China alerta para pneumonia “mais mortal” do que a covid-19. Informações “incorretas”, garante Cazaquistão

Giuseppe Lami / EPA

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é “muito maior” do que a covid-19.

De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um comunicado da embaixada da China no Cazaquistão, a pneumonia de causa desconhecida já matou 1.772 pessoas desde o início do ano. Só em junho, morreram 628 pessoas.

“A taxa de mortalidade da doença é muito maior que a da covid-19“, escreveu a embaixada numa declaração publoicada na plataforma WeChat.

O ministério de saúde do Cazaquistão está a estudar o “vírus desta pneumonia”. “Os departamentos de saúde do país estão a realizar pesquisas comparativas, mas ainda não identificaram o vírus desta doença”, lê-se no comunicado. No entanto, não há indicação de que esta doença esteja relacionada com o novo coronavírus, que causa a covid-19.

A embaixada está a consciencializar os cidadãos chineses no Cazaquistão sobre as medidas para impedir a propagação do vírus. Alguns especialistas chineses disseram que terão de ser tomadas medidas para impedir que a pneumonia se propague para a China. O Cazaquistão faz fronteira com a região autónoma chinesa de Xinjiang Uygur.

Por outro lado, de acordo com a CNN, o Ministério da Saúde do Cazaquistão reconheceu a presença de “pneumonias virais de etiologia não especificada”, mas negou que o surto fosse novo ou desconhecido. “O Ministério da Saúde da República do Cazaquistão declara oficialmente que essa informação não corresponde à realidade”, lê-se no comunicado onde a autoridade de saúde diz que as informações divulgadas pela embaixada chinesa “estão incorretas”.

O ministro disse ainda que vai divulgar ao público os registos dos casos confirmados na próxima semana. O número de casos de pneumonia é 2,2 vezes maior em junho do que em 2019, quando houve 1.700 casos.

Desde meados de junho, 500 pessoas foram infetadas com a pneumonia em três regiões do Cazaquistão. De acordo com a agência de notícias local Kazinform, o ministro da saúde disse que o número de doentes com pneumonia é duas a três vezes maior do que aqueles que foram infetados pelo covid-19.

Em relação à covid-19, o Cazaquistão registou 54.747 casos e 264 mortes e entrou num segundo confinamento desde domingo passado, depois de os casos de infeção terem triplicado no mês passado.

Além disso, os hospitais estão lotados, por isso as autoridades estão a converter arenas de desporto e hotéis em hospitais temporários e a mobilizar estagiários, recém-licenciados e médicos afastados devido a acusações criminais.

Mais de 1,6 milhões de pessoas foram testadas para covid-19 no Cazaquistão. Atualmente, o país está a realizar 90 mil testes por milhão de habitantes (quase 14 mil testes por dia).

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Vamos ver quando chegará aqui ao Ocidente da Europa. Parece que cada vez se vê mais doenças. Crescimento demográfico, alterações climáticas, poluição, desaparecimento de espécies… Caminhamos para a extinção?

  2. excesso de população, … ?
    há que fazer limpeza, …
    tomem lá um virús,…
    enfim, …
    teorias da conspiração, …
    hahahahahaha

  3. O plano elitista de redução populacional está em velocidade cruzeiro.
    Mas a malta continua a papar a “verdade” dos media e, a usar máscara, mesmo quando viajam sozinhos no seu automóvel, fingindo que acreditam que a natureza está revoltada connosco, pois dessa forma doi menos.
    Cambada de zombies hipnotizados.

RESPONDER

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …