Registaram-se mais 260 mortes e 5540 novos casos. Números estão a descer

Guillaume Horcajuelo / EPA

Foram reportados 260 mortes e 5540 novos casos de covid nas últimas 24 horas, segundo os dados atualizados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta terça-feira (2 de fevereiro).

Há menos 94 doentes com covid-19 hospitalizados. Dos 6775 que estão internados, 852 estão em unidades de cuidados intensivos – menos 13 do que ontem.

Há ainda registadas 17 572 pessoas recuperadas da doença.

Neste momento há 166 888 casos ativos, menos 12 292 em 24 horas. O número de mortos também tem vindo a cair o que começa a mostrar uma tendência de estabilização no país.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais penalizada. A região norte é a segunda com maior número de novos casos.

Este é o terceiro dia consecutivo de recuo nos óbitos em 24 horas, que ainda assim se mantêm pelo 15.º dia seguido acima dos 200. Contudo, os 260 mortos desta terça-feira são o valor mais baixo dos últimos oito dias.

Quanto ao número de novos casos, é o mais baixo dos últimos 28 dias – mesmo beneficiando do habitual efeito do fim de semana, que ainda produz efeitos à terça-feira, o valor é muito inferior ao das três últimas terças-feiras (10.765, 10.455 e 7259).

Ajuda a Portugal

Esta terça-feira, a Comissão Europeia fez saber que está “pronta para ajudar” Portugal na crise sanitária criada pela pandemia de covid-19, podendo nomeadamente suportar os custos do destacamento de equipas médicas ou da transferência de pacientes, caso o país solicite tal assistência.

“O nosso Centro de Coordenação de Resposta a Emergências acompanha de perto a situação crítica relacionada com a pandemia de covid-19 em Portugal e está pronto a ajudar caso [o país] necessite de assistência”, escreveu hoje o comissário europeu para Gestão de Crises, Janez Lenarcic, numa publicação na rede social Twitter.

A Alemanha e a Áustria já se ofereceram, de forma bilateral, a ajudar Portugal devido ao elevado número de novas infeções e à saturação do sistema de saúde, nomeadamente nos cuidados intensivos.

No caso da Alemanha, uma equipa de assistência médica com 26 membros das Forças Armadas alemãs chegará a Portugal já esta quarta-feira, como anunciou o Governo alemão em comunicado enviado a Lusa, fornecendo também camas hospitalares e equipamentos médicos.

Por sua vez, a Áustria já se disponibilizou para tratar pacientes graves nos seus hospitais.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Foram reportadas 260 mortes e 5540 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas.” (CORREÇÃO.)

    Foram 5540 casos, e não 5549. Atenção!

  2. Anda aqui vigarice. Estas diminuições bruscas são suspeitas. Parece que a Graça Freitas sabe quando é que o vírus desaparecerá. Meteu-lhe um chip no cu.

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …