/

PJ está a investigar empréstimos problemáticos da Caixa

8

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

A Polícia Judiciária (PJ) está a passar a pente fino os empréstimos problemáticos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) durante os anos de 2000 a 2015.

O Jornal Económico apurou que o MP “delegou competências na PJ para a investigação criminal à CGD“, um dado confirmado ao diário por fonte da Procuradoria Geral da República (PGR).

A PGR já tinha anunciado a abertura de um inquérito à CGD, sem revelar mais detalhes sobre o processo.

As investigações estarão centradas no empréstimos concedidos pelo banco público desde 2000 até 2015, mas com especial foco no período em que José Sócrates foi primeiro-ministro, ou seja, entre 2005 e 2010.

Em causa estão suspeitas de gestão danosa na concessão de créditos sem garantias suficientes e que deixaram a CGD com 2,3 mil milhões de euros em risco de nunca serem cobrados.

Um destes casos, onde a CGD pode perder 900 milhões de euros, envolve a empresa espanhola La Seda, processo em que o banco público terá recebido “orientações políticas” para dar aval ao financiamento.

Outro dos empréstimos analisados envolve o empreendimento turístico de Vale do Lobo, processo que levou à constituição de Armando Vara, ex-presidente da CGD, como arguido na “Operação Marquês”. Sócrates é também suspeito, neste processo, por ter alegadamente favorecido o “resort” com decisões políticas.

ZAP

8 Comments

  1. Até quando é o q o povo vai andar a pagar as VIGARICES destes politicos q nos DESGOVERNAM, ROUBAM, MANIPULAM até quando?? Acordem deixem de estar anestesiados, acomodados, deixem de acreditar nestes politicos, eles não querem o n/ bem, só querem nos SUGAR até não termos mais nada p/ SUGAR. Digam BASTA juntem-se e expulsem quem não serve os interesses do povo nem do país.

  2. Até quando o Povo vai andar a pagar? Até ao dia em que abrir os olhos e deixar de votar em CORRUPTOS – quer dizer: Ainda hoje em dia há quem seja ingénuo ao ponto de pensar que o Sócas era um tipo sério e quem foram eleger para primeiro ministro? O nº 2 do Sócrates! E depois perguntam até quando irão os corruptos roubar!!! Enquanto os portugueses forem uns lerdos como são … eles vão continuar – roubam e ainda são eleitos outra vez!

    Se colocar uma raposa dentro do seu galinheiro também vai ter esperanças que ela um dia decida deixar as galinhas em paz e morrer de fome?

    Mas que povo este! O outro é que tinha razão – não se governam nem se deixam governar – só DESGOVERNAR

  3. Porque é que qualquer notícia que envolva a “PJ”, “investigar”, e “Corrupção”, vai sempre desaguar num nome: José Sócrates !?
    E o que é que as autoridades fiscais e policiais, e as administrações sucessivas da CGD andaram a fazer todos estes anos ?!
    Só agora passados 16 anos é que vão ver quem se abotoou com os 5,7 Mil Milhões que faltam na CGD ?!
    É só para gozar com o zé pagode …não é ?!

  4. È difícil para mim entender com tantas noticias sobre José Sócrates e alguns mais que não os enviem a Tribunal afim de serem julgados pelos crimes vários de que são acusados e que desses existem provas, continuando a investigação dos demais , para mais tarde haver outro julgamento.
    Não tenho a certeza de poder ser como penso, e até se a Lei permite….
    Existe muitas pessoas envolvidas e com dados de investigação com possibilidades de um julgamento.
    Enfim esta é a minha opinião……correcta ou não, é o que penso.-……

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.