No Porto, haverá transporte para vacinação disponível para todos a partir de terça-feira

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Rua de Santa Catarina, Porto

Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou hoje a Câmara.

“Será divulgado hoje mesmo toda a forma de operacionalizar o programa, a partir de amanhã está disponível para todos”, adiantou a vereadora do pelouro dos transportes, Cristina Pimental, na reunião do executivo, na sequência de uma pergunta do vereador do PSD, Álvaro Almeida.

A responsável adiantou ainda que o programa, inicialmente pensado para apoiar o transporte de idosos aos centros de vacinação, foi alargado a todos aqueles que são convocados, “sem qualquer limitação”.

Reconhecendo que demorou algum até ser possível chegar a acordo com as duas centrais de táxis da cidades, Cristina Pimentel indicou ainda que já foi fornecido um número de telemóvel único para qual será feito o pedido, passando o mesmo a funcionar a partir desta terça-feira.

A Câmara do Porto anunciou, em 22 de fevereiro, estar a ultimar acordos com duas centrais de táxis para apoiar o transporte de idosos aos centros de vacinação criados pelos dois Agrupamentos de Centros de Saúde (AcES) da cidade.

O anúncio foi feito na reunião do executivo pelo presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, na sequência de uma recomendação verbal apresentada pelo vereador do PSD, Álvaro Almeida, que pretendia a autarquia estendesse o apoiado prestado aos AcES fosse estendido aos idosos, apoiando as suas deslocações aos centros de vacinação.

“Muitas vezes são chamados para a própria tarde ou para o dia seguinte e não têm facilidade em encontrar transporte. Pode tornar-se uma situação stressante, e por isso era preciso apoiar com o transporte e não só”, referiu, na altura, o vereador social-democrata, salientando que o modelo já a ser implementado por outras autarquias.

À data, o vereador salientou que em causa estão pessoas com mais de 80 anos, a maioria a viver sozinhas e com dificuldades em se deslocar, pelo que a criação de um sistema de acompanhamento que assegurasse o transporte e o acompanhamento do idoso, beneficiaria estes utentes.

Mostrando-se de acordo com a proposta do vereador social-democrata, Moreira indicou que a parceria estabelecida vai de encontro às necessidades desta população, além de ser uma forma de apoiar o setor dos táxis “que está a passar uma grande crise”.

Inicialmente avançada pelo autarca, a informação foi posteriormente confirmada pela vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel que adiantou estar “em contacto com as duas centrais de táxi” da cidade “para que sejam parte ativa no transporte de e para os centros de vacinação”, estando os acordos “a ser finalizados”.

Na altura, a responsável adiantou ainda que, no âmbito do “plano de micromobilidade” para os centros de vacinação também foi feito “o reforço de algumas linhas da STCP”.

Na reunião do executivo de hoje, o executivo aprovou ainda, por unanimidade, a cedência, por seis meses não renováveis, da Escola Básica do Sol, na Sé, à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) para instalação de um centro de vacinação.

O equipamento que vai servir o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Porto Ocidental já está, contudo, na posse da ARS-Norte que, em 23 de fevereiro, esclareceu à Lusa, que o espaço estava a ser preparado, estando prevista a sua entrada em funcionamento no início desta semana.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …