Portugal com 714 mortos. Covid-19 ultrapassa barreira dos 20 mil casos

José Sena Goulão / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido

Portugal regista hoje 714 mortos associados à covid-19, mais 27 do que no sábado, e 20.206 infetados, mais 521, indica o Boletim Epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado este domingo pela DGS, relativo aos números registados até à meia noite deste sábado, há agora 20.206 casos positivos em Portugal, mais 521 casos do que neste sábado.

Estes valores traduzem um crescimento de 2,6% de novos casos confirmados de covid-19, uma pequena descida em relação à registada neste sábado (3,5%).

O número de óbitos cifra-se agora em 714, mais 27 do que os registados no boletim anterior – uma subida de 3,9%, um crescimento mais baixo do que o verificado nos dias anteriores. Este é mesmo o crescimento mais baixo do número de óbitos resgistados desde a primeira ocorrência, a 17 de março.

Mantém-se em 610 o número de doentes recuperados registados no Boletim da DGS, o que coloca em 18.882 os casos de covid-19 ativos confirmados em Portugal. Há ainda 1243 pessoas internadas, 224 das quais em unidades de cuidados intensivos, estando a maioria dos doentes contagiados a recuperar em casa.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (409), seguida pelo Centro (164), pela região de Lisboa e Vale Tejo (126), do Algarve (10) e dos Açores (5), adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de sábado.

Quase 70% dos testes realizados em abril

Dos cerca de 249 mil testes de diagnóstico de covid-19 feitos desde o dia 1 de março, 68% realizaram-se em abril, revelou a ministra da Saúde, Marta Temido, adiantando que na última semana foram entregues 6,7 milhões de máscaras.

Na última semana foram entregues 5,5 milhões de máscaras cirúrgicas e 1,2 milhões de máscaras respiradoras, as FFP1 e FFP3, para além de batas, toucas e outros equipamentos. As nossas maiores dificuldades estão agora na entrega de batas”, afirmou Marta Temido na conferência de imprensa diária de balanço sobre a pandemia.

Quanto aos testes de diagnóstico, a governante destacou a sua “intensificação” ao longo dos últimos 19 dias, referindo que desde 1 de abril a média diária se situa nos 9.800 testes.

A pandemia de covid-19 já fez mais de 160 mil mortos em todo o mundo e cerca de dois terços dessas mortes ocorreram na Europa, de acordo com um balanço feito pela agência France-Presse pelas 10:40.

De acordo com várias fontes oficiais de todo o mundo, estavam registadas 160.502 mortes  associadas à pandemia de covid-19, das quais 101.398 na Europa, o continente mais afetado.  Em termos de número de casos de infeção, a AFP contabilizou 2.331.318 casos, dos quais 1.151.820 foram registados no continente europeu.

Os Estados Unidos são o país que regista maior número de mortes (39.090), à frente da Itália (23.227), a Espanha (20.453), a França (19.323) e o Reino Unido (15.464).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …