Registaram-se mais 260 mortes e 5540 novos casos. Números estão a descer

Guillaume Horcajuelo / EPA

Foram reportados 260 mortes e 5540 novos casos de covid nas últimas 24 horas, segundo os dados atualizados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta terça-feira (2 de fevereiro).

Há menos 94 doentes com covid-19 hospitalizados. Dos 6775 que estão internados, 852 estão em unidades de cuidados intensivos – menos 13 do que ontem.

Há ainda registadas 17 572 pessoas recuperadas da doença.

Neste momento há 166 888 casos ativos, menos 12 292 em 24 horas. O número de mortos também tem vindo a cair o que começa a mostrar uma tendência de estabilização no país.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais penalizada. A região norte é a segunda com maior número de novos casos.

Este é o terceiro dia consecutivo de recuo nos óbitos em 24 horas, que ainda assim se mantêm pelo 15.º dia seguido acima dos 200. Contudo, os 260 mortos desta terça-feira são o valor mais baixo dos últimos oito dias.

Quanto ao número de novos casos, é o mais baixo dos últimos 28 dias – mesmo beneficiando do habitual efeito do fim de semana, que ainda produz efeitos à terça-feira, o valor é muito inferior ao das três últimas terças-feiras (10.765, 10.455 e 7259).

Ajuda a Portugal

Esta terça-feira, a Comissão Europeia fez saber que está “pronta para ajudar” Portugal na crise sanitária criada pela pandemia de covid-19, podendo nomeadamente suportar os custos do destacamento de equipas médicas ou da transferência de pacientes, caso o país solicite tal assistência.

“O nosso Centro de Coordenação de Resposta a Emergências acompanha de perto a situação crítica relacionada com a pandemia de covid-19 em Portugal e está pronto a ajudar caso [o país] necessite de assistência”, escreveu hoje o comissário europeu para Gestão de Crises, Janez Lenarcic, numa publicação na rede social Twitter.

A Alemanha e a Áustria já se ofereceram, de forma bilateral, a ajudar Portugal devido ao elevado número de novas infeções e à saturação do sistema de saúde, nomeadamente nos cuidados intensivos.

No caso da Alemanha, uma equipa de assistência médica com 26 membros das Forças Armadas alemãs chegará a Portugal já esta quarta-feira, como anunciou o Governo alemão em comunicado enviado a Lusa, fornecendo também camas hospitalares e equipamentos médicos.

Por sua vez, a Áustria já se disponibilizou para tratar pacientes graves nos seus hospitais.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Foram reportadas 260 mortes e 5540 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas.” (CORREÇÃO.)

    Foram 5540 casos, e não 5549. Atenção!

  2. Anda aqui vigarice. Estas diminuições bruscas são suspeitas. Parece que a Graça Freitas sabe quando é que o vírus desaparecerá. Meteu-lhe um chip no cu.

RESPONDER

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …