PJ está a investigar empréstimos problemáticos da Caixa

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

A Polícia Judiciária (PJ) está a passar a pente fino os empréstimos problemáticos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) durante os anos de 2000 a 2015.

O Jornal Económico apurou que o MP “delegou competências na PJ para a investigação criminal à CGD“, um dado confirmado ao diário por fonte da Procuradoria Geral da República (PGR).

A PGR já tinha anunciado a abertura de um inquérito à CGD, sem revelar mais detalhes sobre o processo.

As investigações estarão centradas no empréstimos concedidos pelo banco público desde 2000 até 2015, mas com especial foco no período em que José Sócrates foi primeiro-ministro, ou seja, entre 2005 e 2010.

Em causa estão suspeitas de gestão danosa na concessão de créditos sem garantias suficientes e que deixaram a CGD com 2,3 mil milhões de euros em risco de nunca serem cobrados.

Um destes casos, onde a CGD pode perder 900 milhões de euros, envolve a empresa espanhola La Seda, processo em que o banco público terá recebido “orientações políticas” para dar aval ao financiamento.

Outro dos empréstimos analisados envolve o empreendimento turístico de Vale do Lobo, processo que levou à constituição de Armando Vara, ex-presidente da CGD, como arguido na “Operação Marquês”. Sócrates é também suspeito, neste processo, por ter alegadamente favorecido o “resort” com decisões políticas.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até quando é o q o povo vai andar a pagar as VIGARICES destes politicos q nos DESGOVERNAM, ROUBAM, MANIPULAM até quando?? Acordem deixem de estar anestesiados, acomodados, deixem de acreditar nestes politicos, eles não querem o n/ bem, só querem nos SUGAR até não termos mais nada p/ SUGAR. Digam BASTA juntem-se e expulsem quem não serve os interesses do povo nem do país.

  2. Até quando o Povo vai andar a pagar? Até ao dia em que abrir os olhos e deixar de votar em CORRUPTOS – quer dizer: Ainda hoje em dia há quem seja ingénuo ao ponto de pensar que o Sócas era um tipo sério e quem foram eleger para primeiro ministro? O nº 2 do Sócrates! E depois perguntam até quando irão os corruptos roubar!!! Enquanto os portugueses forem uns lerdos como são … eles vão continuar – roubam e ainda são eleitos outra vez!

    Se colocar uma raposa dentro do seu galinheiro também vai ter esperanças que ela um dia decida deixar as galinhas em paz e morrer de fome?

    Mas que povo este! O outro é que tinha razão – não se governam nem se deixam governar – só DESGOVERNAR

  3. Porque é que qualquer notícia que envolva a “PJ”, “investigar”, e “Corrupção”, vai sempre desaguar num nome: José Sócrates !?
    E o que é que as autoridades fiscais e policiais, e as administrações sucessivas da CGD andaram a fazer todos estes anos ?!
    Só agora passados 16 anos é que vão ver quem se abotoou com os 5,7 Mil Milhões que faltam na CGD ?!
    É só para gozar com o zé pagode …não é ?!

  4. È difícil para mim entender com tantas noticias sobre José Sócrates e alguns mais que não os enviem a Tribunal afim de serem julgados pelos crimes vários de que são acusados e que desses existem provas, continuando a investigação dos demais , para mais tarde haver outro julgamento.
    Não tenho a certeza de poder ser como penso, e até se a Lei permite….
    Existe muitas pessoas envolvidas e com dados de investigação com possibilidades de um julgamento.
    Enfim esta é a minha opinião……correcta ou não, é o que penso.-……

RESPONDER

Tondela vs Porto | Dragões garantem vantagem para o Clássico

O FC Porto fez o que lhe competia para garantir que chegava ao “clássico” do próximo sábado, com o Benfica, no primeiro lugar do campeonato. Na visita ao Tondela, os “dragões” não deram grandes veleidades …

Enfermeiras suspeitas de sabotar hospital com baratas. Queriam emprego melhor

Enfermeiras das emergências de um hospital italiano terão, alegadamente, libertado baratas no seu departamento. O objetivo era conseguirem uma transferência para outro hospital. As autoridades sanitárias da região de Nápoles abriram uma investigação a um caso …

Cancro do colo do útero pode ser extinto até 2100

Todos os anos, o cancro do colo do útero é a causa de morte de mais de 300 mil mulheres em todo o mundo - mas pode ser extinto até 2100. No ano passado, o diretor-geral …

Fortnite retira anúncios do YouTube para fugir aos predadores sexuais

A produtora de videojogos que criou o Fortnite, muito popular entre jovens e crianças, decidiu retirar os anúncios publicitários do YouTube por temer que estes apareçam ao lado de comentários publicados por pedófilos. A empresa norte-americana …

O alpinista sem pernas que chegou ao cume do Everest foi premiado com o "Momento do Ano"

Um alpinista chinês de 69 anos, que tem ambas as pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Evereste em maio de 2018. A perseverança de Xia Boyu valeu-lhe nesta semana um prémio.  Em 1975, Xia Boyu …

Numa empresa neozelandesa só se trabalham quatro dias por semana (mas a produtividade aumentou)

Em março e abril do ano passado, uma empresa neozelandesa implementou um novo modelo laboral: trabalhar apenas quatro dias por semana. O estudo final foi publicado esta terça-feira e as conclusões mostram resultados animadores. Quase um …

Portugueses não sabem fazer queixa contra discriminação (e acham que não vale a pena)

Quase toda a gente já ouviu falar de discriminação ou crimes de ódio, mas a maioria tem dificuldade em distinguir os conceitos, desconhece o que fazer perante um caso ou a quem recorrer para fazer …

Imigrantes que entraram ilegais em Portugal terão visto desde que tenham um ano de descontos

Os imigrantes que se encontram em Portugal a trabalhar e a descontar para a Segurança Social há pelo menos 12 meses vão poder ter a autorização de residência mesmo que não tenham entrado no país …

Estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar gratuitamente de metro e autocarro

A Câmara do Porto vai garantir passes gratuitos para residentes estudantes na cidade até aos 15 anos, complementando a medida do Governo que prevê a gratuitidade do título de transporte até aos 12 anos. O anúncio …

Ryanair e Wizz Air multadas por restrições na bagagem de mão

A autoridade da concorrência italiana aplicou nesta quinta-feira uma multa de três milhões de euros à companhia aérea Ryanair e de um milhão de euros à Wizz Air, outra low cost, pelo suplemento aplicado à …