Polícia francesa retira manifestantes catalães da autoestrada na fronteira

David Borrat / EPA

Manifestantes catalães bloquearam a AP-7, autoestrada que liga Espanha e França

Manifestantes catalães bloquearam a AP-7, autoestrada que liga Espanha e França, esta segunda-feira, em protesto contra a condenação judicial de vários independentistas. 

Segundo o Observador, que cita o jornal espanhol El País, a polícia francesa já começou a retirar à força os manifestantes catalães da fronteira de Jonquera, que ontem cortaram a AP-7, autoestrada que liga Espanha e França.

A repórter do jornal no local, Rebeca Carranco, explicou através do Twitter que a polícia francesa usou gás pimenta para fazer os protestantes recuar e “já não há ninguém sentado”. 19 pessoas foram detidas, uma a cargo dos Mossos d’Esquadra e as restantes 18 por parte das autoridades francesas.

De acordo com o Público, cerca de duas mil pessoas estavam reunidas no protesto e pelo menos 200 estavam sentadas do lado francês. Para bloquear a passagem na fronteira, os manifestantes utilizaram automóveis e construíram barricadas com materiais de obras.

Os manifestantes passaram a noite em tendas de campanha e no interior dos veículos parados no meio da autoestrada.

Na segunda-feira, os ministros do Interior espanhol e francês, Fernando Grande-Marlaska e Christophe Castaner respetivamente, estiveram “em comunicação constante” por causa desta situação.

As forças anti-motim no local já tinham avisado que iriam recorrer à força para desimpedir a fronteira, caso os catalães não desmobilizassem.

Neste momento, a estrada continua cortada nos dois sentidos, mas apenas na zona espanhola.

A manifestação foi convocada pelo Tsunami Democràtic contra a condenação judicial de independentistas catalães, com penas de prisão que chegam aos 13 anos.

Depois da expulsão do território francês, o movimento pediu aos manifestantes que se concentrassem novamente, alguns quilómetros mais abaixo, desta vez do lado espanhol, perto da povoação de La Jonquera.

Nas eleições de domingo, dos 48 lugares que a Catalunha elege, o partido Esquerda Republicano da Catalunha (ERC) alcançou 13 deputados, o Juntos por Catalunha (JxCat) conseguiu oito e a Candidatura de Unidade Popular (CUP) concorreu pela primeira vez à Assembleia Nacional elegendo dois.

O conselheiro para as Ações Exteriores da Generalitat, Alfred Bosch, apelou ao Governo português para que pressione o futuro governo de Espanha a dialogar com as forças independentistas catalãs.

“Não seria compreensível que o Governo português não fizesse caso e não estivesse atento a observar e a tentar ajudar no que está a acontecer do outro lado da fronteira”, frisou à agência Lusa, acrescentando que o que “acontece além das fronteiras de Portugal, no país vizinho, é muito transcendente”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …