Negócios em Portugal renderam a Isabel dos Santos 500 milhões de euros

Tiago Petinga / Lusa

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

Numa altura em que foi notícia que Isabel dos Santos deve 570 milhões de euros a bancos portugueses, surge também a informação de que a empresária angolana lucrou cerca de 500 milhões de euros com os investimentos no nosso país, em empresas como a Galp, a NOS e o BPI.

As participações de Isabel dos Santos em empresas portuguesas renderam-lhe dividendos de cerca de 500 milhões de euros, de acordo com as contas do Público.

Em causa estão 239 milhões de euros de mais-valias da Galp Energia, 189 milhões da Zon/NOS e 66 milhões do BPI, o que no total dá 494 milhões de euros de lucros com estes negócios em Portugal.

A Galp e a Nos apresentam, nesta semana, os resultados financeiros de 2019, pelo que o valor poderá ainda sofrer alterações.

Isabel dos Santos tem também participações maioritárias na Efacec e no EuroBic, mas está em processo de venda das suas acções.

A empresária, que está a ser investigada pela justiça angolana, tem as suas contas bancárias, em Angola e em Portugal, congeladas, pelo que não se sabe se poderá ou não receber o dinheiro das mais-valias obtidas.

O valor dos lucros de Isabel dos Santos em Portugal está próximo dos 570 milhões de euros que a empresária angolana deve aos bancos portugueses, segundo contas apresentadas neste fim-de-semana. A empresária recebeu empréstimos de 13 bancos nacionais, com especial foco para CGD e BCP que foram os principais financiadores da angolana no âmbito dos investimentos feitos no nosso país.

Entretanto, a justiça angolana ainda não conseguiu notificar Isabel dos Santos no âmbito do processo em que é arguida por suspeitas de desvio de fundos da petrolífera estatal Sonangol, por desconhecer o seu paradeiro.

Empresas de Isabel dos Santos na Madeira em risco de fechar

As empresas de Isabel dos Santos na Zona Franca da Madeira estão em risco de dissolução, estando a ser alvo de processos por não apresentarem contas desde 2016.

“Estamos a fazer o levantamento de todas as sociedades que estão em situação irregular. Esta notificação nada tem a ver com o Luanda Leaks“, refere uma fonte do Registo Comercial e Cartório Notarial Privativos da Zona Franca da Madeira ao Eco.

Em causa estão, nomeadamente, a Niara Holding, que controla indirectamente a Efacec, e a Dorsay que estão a ser alvo de acções administrativas.

As duas empresas têm 30 dias para evitar o encerramento.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estes “anjinhos” acordaram Só agora??? É p/ acreditar??? Só quer for LORPA, mas existe portugueses que Não são tapados. Os politicos portugueses sabiam muito bem o que esta gentalha, como eles, andavam a fazer desde sempre. Esta “prince” e o papazinho e irmão são ditadores, fascistas e como todo a gentalha desta laia o que faz é ROUBAR, VIGARIZAR todos e todos, não olham a quem. O q lhes interessa a delapidar países e os politicos/desgovernantes portugueses permitiram que isso tb acontecesse em Portugal. Quem paga os LORP>AS dos contribuintes.

  2. Minha querida Isabelinha, eu continuo a apoiar-te incondicionalmente mesmo não tendo nada. Não tenho, mas não acho que a melhor forma de reagirmos ao nosso infortnúnio é pôr em causa as capacidades e a visão daqueles cujo talento tenham mais do que eu. Não questiono a fortuna do senhor Balsemão, do senhor Belmiro de Azevedo, do senhor Champalimaud, do senhor Amorim e de outros tantos até porque isto não resolve o meu problema. Considero que são absolutamente incapazes todos aqueles que aqui destilam contra ti o seu ódio. Rui Pinto tentou extorquir dinheiro e disso ninguém fala. E se a Doyen lhe tivesse entregue 1 milhão de dólares? Se o Pinto não tinha emprego como é que ele pagava as suas contas? Ou não precisava de pagar o arrendamento de uma casa, de se alimentar, ter computadores, usufruir de internet, energia e água como qualquer um comum mortal? Chamem-me todos os nomes mas não me digam que sou parvo.

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …