Polícia francesa retira manifestantes catalães da autoestrada na fronteira

David Borrat / EPA

Manifestantes catalães bloquearam a AP-7, autoestrada que liga Espanha e França

Manifestantes catalães bloquearam a AP-7, autoestrada que liga Espanha e França, esta segunda-feira, em protesto contra a condenação judicial de vários independentistas. 

Segundo o Observador, que cita o jornal espanhol El País, a polícia francesa já começou a retirar à força os manifestantes catalães da fronteira de Jonquera, que ontem cortaram a AP-7, autoestrada que liga Espanha e França.

A repórter do jornal no local, Rebeca Carranco, explicou através do Twitter que a polícia francesa usou gás pimenta para fazer os protestantes recuar e “já não há ninguém sentado”. 19 pessoas foram detidas, uma a cargo dos Mossos d’Esquadra e as restantes 18 por parte das autoridades francesas.

De acordo com o Público, cerca de duas mil pessoas estavam reunidas no protesto e pelo menos 200 estavam sentadas do lado francês. Para bloquear a passagem na fronteira, os manifestantes utilizaram automóveis e construíram barricadas com materiais de obras.

Os manifestantes passaram a noite em tendas de campanha e no interior dos veículos parados no meio da autoestrada.

Na segunda-feira, os ministros do Interior espanhol e francês, Fernando Grande-Marlaska e Christophe Castaner respetivamente, estiveram “em comunicação constante” por causa desta situação.

As forças anti-motim no local já tinham avisado que iriam recorrer à força para desimpedir a fronteira, caso os catalães não desmobilizassem.

Neste momento, a estrada continua cortada nos dois sentidos, mas apenas na zona espanhola.

A manifestação foi convocada pelo Tsunami Democràtic contra a condenação judicial de independentistas catalães, com penas de prisão que chegam aos 13 anos.

Depois da expulsão do território francês, o movimento pediu aos manifestantes que se concentrassem novamente, alguns quilómetros mais abaixo, desta vez do lado espanhol, perto da povoação de La Jonquera.

Nas eleições de domingo, dos 48 lugares que a Catalunha elege, o partido Esquerda Republicano da Catalunha (ERC) alcançou 13 deputados, o Juntos por Catalunha (JxCat) conseguiu oito e a Candidatura de Unidade Popular (CUP) concorreu pela primeira vez à Assembleia Nacional elegendo dois.

O conselheiro para as Ações Exteriores da Generalitat, Alfred Bosch, apelou ao Governo português para que pressione o futuro governo de Espanha a dialogar com as forças independentistas catalãs.

“Não seria compreensível que o Governo português não fizesse caso e não estivesse atento a observar e a tentar ajudar no que está a acontecer do outro lado da fronteira”, frisou à agência Lusa, acrescentando que o que “acontece além das fronteiras de Portugal, no país vizinho, é muito transcendente”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …

Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a …

Malta Files. Rui Pinto diz ter sido um dos denunciantes

Em prisão preventiva desde março, Rui Pinto alega ter sido um dos denunciantes do caso Malta Files, no qual foram revelados centenas de milhares de documentos de empresas que fugiam ao fisco para pagar os …