PJ está a investigar empréstimos problemáticos da Caixa

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

A Polícia Judiciária (PJ) está a passar a pente fino os empréstimos problemáticos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) durante os anos de 2000 a 2015.

O Jornal Económico apurou que o MP “delegou competências na PJ para a investigação criminal à CGD“, um dado confirmado ao diário por fonte da Procuradoria Geral da República (PGR).

A PGR já tinha anunciado a abertura de um inquérito à CGD, sem revelar mais detalhes sobre o processo.

As investigações estarão centradas no empréstimos concedidos pelo banco público desde 2000 até 2015, mas com especial foco no período em que José Sócrates foi primeiro-ministro, ou seja, entre 2005 e 2010.

Em causa estão suspeitas de gestão danosa na concessão de créditos sem garantias suficientes e que deixaram a CGD com 2,3 mil milhões de euros em risco de nunca serem cobrados.

Um destes casos, onde a CGD pode perder 900 milhões de euros, envolve a empresa espanhola La Seda, processo em que o banco público terá recebido “orientações políticas” para dar aval ao financiamento.

Outro dos empréstimos analisados envolve o empreendimento turístico de Vale do Lobo, processo que levou à constituição de Armando Vara, ex-presidente da CGD, como arguido na “Operação Marquês”. Sócrates é também suspeito, neste processo, por ter alegadamente favorecido o “resort” com decisões políticas.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até quando é o q o povo vai andar a pagar as VIGARICES destes politicos q nos DESGOVERNAM, ROUBAM, MANIPULAM até quando?? Acordem deixem de estar anestesiados, acomodados, deixem de acreditar nestes politicos, eles não querem o n/ bem, só querem nos SUGAR até não termos mais nada p/ SUGAR. Digam BASTA juntem-se e expulsem quem não serve os interesses do povo nem do país.

  2. Até quando o Povo vai andar a pagar? Até ao dia em que abrir os olhos e deixar de votar em CORRUPTOS – quer dizer: Ainda hoje em dia há quem seja ingénuo ao ponto de pensar que o Sócas era um tipo sério e quem foram eleger para primeiro ministro? O nº 2 do Sócrates! E depois perguntam até quando irão os corruptos roubar!!! Enquanto os portugueses forem uns lerdos como são … eles vão continuar – roubam e ainda são eleitos outra vez!

    Se colocar uma raposa dentro do seu galinheiro também vai ter esperanças que ela um dia decida deixar as galinhas em paz e morrer de fome?

    Mas que povo este! O outro é que tinha razão – não se governam nem se deixam governar – só DESGOVERNAR

  3. Porque é que qualquer notícia que envolva a “PJ”, “investigar”, e “Corrupção”, vai sempre desaguar num nome: José Sócrates !?
    E o que é que as autoridades fiscais e policiais, e as administrações sucessivas da CGD andaram a fazer todos estes anos ?!
    Só agora passados 16 anos é que vão ver quem se abotoou com os 5,7 Mil Milhões que faltam na CGD ?!
    É só para gozar com o zé pagode …não é ?!

  4. È difícil para mim entender com tantas noticias sobre José Sócrates e alguns mais que não os enviem a Tribunal afim de serem julgados pelos crimes vários de que são acusados e que desses existem provas, continuando a investigação dos demais , para mais tarde haver outro julgamento.
    Não tenho a certeza de poder ser como penso, e até se a Lei permite….
    Existe muitas pessoas envolvidas e com dados de investigação com possibilidades de um julgamento.
    Enfim esta é a minha opinião……correcta ou não, é o que penso.-……

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …