20 minutos para uma selfie. Polónia cria app para garantir que todos cumprem quarentena obrigatória

A Polónia criou uma aplicação móvel para garantir que todos aqueles que regressem ao país oriundos do estrangeiro cumprem a quarentena obrigatória de 14 dias decretada por causa da pandemia da Covid-19.

De acordo com a agência AFP, a aplicação, sob o nome “Quarentena Doméstica”, pede periodicamente que os cidadãos submetam selfies na plataforma, para que possam assim provar que estão em ambientes fechados, tal como é exigido pelo Governo.

Depois de receberem a notificação, os cidadãos têm vinte minutos para submeterem a selfie na aplicação. Caso contrário, a polícia é notificada no fim deste espaço de tempo.

O portal Futurism frisa que os pedidos de selfie são enviados de forma aleatória ao longo do dia, detalhado, citando fontes policiais, que a multas por incumprimento vão desde os 118 aos 1.180 dólares (110 aos 1.010 euros).

“As pessoas em quarentena têm de escolher: receber visitas inesperadas da polícia ou fazer download desta aplicação”, disse à AFP o porta-voz do ministério digital da Polónia.

A aplicação recorre a serviços de localização e reconhecimento facial para garantir que os cidadãos que saíram recentemente do país estão onde devem estar: em suas casas, a cumprir a quarentena obrigatória de duas semanas.

A Polónia tem 692 casos positivos de Covid-19, registando ainda oito vítimas mortais. Do total dos infetados, 13 pessoas já recuperaram.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. pergunta para inteligente: e quem nao tem equipamento p tirar selfie como eu?vao dar telemoveis a quem nao tem?ridicula estupidez

  2. estes srs deveriam ter mais juizo tendo em conta os anos que viveram sob ditadura comunista, mas pelos vistos já se esqueceram….

    realmente o medo é o melhor remédio para o poder controlar o zé povinho.

  3. Comentários IDIOTAS de pessoas que são aquelas que não obedecem ás regras do estado de emergência contribuindo para o aumento do vírus, quando lhes bater à porta, vem depois pedir ajuda.

RESPONDER

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …