Bruxelas dá luz verde à recapitalização da Caixa. Estado pode injetar 2,7 mil milhões

EPP / Flickr

Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência

Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência

Bruxelas deu luz verde à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que pode ir até aos 4,6 mil milhões de euros.

De acordo com o Público, o plano de recapitalização da Caixa foi aprovada esta terça-feira pela Comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, depois de negociações com Mário Centeno.

O Estado pode injetar diretamente 2,7 mil milhões de euros – um valor “imposto pela comissária, e aceite pelo Governo português” -, mas o montante total das operações financeiras que vão reforçar o rácio de capital pode ascender a 4,6 mil milhões.

De acordo com o Expresso, a operação de recapitalização da Caixa “ocorre em condições de mercado”, o que significa que será tratada como um investimento e, não sendo considerada uma ajuda de Estado – nem seja registada como despesa pública -, fica de fora do défice orçamental.

Embora tenha associado um caderno de encargos para a nova gestão do banco público. Normalmente, o que divide os investimentos do Estado e simples operação de recapitalização para cobrir prejuízos é o retorno esperado da operação que, neste caso, diz a Comissão, está garantido se forem dados os passos acordados.

Para além da injeção de 2,7 mil milhões de euros no capital da CGD, as autoridades portuguesas vão transferir as suas ações ParCaixa para a CGD e converter em capital 900 milhões de euros de instrumentos de capital contingente (as chamadas CoCo bonds).

Com esta aprovação, fica tudo a postos para a tomada de posse, antes do fim de agosto, da nova administração liderada por António Domingues, que terá no máximo 15 membros, sete dos quais com funções executivas.

Para que António Domingues assuma a liderança do banco público, será preciso que renuncie à administração da NOS, o que ainda não aconteceu, de acordo com o Jornal de Negócios. No geral, a composição só deverá estar completa dentro de seis meses, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter chumbado oito nomes, entre os 19 propostos, de administradores para a CGD.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. *** recapitalização da Caixa !!!
    O que quer isto dizer ?
    Os anteriores administradores esbanjaram uma quantidade gigantesca de milhões em corrupção, crédito de risco, e ofertas aos amigos para comprarem acções em outros bancos.
    Feitas as contas, faltam para cima de 4,6 MIL MILHÕES DE EUROS !
    Agora o governo “injecta” a CGD com essa importância, retirada dos dinheiros dos contribuintes, e os administradores vindouros estão prontinhos para repetir a dose e voltar a roubar, e desta vez com o aval da UE !
    Há alguém que ache isto normal ?!?!

    • É normal num admirável mundo novo: Invasões de jovens homens em nome de “refugiados” (mulheres, crianças e velhos ficaram para trás…), para receber alojamento, comida e subsídios à borliú, bancos deliberadamente metidos a pique, até nem o dinheiro dos impostos chegar já para os salvar. A seguir (estou a tentar adivinhar), o dinheiro dos depositantes já foi. O dinheiro público irá também. A única forma que restará para “saldar dívida” será entregar a posse do território. Assim, de uma penada, a noção de estado-nação perderá o sentido. Para quê “união”? Entrega-se tudo e vamos prá praia. Os bons obreiros desta maravilha ficam com uma excelente vida e é isso que interessa. Então não temos já um ex-maoista como presidente do banco-monstro que gerou a chamada crise financeira anterior? É motivo de orgulho, pazinhos! Coerencia é falta de visão.

  2. E ainda esta gente de esquerda se queixam de Bruxelas! A CGD pelos vistos vai bater o record em ajudas, vai despedir em força, em contrapartida vai aumentar o numero de administradores depois de uma comédia de meses sobre indecisões que só levaram ao descrédito do Banco já falido e que dia a dia piora, portanto aqui fica para eles que gostam muito de embandeirar em arco uma boa bandeira como prova de uma boa governação e de como a coisa pública deve ser gerida.

  3. Haja alguém que se queixe da Europa, já estavamos fartos de ter uma direita que deu “amen” a tudo e lhes “lambeu o ku” constantemente, mesmo que tivesse de matar todos à fome.
    Confesso que não percebo esta gente de direita. O Estado enterrar milhares de milhões em Bancos privados pra eles está tudo bem mas, o mesmo Estado enterrar milhares de milhões ( menos que no somatório dos privados ) num Banco publico já é o fim do Mundo. É realmente uma lógica estranha, ainda por cima porque quem paga somos sempre nós, contribuintes. Pergunto-me, porque carga de água tenho de pagar dos meus impostos para safar Bancos PRIVADOS, cuja obrigação que têm como privados é saber gerir os seus negócios?
    Haja paciência!

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …