/

Bens de luxo de Ricardo Salgado apreendidos em busca da PJ

8

José Sena Goulão / Lusa

Elementos da Polícia Judiciária (PJ) estão a efetuar, esta quarta-feira, diversas buscas em vários pontos do país com o objetivo de arrestar bens a pessoas ligadas ao “Universo Espírito Santo”, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

A mesma fonte explicou que as buscas, a realizar em casas e escritórios, decorrem em vários locais do país e pretendem arrestar bens no âmbito do processo judicial “Universo Espírito Santo”, que investiga crimes económicos e envolve a família que era dona do Banco Espírito Santo (BES).

São visados pelo menos Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires e José Manuel Espírito Santo. O Diário Económico acrescenta que as operações decorrem na zona de Lisboa e na margem Sul, e além de casas, está a ser arrestado património como barcos de luxo, obras de arte e ouro.

No processo, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) investiga crimes de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em maio, a Procuradoria-Geral da República esclareceu, em comunicado, que o arresto de bens a pessoas ligadas ao Universo Espírito Santo visa impedir “uma eventual dissipação de bens”, que ponha em causa pagamentos em caso de condenação.

O Ministério Público promoveu “o arresto preventivo de bens imóveis e valores patrimoniais de outra natureza titulados por pessoas singulares e coletivas relacionadas com o denominado Universo Espírito Santo”, explicita-se no comunicado.

E justifica-se depois a medida como “uma garantia patrimonial que visa impedir uma eventual dissipação de bens que ponha em causa, em caso de condenação, o pagamento de quaisquer quantias associadas à prática do crime, nomeadamente a indemnização de lesados ou a perda a favor do Estado das vantagens obtidas com a atividade criminosa”.

Na altura, o MP indicou que correm, neste momento, 29 inquéritos, entre processos principais e apensos relacionados com o denominado “Universo Espírito Santo”.

A notícia das buscas de hoje foi avançada pelo jornal Correio da Manhã.

/Lusa

8 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.