Autoridades angolanas não conseguem notificar Isabel dos Santos

Eneias Rodrigues / Lusa

Angola não sabe do paradeiro de Isabel dos Santos. Portugal recebeu cartas rogatórias para constituir arguidos sócios da empresária.

Portugal recebeu um pedido do Supremo Tribunal de Justiça angolano para constituir arguidos Paula Oliveira, Mário Leite Silva e Sarju Raikundula, os portugueses com ligações a Isabel dos Santos. O semanário Expresso avança ainda que as autoridades angolanas não conseguiram, ainda, notificar a empresária, por alegarem desconhecer o seu paradeiro.

As cartas rogatórias chegaram com os pedidos de arresto das contas bancárias e participações em empresas de Isabel dos Santos. “Por norma, este tipo de pedidos é cumprido presencialmente. Um polícia vai a uma morada do visado e este assina o termo de constituição de arguido”, explicou uma fonte judicial ao matutino.

No entanto, o Expresso sabe que as autoridades daquele país não conseguiram notificar a empresária porque não conhecem o seu paradeiro exato. Segundo a mesma fonte judicial, “foram enviadas notificações para as empresas da visada para que possa assinar a constituição de arguido”.

Isabel dos Santos é suspeita de, entre maio e novembro de 2017, ter ordenado a transferência de cerca de 115 milhões de dólares de fundos públicos para o Dubai, mais precisamente para uma offshore criada por Jorge Brito Pereira, seu advogado.

A empresa contratada pela angolana tinha como diretores o seu principal gestor de negócios, Mário Leite da Silva, e Paula Oliveira, a única acionista declarada às autoridades do Dubai, amiga próxima e sócia da filha do ex-chefe de Estado angolano noutras sociedades.

Sarju Raikundalia era administrador da Sonangol e é suspeito de ter ordenado a transferência para a empresa alegadamente controlada por Isabel dos Santos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …