PJ está a investigar empréstimos problemáticos da Caixa

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

A Polícia Judiciária (PJ) está a passar a pente fino os empréstimos problemáticos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) durante os anos de 2000 a 2015.

O Jornal Económico apurou que o MP “delegou competências na PJ para a investigação criminal à CGD“, um dado confirmado ao diário por fonte da Procuradoria Geral da República (PGR).

A PGR já tinha anunciado a abertura de um inquérito à CGD, sem revelar mais detalhes sobre o processo.

As investigações estarão centradas no empréstimos concedidos pelo banco público desde 2000 até 2015, mas com especial foco no período em que José Sócrates foi primeiro-ministro, ou seja, entre 2005 e 2010.

Em causa estão suspeitas de gestão danosa na concessão de créditos sem garantias suficientes e que deixaram a CGD com 2,3 mil milhões de euros em risco de nunca serem cobrados.

Um destes casos, onde a CGD pode perder 900 milhões de euros, envolve a empresa espanhola La Seda, processo em que o banco público terá recebido “orientações políticas” para dar aval ao financiamento.

Outro dos empréstimos analisados envolve o empreendimento turístico de Vale do Lobo, processo que levou à constituição de Armando Vara, ex-presidente da CGD, como arguido na “Operação Marquês”. Sócrates é também suspeito, neste processo, por ter alegadamente favorecido o “resort” com decisões políticas.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até quando é o q o povo vai andar a pagar as VIGARICES destes politicos q nos DESGOVERNAM, ROUBAM, MANIPULAM até quando?? Acordem deixem de estar anestesiados, acomodados, deixem de acreditar nestes politicos, eles não querem o n/ bem, só querem nos SUGAR até não termos mais nada p/ SUGAR. Digam BASTA juntem-se e expulsem quem não serve os interesses do povo nem do país.

  2. Até quando o Povo vai andar a pagar? Até ao dia em que abrir os olhos e deixar de votar em CORRUPTOS – quer dizer: Ainda hoje em dia há quem seja ingénuo ao ponto de pensar que o Sócas era um tipo sério e quem foram eleger para primeiro ministro? O nº 2 do Sócrates! E depois perguntam até quando irão os corruptos roubar!!! Enquanto os portugueses forem uns lerdos como são … eles vão continuar – roubam e ainda são eleitos outra vez!

    Se colocar uma raposa dentro do seu galinheiro também vai ter esperanças que ela um dia decida deixar as galinhas em paz e morrer de fome?

    Mas que povo este! O outro é que tinha razão – não se governam nem se deixam governar – só DESGOVERNAR

  3. Porque é que qualquer notícia que envolva a “PJ”, “investigar”, e “Corrupção”, vai sempre desaguar num nome: José Sócrates !?
    E o que é que as autoridades fiscais e policiais, e as administrações sucessivas da CGD andaram a fazer todos estes anos ?!
    Só agora passados 16 anos é que vão ver quem se abotoou com os 5,7 Mil Milhões que faltam na CGD ?!
    É só para gozar com o zé pagode …não é ?!

  4. È difícil para mim entender com tantas noticias sobre José Sócrates e alguns mais que não os enviem a Tribunal afim de serem julgados pelos crimes vários de que são acusados e que desses existem provas, continuando a investigação dos demais , para mais tarde haver outro julgamento.
    Não tenho a certeza de poder ser como penso, e até se a Lei permite….
    Existe muitas pessoas envolvidas e com dados de investigação com possibilidades de um julgamento.
    Enfim esta é a minha opinião……correcta ou não, é o que penso.-……

RESPONDER

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …