Polícia francesa retira manifestantes catalães da autoestrada na fronteira

David Borrat / EPA

Manifestantes catalães bloquearam a AP-7, autoestrada que liga Espanha e França

Manifestantes catalães bloquearam a AP-7, autoestrada que liga Espanha e França, esta segunda-feira, em protesto contra a condenação judicial de vários independentistas. 

Segundo o Observador, que cita o jornal espanhol El País, a polícia francesa já começou a retirar à força os manifestantes catalães da fronteira de Jonquera, que ontem cortaram a AP-7, autoestrada que liga Espanha e França.

A repórter do jornal no local, Rebeca Carranco, explicou através do Twitter que a polícia francesa usou gás pimenta para fazer os protestantes recuar e “já não há ninguém sentado”. 19 pessoas foram detidas, uma a cargo dos Mossos d’Esquadra e as restantes 18 por parte das autoridades francesas.

De acordo com o Público, cerca de duas mil pessoas estavam reunidas no protesto e pelo menos 200 estavam sentadas do lado francês. Para bloquear a passagem na fronteira, os manifestantes utilizaram automóveis e construíram barricadas com materiais de obras.

Os manifestantes passaram a noite em tendas de campanha e no interior dos veículos parados no meio da autoestrada.

Na segunda-feira, os ministros do Interior espanhol e francês, Fernando Grande-Marlaska e Christophe Castaner respetivamente, estiveram “em comunicação constante” por causa desta situação.

As forças anti-motim no local já tinham avisado que iriam recorrer à força para desimpedir a fronteira, caso os catalães não desmobilizassem.

Neste momento, a estrada continua cortada nos dois sentidos, mas apenas na zona espanhola.

A manifestação foi convocada pelo Tsunami Democràtic contra a condenação judicial de independentistas catalães, com penas de prisão que chegam aos 13 anos.

Depois da expulsão do território francês, o movimento pediu aos manifestantes que se concentrassem novamente, alguns quilómetros mais abaixo, desta vez do lado espanhol, perto da povoação de La Jonquera.

Nas eleições de domingo, dos 48 lugares que a Catalunha elege, o partido Esquerda Republicano da Catalunha (ERC) alcançou 13 deputados, o Juntos por Catalunha (JxCat) conseguiu oito e a Candidatura de Unidade Popular (CUP) concorreu pela primeira vez à Assembleia Nacional elegendo dois.

O conselheiro para as Ações Exteriores da Generalitat, Alfred Bosch, apelou ao Governo português para que pressione o futuro governo de Espanha a dialogar com as forças independentistas catalãs.

“Não seria compreensível que o Governo português não fizesse caso e não estivesse atento a observar e a tentar ajudar no que está a acontecer do outro lado da fronteira”, frisou à agência Lusa, acrescentando que o que “acontece além das fronteiras de Portugal, no país vizinho, é muito transcendente”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …