Caixa Geral de Depósitos está a ser investigada por gestão danosa

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

A Procuradoria-Geral da República está a investigar a Caixa Geral de Depósitos, nomeadamente para apurar se ocorreram no banco crimes de gestão danosa durante os anos de 2000 a 2015.

A notícia foi avançada em primeira-mão pelo Correio da Manhã e já confirmada por outros órgãos de informação e por fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Confirma-se a existência de inquérito onde se investigam factos relacionados com a Caixa Geral de Depósitos”, revela uma fonte da PGR, citada também pela TVI e pelo Dinheiro Vivo.

A mesma fonte recusa-se a divulgar mais detalhes, pelo facto de o processo se encontrar “em segredo de justiça”.

O CM refere que a investigação foi iniciada no princípio do ano, citando um ofício da PGR enviado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à CGD, que terá dado entrada na Assembleia da República a 15 de Setembro passado, onde se comunica que decorre “a investigação do eventual crime de administração danosa em unidade económica do sector público”.

A CPI está a avaliar a gestão do banco entre 2000 e 2015, período durante o qual passaram pela administração figuras como António de Sousa, Luís Mira Amaral, Vítor Martins, Carlos Santos Ferreira, Armando Vara, Fernando Faria de Oliveira e José de Matos.

Em análise estão, nomeadamente, as razões que justificam a necessidade de recapitalização pública da CGD.

O CM realça que o “DCIAP deverá passar a pente fino os empréstimos concedidos pela CGD que estão em risco de incumprimento”.

Recorde-se que o banco possui 2,3 mil milhões de euros em risco por empréstimos concedidos sem garantias.

Entretanto, as audições da CPI à CGD recomeçam na próxima terça-feira com a audição do novo presidente António Domingues.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Caixa Geral de Depósitos um poço sem fundo que tem sido “gerida” por uma cambada de aldrabões incompetentes, pertencentes aos partidos PSD, CDS e PS e que estão a viver com reformas milionárias só por terem passado pela porta da CGD.
    como é possível concederem-se empréstimos de milhões sem garantias, certamente concedidos a gente que nos entra em casa, pela televisão, como empresários de sucesso e como bons samaritanos, mas certamente com contas em paraísos fiscais.
    É imperativo que a justiça, se é que temos justiça, apure e nos informe quem são os grandes devedores à CGD e quem foram os responsáveis pelos créditos concedidos, pois vamos ser nós a pagar tudo isto com o aumento de capital que se está a preparar.

  2. Mas a CGD banco público alguma vez cometeria uma atrocidade dessas? O que é público é imaculado e os seus funcionários tudo gente de bem, para mais se dúvidas houver perguntem à esquerda portuguesa e logo obterão a resposta.

    • Não. No Estado nem tudo é puro e imaculado mas, esclareça-me, e no privado é?
      É que sabe, até agora, eu já tive de pagar dos meus impostos, para gente “imaculada e pura” dos bancos privados, geridos por privados e pergunto-lhe, que tenho eu a ver com isso? Nada mas, pagar e bem já paguei.

  3. O melhor é comprar um cofre para guardar em casa, como estão a fazer os alemães,
    o pouco dinheiro que um gajo tem.
    Fica seguro mesmo que “eles” quebrem o sigilo bancário.

  4. Procurem bem. E não se esqueçam, apresentem o que encontrarem, a Tribunal. Depois, bem depois os jornalistas que tragam os pormenores para o povo. É uma estranha forma de justiça mas é a possível. É o retorno, afinal a justiça já foi mais ou menos assim.
    Que raio. Pedi um empréstimo de 20 000 euros e pediram-me todas as garantias. A saber: um seguro; livrança com aval pessoal e ainda hipoteca dum bem. Como se não bastasse, não tive outro remédio senão aceitar um contrato que diz mais ou menos isto. “Se tiver um problema com o banco ou com outro qualquer, podem exigir o pagamento imediato do que estiver em dívida”. Foi este o tratamento dado a este crédito malparado ?
    Já agora, os gestores privados pelo menos foram e vão sendo privados de alguma liberdade. E os públicos?

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …