em março se comecem a notar os resultados.

“Este confinamento não pode ser curto. Se for curto voltaremos outra vez aos piores níveis mundiais”, diz o matemático. Por isso, defende que as atuais regras se devem manter pelo menos até 22 de março, sendo que é nessa altura que deve ser decidida a reabertura do comércio e das escolas.

Henrique Oliveira estima que no final de março, Portugal irá ter 21 mil mortes – mais 8 mil do que as que contabiliza atualmente.

Os cálculos do investigador foram feitos tendo em conta os níveis de incidência atuais, por isso os números futuros podem melhorar ou pior, dependendo do agravamento das variantes do vírus e do comportamento da população.

Foram reportados 260 mortes e 5549 novos casos de covid nas últimas 24 horas, segundo os dados atualizados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta terça-feira (2 de fevereiro).

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Também sou Matemático. E esta descida em termos de infetados e de mortos é uma grande aldrabice. Na semana passada, registaram-se 16432 casos e 303 mortes e, por magia, já estamos nos 5000 e tal? Não se fazem testes, por isso é que não há casos.
    Mas vamos esperar pela tarde de hoje. Parece que é o único dia da semana em que a DGS quer revelar a verdade ao povo.

    Saudações amigas do cliente

    matemático.

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …