20 minutos para uma selfie. Polónia cria app para garantir que todos cumprem quarentena obrigatória

A Polónia criou uma aplicação móvel para garantir que todos aqueles que regressem ao país oriundos do estrangeiro cumprem a quarentena obrigatória de 14 dias decretada por causa da pandemia da Covid-19.

De acordo com a agência AFP, a aplicação, sob o nome “Quarentena Doméstica”, pede periodicamente que os cidadãos submetam selfies na plataforma, para que possam assim provar que estão em ambientes fechados, tal como é exigido pelo Governo.

Depois de receberem a notificação, os cidadãos têm vinte minutos para submeterem a selfie na aplicação. Caso contrário, a polícia é notificada no fim deste espaço de tempo.

O portal Futurism frisa que os pedidos de selfie são enviados de forma aleatória ao longo do dia, detalhado, citando fontes policiais, que a multas por incumprimento vão desde os 118 aos 1.180 dólares (110 aos 1.010 euros).

“As pessoas em quarentena têm de escolher: receber visitas inesperadas da polícia ou fazer download desta aplicação”, disse à AFP o porta-voz do ministério digital da Polónia.

A aplicação recorre a serviços de localização e reconhecimento facial para garantir que os cidadãos que saíram recentemente do país estão onde devem estar: em suas casas, a cumprir a quarentena obrigatória de duas semanas.

A Polónia tem 692 casos positivos de Covid-19, registando ainda oito vítimas mortais. Do total dos infetados, 13 pessoas já recuperaram.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. pergunta para inteligente: e quem nao tem equipamento p tirar selfie como eu?vao dar telemoveis a quem nao tem?ridicula estupidez

  2. estes srs deveriam ter mais juizo tendo em conta os anos que viveram sob ditadura comunista, mas pelos vistos já se esqueceram….

    realmente o medo é o melhor remédio para o poder controlar o zé povinho.

  3. Comentários IDIOTAS de pessoas que são aquelas que não obedecem ás regras do estado de emergência contribuindo para o aumento do vírus, quando lhes bater à porta, vem depois pedir ajuda.

RESPONDER

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançado somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …