Bruxelas dá luz verde à recapitalização da Caixa. Estado pode injetar 2,7 mil milhões

EPP / Flickr

Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência

Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência

Bruxelas deu luz verde à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que pode ir até aos 4,6 mil milhões de euros.

De acordo com o Público, o plano de recapitalização da Caixa foi aprovada esta terça-feira pela Comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, depois de negociações com Mário Centeno.

O Estado pode injetar diretamente 2,7 mil milhões de euros – um valor “imposto pela comissária, e aceite pelo Governo português” -, mas o montante total das operações financeiras que vão reforçar o rácio de capital pode ascender a 4,6 mil milhões.

De acordo com o Expresso, a operação de recapitalização da Caixa “ocorre em condições de mercado”, o que significa que será tratada como um investimento e, não sendo considerada uma ajuda de Estado – nem seja registada como despesa pública -, fica de fora do défice orçamental.

Embora tenha associado um caderno de encargos para a nova gestão do banco público. Normalmente, o que divide os investimentos do Estado e simples operação de recapitalização para cobrir prejuízos é o retorno esperado da operação que, neste caso, diz a Comissão, está garantido se forem dados os passos acordados.

Para além da injeção de 2,7 mil milhões de euros no capital da CGD, as autoridades portuguesas vão transferir as suas ações ParCaixa para a CGD e converter em capital 900 milhões de euros de instrumentos de capital contingente (as chamadas CoCo bonds).

Com esta aprovação, fica tudo a postos para a tomada de posse, antes do fim de agosto, da nova administração liderada por António Domingues, que terá no máximo 15 membros, sete dos quais com funções executivas.

Para que António Domingues assuma a liderança do banco público, será preciso que renuncie à administração da NOS, o que ainda não aconteceu, de acordo com o Jornal de Negócios. No geral, a composição só deverá estar completa dentro de seis meses, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter chumbado oito nomes, entre os 19 propostos, de administradores para a CGD.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. *** recapitalização da Caixa !!!
    O que quer isto dizer ?
    Os anteriores administradores esbanjaram uma quantidade gigantesca de milhões em corrupção, crédito de risco, e ofertas aos amigos para comprarem acções em outros bancos.
    Feitas as contas, faltam para cima de 4,6 MIL MILHÕES DE EUROS !
    Agora o governo “injecta” a CGD com essa importância, retirada dos dinheiros dos contribuintes, e os administradores vindouros estão prontinhos para repetir a dose e voltar a roubar, e desta vez com o aval da UE !
    Há alguém que ache isto normal ?!?!

    • É normal num admirável mundo novo: Invasões de jovens homens em nome de “refugiados” (mulheres, crianças e velhos ficaram para trás…), para receber alojamento, comida e subsídios à borliú, bancos deliberadamente metidos a pique, até nem o dinheiro dos impostos chegar já para os salvar. A seguir (estou a tentar adivinhar), o dinheiro dos depositantes já foi. O dinheiro público irá também. A única forma que restará para “saldar dívida” será entregar a posse do território. Assim, de uma penada, a noção de estado-nação perderá o sentido. Para quê “união”? Entrega-se tudo e vamos prá praia. Os bons obreiros desta maravilha ficam com uma excelente vida e é isso que interessa. Então não temos já um ex-maoista como presidente do banco-monstro que gerou a chamada crise financeira anterior? É motivo de orgulho, pazinhos! Coerencia é falta de visão.

  2. E ainda esta gente de esquerda se queixam de Bruxelas! A CGD pelos vistos vai bater o record em ajudas, vai despedir em força, em contrapartida vai aumentar o numero de administradores depois de uma comédia de meses sobre indecisões que só levaram ao descrédito do Banco já falido e que dia a dia piora, portanto aqui fica para eles que gostam muito de embandeirar em arco uma boa bandeira como prova de uma boa governação e de como a coisa pública deve ser gerida.

  3. Haja alguém que se queixe da Europa, já estavamos fartos de ter uma direita que deu “amen” a tudo e lhes “lambeu o ku” constantemente, mesmo que tivesse de matar todos à fome.
    Confesso que não percebo esta gente de direita. O Estado enterrar milhares de milhões em Bancos privados pra eles está tudo bem mas, o mesmo Estado enterrar milhares de milhões ( menos que no somatório dos privados ) num Banco publico já é o fim do Mundo. É realmente uma lógica estranha, ainda por cima porque quem paga somos sempre nós, contribuintes. Pergunto-me, porque carga de água tenho de pagar dos meus impostos para safar Bancos PRIVADOS, cuja obrigação que têm como privados é saber gerir os seus negócios?
    Haja paciência!

RESPONDER

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …