PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se “chocado”

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação que tinha como objetivo identificar Rui Pinto.

De acordo com o jornal Público, Amador disse que o objetivo seria que o fundo pudesse interferir junto “dos russos” para identificar o endereço eletrónico que permitiria, mais tarde, identificar Rui Pinto.

Durante o julgamento, discutiu-se também o facto de Rui Pinto ter conhecimento de que a PJ tinha pedido informações sobre à Yandex, o servidor russo onde estava alojado o Football Leaks, sobre o detentor do site. José Amador disse que o denunciante sabia disto após consultar o email de Pedro Henriques, advogado que na altura representava a Doyen.

“Mas como é que Pedro Henriques teve acesso a este documento?”, perguntou a juíza Margarida Alves, à qual Amador respondeu: “Pois, não é habitual, mas era para ver se agilizava junto dos russos”.

À saída do tribunal, Aníbal Pinto, advogado que trabalhou com Rui Pinto nas negociações com a Doyen, disse ter ficado “chocado”, criticando duramente o facto de a PJ ter estado “a trabalhar” para a Doyen. Aníbal Pinto sempre acusou Pedro Henriques de ter agido como um “agente provocador” no processo.

“Mas como é que a Polícia Judiciária dá elementos de pedidos de informação internacional a pessoas interessadas no processo?”, atirou o advogado.

Relativamente ao encontro numa estação de serviço entre elementos da Doyen e Aníbal Pinto tinha uma lógica de “flagrante delito”, realça José Amador. O objetivo era que o advogado aceitasse dinheiro em troca de informações da Doyen ou que Rui Pinto marcasse presença no encontro e pudesse ser identificado e detido.

José Amador argumenta que identificou Rui Pinto com base numa “coincidência”. Ainda antes do Football Leaks, o investigador da PJ tinha estado envolvido numa disputa entre o denunciante e um banco das ilhas Caimão, em que Rui Pinto era suspeito de ter desviado 264 mil euros.

No encontro com a Doyen, quando Aníbal Pinto mencionou o seu cliente como sendo um jovem na casa dos 20 anos e com questões antigas com um banco nestas ilhas, José Amador fez a associação, escreve o Público.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os elefantes de Aníbal não ofuscarao as tramóias destes Pintos .
    O cerco aperta-se e o salve-se quem puder já começou e o amigo de Ana Gomes ,Rui Pinto, já foi tramado prlo seu ex-advogado..

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …