/

Polónia acusa União Soviética de ter conspirado com a Alemanha nazi

6

nara.gov / Wikimedia

Estaline assiste à assinatura do pacto Molotov-Ribbentrop

Durante o seu discurso de comemoração do 71º aniversário da Revolta de Varsóvia, o ministro da Defesa da Polónia, Antoni Macierewicz, acusou a União Soviética de ter conspirado com a Alemanha Nazi para aniquilar o povo polaco.

“A história dos últimos 80 anos seria muito diferente se essa geração da Polónia independente não tivesse sido exterminada de forma terrível pelo gigante criminoso soviético e alemão. Varsóvia também seria diferente”, disse Macierewicz.

De acordo com o ministro, “o motor da luta” durante a Revolta de Varsóvia em 1944 foi o desejo de reestabelecer “um estado nacional polaco independente“.

Essa “era uma ideia que juntava todos os varsovianos e polacos que lutavam contra a barbárie soviética e alemã, que tinham de lutar contra dois inimigos simultaneamente que tinham conspirado contra a existência do povo polaco”, acrescentou Macierewicz.

“Esta parte da história começou com a assinatura do pacto Molotov-Ribbentrop“, e a etapa seguinte foi “a infecção vermelha e as tropas soviéticas que estavam à espera de que Varsóvia fosse aniquilada pelos carrascos alemães”, concluiu.

O pacto de não-agressão entre a Alemanha e a União Soviética, ou pacto Molotov-Ribbentrop, foi assinado a 23 de agosto de 1939. O pacto e os protocolos secretos deram liberdade de acção à Alemanha nazi, que a 1 de setembro de 1939 invadiu a Polónia e ocupou os seus territórios ocidentais – levando a Inglaterra a declarar guerra à Alemanha.

(ad)

Casamento entre Hitler e Estaline: caricatura da época satiriza o Pacto Molotov-Ribbentrop.

A 17 de setembro de 1939, as tropas soviéticas entraram na Ucrânia Ocidental e na Bielorrússia Ocidental, territórios que pertenciam na altura à Polónia. Assistiu-se então a uma partilha dos territórios polacos em zonas de influência entre a União Soviética e a Alemanha, prevista pelos protocolos secretos.

O pacto e outros acordos entre a Alemanha e a União Soviética deixaram de vigorar, de acordo com as normas do direito internacional, depois da invasão da União Soviética pela Alemanha em 22 de junho de 1941.

De acordo com os historiadores, foram mortas de 30 a 75 mil pessoas durante a Revolta de Varsóvia. A janeiro de 1944, Varsóvia foi libertada pelo Primeiro Exército das Forças polacas, formado na União Soviética.

6 Comments

  1. É um facto histórico que o pacto Molotov-Ribbentrop tinha como objectivo, entre outros, repartir a Polónia entre a Alemanha e URSS.

    Na verdade, a URSS quis fazer parte das potências do Eixo. Hitler é que não aceitou a oferta.

    • ???????????????? Nada disso. O pacto foi assinado porque o Hitler sabia muito bem que não poderia nesse momento assumir uma guerra em duas frentes, contra várias potências em simultâneo. O pacto foi posteriormente quebrado por Hitler porque pensou que melhor do que pagar pelo petróleo que vinha da região do mar cáspio, seria ser dono desta região. E assim foi furado o pacto e a Alemanha invadiu a Rússia. Grande erro, de resto. Já Napoleão o tinha cometido anteriormente. Quanto ao Estaline viu a possibilidade de ganhar dinheiro com tudo isto (vendia quantidades incomensuráveis de petróleo à Alemanha nazi) e na esperança de poder ficar com uma grande parte do leste europeu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.