A Polónia criou uma aplicação móvel para garantir que todos aqueles que regressem ao país oriundos do estrangeiro cumprem a quarentena obrigatória de 14 dias decretada por causa da pandemia da Covid-19.
De acordo com a agência AFP, a aplicação, sob o nome “Quarentena Doméstica”, pede periodicamente que os cidadãos submetam selfies na plataforma, para que possam assim provar que estão em ambientes fechados, tal como é exigido pelo Governo.
Depois de receberem a notificação, os cidadãos têm vinte minutos para submeterem a selfie na aplicação. Caso contrário, a polícia é notificada no fim deste espaço de tempo.
O portal Futurism frisa que os pedidos de selfie são enviados de forma aleatória ao longo do dia, detalhado, citando fontes policiais, que a multas por incumprimento vão desde os 118 aos 1.180 dólares (110 aos 1.010 euros).
“As pessoas em quarentena têm de escolher: receber visitas inesperadas da polícia ou fazer download desta aplicação”, disse à AFP o porta-voz do ministério digital da Polónia.
A aplicação recorre a serviços de localização e reconhecimento facial para garantir que os cidadãos que saíram recentemente do país estão onde devem estar: em suas casas, a cumprir a quarentena obrigatória de duas semanas.
A Polónia tem 692 casos positivos de Covid-19, registando ainda oito vítimas mortais. Do total dos infetados, 13 pessoas já recuperaram.
Podia lhes dar para pior…
E será que na Polónia pagam multas em dólares?
Duvido!…
estes srs deveriam ter mais juizo tendo em conta os anos que viveram sob ditadura comunista, mas pelos vistos já se esqueceram….
realmente o medo é o melhor remédio para o poder controlar o zé povinho.
Comentários IDIOTAS de pessoas que são aquelas que não obedecem ás regras do estado de emergência contribuindo para o aumento do vírus, quando lhes bater à porta, vem depois pedir ajuda.