China alerta para pneumonia “mais mortal” do que a covid-19. Informações “incorretas”, garante Cazaquistão

Giuseppe Lami / EPA

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é “muito maior” do que a covid-19.

De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um comunicado da embaixada da China no Cazaquistão, a pneumonia de causa desconhecida já matou 1.772 pessoas desde o início do ano. Só em junho, morreram 628 pessoas.

“A taxa de mortalidade da doença é muito maior que a da covid-19“, escreveu a embaixada numa declaração publoicada na plataforma WeChat.

O ministério de saúde do Cazaquistão está a estudar o “vírus desta pneumonia”. “Os departamentos de saúde do país estão a realizar pesquisas comparativas, mas ainda não identificaram o vírus desta doença”, lê-se no comunicado. No entanto, não há indicação de que esta doença esteja relacionada com o novo coronavírus, que causa a covid-19.

A embaixada está a consciencializar os cidadãos chineses no Cazaquistão sobre as medidas para impedir a propagação do vírus. Alguns especialistas chineses disseram que terão de ser tomadas medidas para impedir que a pneumonia se propague para a China. O Cazaquistão faz fronteira com a região autónoma chinesa de Xinjiang Uygur.

Por outro lado, de acordo com a CNN, o Ministério da Saúde do Cazaquistão reconheceu a presença de “pneumonias virais de etiologia não especificada”, mas negou que o surto fosse novo ou desconhecido. “O Ministério da Saúde da República do Cazaquistão declara oficialmente que essa informação não corresponde à realidade”, lê-se no comunicado onde a autoridade de saúde diz que as informações divulgadas pela embaixada chinesa “estão incorretas”.

O ministro disse ainda que vai divulgar ao público os registos dos casos confirmados na próxima semana. O número de casos de pneumonia é 2,2 vezes maior em junho do que em 2019, quando houve 1.700 casos.

Desde meados de junho, 500 pessoas foram infetadas com a pneumonia em três regiões do Cazaquistão. De acordo com a agência de notícias local Kazinform, o ministro da saúde disse que o número de doentes com pneumonia é duas a três vezes maior do que aqueles que foram infetados pelo covid-19.

Em relação à covid-19, o Cazaquistão registou 54.747 casos e 264 mortes e entrou num segundo confinamento desde domingo passado, depois de os casos de infeção terem triplicado no mês passado.

Além disso, os hospitais estão lotados, por isso as autoridades estão a converter arenas de desporto e hotéis em hospitais temporários e a mobilizar estagiários, recém-licenciados e médicos afastados devido a acusações criminais.

Mais de 1,6 milhões de pessoas foram testadas para covid-19 no Cazaquistão. Atualmente, o país está a realizar 90 mil testes por milhão de habitantes (quase 14 mil testes por dia).

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Vamos ver quando chegará aqui ao Ocidente da Europa. Parece que cada vez se vê mais doenças. Crescimento demográfico, alterações climáticas, poluição, desaparecimento de espécies… Caminhamos para a extinção?

  2. excesso de população, … ?
    há que fazer limpeza, …
    tomem lá um virús,…
    enfim, …
    teorias da conspiração, …
    hahahahahaha

  3. O plano elitista de redução populacional está em velocidade cruzeiro.
    Mas a malta continua a papar a “verdade” dos media e, a usar máscara, mesmo quando viajam sozinhos no seu automóvel, fingindo que acreditam que a natureza está revoltada connosco, pois dessa forma doi menos.
    Cambada de zombies hipnotizados.

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …