Autoridades angolanas não conseguem notificar Isabel dos Santos

Eneias Rodrigues / Lusa

Angola não sabe do paradeiro de Isabel dos Santos. Portugal recebeu cartas rogatórias para constituir arguidos sócios da empresária.

Portugal recebeu um pedido do Supremo Tribunal de Justiça angolano para constituir arguidos Paula Oliveira, Mário Leite Silva e Sarju Raikundula, os portugueses com ligações a Isabel dos Santos. O semanário Expresso avança ainda que as autoridades angolanas não conseguiram, ainda, notificar a empresária, por alegarem desconhecer o seu paradeiro.

As cartas rogatórias chegaram com os pedidos de arresto das contas bancárias e participações em empresas de Isabel dos Santos. “Por norma, este tipo de pedidos é cumprido presencialmente. Um polícia vai a uma morada do visado e este assina o termo de constituição de arguido”, explicou uma fonte judicial ao matutino.

No entanto, o Expresso sabe que as autoridades daquele país não conseguiram notificar a empresária porque não conhecem o seu paradeiro exato. Segundo a mesma fonte judicial, “foram enviadas notificações para as empresas da visada para que possa assinar a constituição de arguido”.

Isabel dos Santos é suspeita de, entre maio e novembro de 2017, ter ordenado a transferência de cerca de 115 milhões de dólares de fundos públicos para o Dubai, mais precisamente para uma offshore criada por Jorge Brito Pereira, seu advogado.

A empresa contratada pela angolana tinha como diretores o seu principal gestor de negócios, Mário Leite da Silva, e Paula Oliveira, a única acionista declarada às autoridades do Dubai, amiga próxima e sócia da filha do ex-chefe de Estado angolano noutras sociedades.

Sarju Raikundalia era administrador da Sonangol e é suspeito de ter ordenado a transferência para a empresa alegadamente controlada por Isabel dos Santos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2020-21. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …

Pais ajudaram a PJ a apanhar Rui Pinto na Hungria (onde desapareceram 2 sacos de provas)

A Polícia Judiciária (PJ) perseguia Rui Pinto desde 2015, mas só conseguiu apanhá-lo na Hungria em 2019, após ter seguido os seus pais. Um dado revelado em tribunal no julgamento do caso Football Leaks, onde …