Polícia holandesa captura possíveis criadores do ransomware CoinVault

(dr) Kaspersky Lab

O ransomware CoinVault foi desenhado para atacar computadores Windows e exigir um resgate em bitcoins

O ransomware CoinVault foi desenhado para atacar computadores Windows e exigir um resgate em bitcoins

A polícia holandesa, com o apoio da Kaspersky Lab e da Panda Security, deteve dois jovens suspeitos de terem desenvolvido o ransomware CoinVault. Este programa conseguiu bloquear o acesso a, pelo menos, 1500 computadores Windows em mais de 20 países.

Os dois hackers, de 18 e 22 anos, foram detidos esta segunda-feira, no seguimento de uma investigação da Unidade Nacional de Crimes de Alta Tecnologia (NHTCU) da polícia holandesa.

A maior parte das vítimas do CoinVault concentra-se na Holanda, Alemanha, Estados Unidos, França e Reino Unido. O malware foi desenhado para atacar computadores que correm sobre sistemas operativos Windows.

Depois de bloquearem o acesso aos ficheiros da máquina-alvo, através de encriptação, os criminosos exigiam um resgate em bitcoins para o utilizador recuperar o controlo do sistema.

O código do CoinVault foi alterado várias vezes para alcançar um número cada vez maior de vítimas em todo o mundo, de acordo com informações avançadas pela Kaspersky Lab em comunicado.

Em novembro de 2014, foi publicada a primeira investigação da empresa de cibersegurança sobre este ransonware, após os produtos da Kaspersky Lab terem detetado, pela primeira vez, este programa.

A empresa afirma que, desde então até abril deste ano, o CoinVault esteve “adormecido”, mas, nesse mês, voltou a ser ativado e uma nova amostra do programa foi identificada pela Kaspersky Lab.

Ainda em abril, a empresa de cibersegurança e a NHTCU lançaram uma lista de chaves que permitiam aos utilizadores descodificar os ficheiros feitos reféns pelo CoinVault.

Mais tarde, a Panda Security revelou à Kaspersky Lab amostras de software malicioso que, após análise, se veio a comprovar que tinham relação com o CoinVault.

Foi, então, entregue à unidade informática da polícia holandesa um relatório que contemplava todos os aspetos conhecidos deste malware.

O porta-voz da polícia holandesa, Thomas Aling, afirma, em nota, que a colaboração entre a NHTCU e a Kaspersky Lab foi crucial para identificar os potenciais criadores do CoinVault.

Membro da equipa de investigação da empresa de cibersegurança, Jornt van der Wiel afirmou que a análise da amostra do malware detetada em abril revelou frases redigidas em holandês.

“O holandês é uma língua relativamente difícil de escrever sem erros, pelo que suspeitámos logo no início da nossa investigação que os autores deste golpe tinham uma ligação com a Holanda, o que acabou por se provar ser verdade”, comentou.

B!T

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …