Registaram-se mais 260 mortes e 5540 novos casos. Números estão a descer

Guillaume Horcajuelo / EPA

Foram reportados 260 mortes e 5540 novos casos de covid nas últimas 24 horas, segundo os dados atualizados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta terça-feira (2 de fevereiro).

Há menos 94 doentes com covid-19 hospitalizados. Dos 6775 que estão internados, 852 estão em unidades de cuidados intensivos – menos 13 do que ontem.

Há ainda registadas 17 572 pessoas recuperadas da doença.

Neste momento há 166 888 casos ativos, menos 12 292 em 24 horas. O número de mortos também tem vindo a cair o que começa a mostrar uma tendência de estabilização no país.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais penalizada. A região norte é a segunda com maior número de novos casos.

Este é o terceiro dia consecutivo de recuo nos óbitos em 24 horas, que ainda assim se mantêm pelo 15.º dia seguido acima dos 200. Contudo, os 260 mortos desta terça-feira são o valor mais baixo dos últimos oito dias.

Quanto ao número de novos casos, é o mais baixo dos últimos 28 dias – mesmo beneficiando do habitual efeito do fim de semana, que ainda produz efeitos à terça-feira, o valor é muito inferior ao das três últimas terças-feiras (10.765, 10.455 e 7259).

Ajuda a Portugal

Esta terça-feira, a Comissão Europeia fez saber que está “pronta para ajudar” Portugal na crise sanitária criada pela pandemia de covid-19, podendo nomeadamente suportar os custos do destacamento de equipas médicas ou da transferência de pacientes, caso o país solicite tal assistência.

“O nosso Centro de Coordenação de Resposta a Emergências acompanha de perto a situação crítica relacionada com a pandemia de covid-19 em Portugal e está pronto a ajudar caso [o país] necessite de assistência”, escreveu hoje o comissário europeu para Gestão de Crises, Janez Lenarcic, numa publicação na rede social Twitter.

A Alemanha e a Áustria já se ofereceram, de forma bilateral, a ajudar Portugal devido ao elevado número de novas infeções e à saturação do sistema de saúde, nomeadamente nos cuidados intensivos.

No caso da Alemanha, uma equipa de assistência médica com 26 membros das Forças Armadas alemãs chegará a Portugal já esta quarta-feira, como anunciou o Governo alemão em comunicado enviado a Lusa, fornecendo também camas hospitalares e equipamentos médicos.

Por sua vez, a Áustria já se disponibilizou para tratar pacientes graves nos seus hospitais.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Foram reportadas 260 mortes e 5540 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas.” (CORREÇÃO.)

    Foram 5540 casos, e não 5549. Atenção!

  2. Anda aqui vigarice. Estas diminuições bruscas são suspeitas. Parece que a Graça Freitas sabe quando é que o vírus desaparecerá. Meteu-lhe um chip no cu.

RESPONDER

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …