/

Portugal administrou um milhão de vacinas na última semana

1

Daniel Leal-Olivas / EPA

Portugal administrou na última semana cerca de um milhão de vacinas contra a covid-19 só em território continental e superou a meta prevista de 850 mil inoculações, anunciou hoje a task force responsável pelo processo de vacinação.

Numa nota enviada à comunicação social, a equipa liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo destacou o “ritmo de vacinação excecionalmente elevado” devido à maior disponibilidade de vacinas e à antecipação para oito semanas do prazo de intervalo entre as duas doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca.

“Este sucesso fica a dever-se à entrega de todos os envolvidos neste complexo processo, desde os cerca de 4700 profissionais de saúde e funcionários de diversas entidades que colaboram em cada Centro de Vacinação, ao empenho das ARS, da SPMS (agendamento) e do SUCH (distribuição vacinas). Agradece-se à vontade, compreensão e tolerância de todos os portugueses que, mesmo num cenário adverso, mostraram exemplares responsabilidade e civismo”, pode ler-se na nota a que o Público teve acesso.

A vacinação contra a covid-19 teve início no país em 27 de dezembro de 2020, tendo já sido administradas mais de 9,7 milhões de vacinas.

Concluída operação que levou mais de 14 mil vacinas a ilhas dos Açores sem hospital

A Ordem dos Enfermeiros nos Açores fez esta segunda-feira um balanço positivo da “Operação Periferia”, com mais de 14 mil vacinas em cinco das seis ilhas sem hospital da região contra a covid-19, entre 6 de Junho e domingo.

“Fica o registo da inoculação de mais de 14 mil vacinas num tempo que podemos considerar recorde, tendo em conta os recursos das ilhas envolvidas, mas num processo claramente positivo, em especial o trabalho realizado mais uma vez pelos enfermeiros açorianos”, salientou o presidente da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Pedro Soares, citado em nota de imprensa.

Segundo dados revelados pelo executivo açoriano, foram administradas 14.695 doses de vacinas contra a covid-19 nesta operação, que deixou cinco das nove ilhas dos Açores com mais de 70% da população com vacinação completa.

A “Operação Periferia” arrancou em 6 de Junho na ilha de Santa Maria e, na primeira fase, que se prolongou até 20 de Junho, passando pelas ilhas das Flores, Graciosa, São Jorge e Pico, contou com a colaboração de uma equipa de nove militares (seis enfermeiros, dois médicos e um farmacêutico), disponibilizada pelo Ministério da Defesa Nacional.

A administração da segunda dose das vacinas contra a covid-19 iniciou-se novamente por Santa Maria no dia 27 de Junho e terminou este domingo na ilha do Pico, sem a participação de militares, mas com a colaboração da Ordem dos Enfermeiros, que “participou ativamente neste processo com uma equipa de 15 enfermeiros”.

ZAP // Lusa

 

1 Comment

  1. Este folclore já irrita. O povo não tem que saber quantas vacinas são dadas. Só queremos resultados, MENOS TRETAS, mais AÇÃO!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.