20 minutos para uma selfie. Polónia cria app para garantir que todos cumprem quarentena obrigatória

A Polónia criou uma aplicação móvel para garantir que todos aqueles que regressem ao país oriundos do estrangeiro cumprem a quarentena obrigatória de 14 dias decretada por causa da pandemia da Covid-19.

De acordo com a agência AFP, a aplicação, sob o nome “Quarentena Doméstica”, pede periodicamente que os cidadãos submetam selfies na plataforma, para que possam assim provar que estão em ambientes fechados, tal como é exigido pelo Governo.

Depois de receberem a notificação, os cidadãos têm vinte minutos para submeterem a selfie na aplicação. Caso contrário, a polícia é notificada no fim deste espaço de tempo.

O portal Futurism frisa que os pedidos de selfie são enviados de forma aleatória ao longo do dia, detalhado, citando fontes policiais, que a multas por incumprimento vão desde os 118 aos 1.180 dólares (110 aos 1.010 euros).

“As pessoas em quarentena têm de escolher: receber visitas inesperadas da polícia ou fazer download desta aplicação”, disse à AFP o porta-voz do ministério digital da Polónia.

A aplicação recorre a serviços de localização e reconhecimento facial para garantir que os cidadãos que saíram recentemente do país estão onde devem estar: em suas casas, a cumprir a quarentena obrigatória de duas semanas.

A Polónia tem 692 casos positivos de Covid-19, registando ainda oito vítimas mortais. Do total dos infetados, 13 pessoas já recuperaram.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. pergunta para inteligente: e quem nao tem equipamento p tirar selfie como eu?vao dar telemoveis a quem nao tem?ridicula estupidez

  2. estes srs deveriam ter mais juizo tendo em conta os anos que viveram sob ditadura comunista, mas pelos vistos já se esqueceram….

    realmente o medo é o melhor remédio para o poder controlar o zé povinho.

  3. Comentários IDIOTAS de pessoas que são aquelas que não obedecem ás regras do estado de emergência contribuindo para o aumento do vírus, quando lhes bater à porta, vem depois pedir ajuda.

RESPONDER

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser notificada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …