Negócios em Portugal renderam a Isabel dos Santos 500 milhões de euros

Tiago Petinga / Lusa

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

Numa altura em que foi notícia que Isabel dos Santos deve 570 milhões de euros a bancos portugueses, surge também a informação de que a empresária angolana lucrou cerca de 500 milhões de euros com os investimentos no nosso país, em empresas como a Galp, a NOS e o BPI.

As participações de Isabel dos Santos em empresas portuguesas renderam-lhe dividendos de cerca de 500 milhões de euros, de acordo com as contas do Público.

Em causa estão 239 milhões de euros de mais-valias da Galp Energia, 189 milhões da Zon/NOS e 66 milhões do BPI, o que no total dá 494 milhões de euros de lucros com estes negócios em Portugal.

A Galp e a Nos apresentam, nesta semana, os resultados financeiros de 2019, pelo que o valor poderá ainda sofrer alterações.

Isabel dos Santos tem também participações maioritárias na Efacec e no EuroBic, mas está em processo de venda das suas acções.

A empresária, que está a ser investigada pela justiça angolana, tem as suas contas bancárias, em Angola e em Portugal, congeladas, pelo que não se sabe se poderá ou não receber o dinheiro das mais-valias obtidas.

O valor dos lucros de Isabel dos Santos em Portugal está próximo dos 570 milhões de euros que a empresária angolana deve aos bancos portugueses, segundo contas apresentadas neste fim-de-semana. A empresária recebeu empréstimos de 13 bancos nacionais, com especial foco para CGD e BCP que foram os principais financiadores da angolana no âmbito dos investimentos feitos no nosso país.

Entretanto, a justiça angolana ainda não conseguiu notificar Isabel dos Santos no âmbito do processo em que é arguida por suspeitas de desvio de fundos da petrolífera estatal Sonangol, por desconhecer o seu paradeiro.

Empresas de Isabel dos Santos na Madeira em risco de fechar

As empresas de Isabel dos Santos na Zona Franca da Madeira estão em risco de dissolução, estando a ser alvo de processos por não apresentarem contas desde 2016.

“Estamos a fazer o levantamento de todas as sociedades que estão em situação irregular. Esta notificação nada tem a ver com o Luanda Leaks“, refere uma fonte do Registo Comercial e Cartório Notarial Privativos da Zona Franca da Madeira ao Eco.

Em causa estão, nomeadamente, a Niara Holding, que controla indirectamente a Efacec, e a Dorsay que estão a ser alvo de acções administrativas.

As duas empresas têm 30 dias para evitar o encerramento.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estes “anjinhos” acordaram Só agora??? É p/ acreditar??? Só quer for LORPA, mas existe portugueses que Não são tapados. Os politicos portugueses sabiam muito bem o que esta gentalha, como eles, andavam a fazer desde sempre. Esta “prince” e o papazinho e irmão são ditadores, fascistas e como todo a gentalha desta laia o que faz é ROUBAR, VIGARIZAR todos e todos, não olham a quem. O q lhes interessa a delapidar países e os politicos/desgovernantes portugueses permitiram que isso tb acontecesse em Portugal. Quem paga os LORP>AS dos contribuintes.

  2. Minha querida Isabelinha, eu continuo a apoiar-te incondicionalmente mesmo não tendo nada. Não tenho, mas não acho que a melhor forma de reagirmos ao nosso infortnúnio é pôr em causa as capacidades e a visão daqueles cujo talento tenham mais do que eu. Não questiono a fortuna do senhor Balsemão, do senhor Belmiro de Azevedo, do senhor Champalimaud, do senhor Amorim e de outros tantos até porque isto não resolve o meu problema. Considero que são absolutamente incapazes todos aqueles que aqui destilam contra ti o seu ódio. Rui Pinto tentou extorquir dinheiro e disso ninguém fala. E se a Doyen lhe tivesse entregue 1 milhão de dólares? Se o Pinto não tinha emprego como é que ele pagava as suas contas? Ou não precisava de pagar o arrendamento de uma casa, de se alimentar, ter computadores, usufruir de internet, energia e água como qualquer um comum mortal? Chamem-me todos os nomes mas não me digam que sou parvo.

RESPONDER

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …