PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se “chocado”

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação que tinha como objetivo identificar Rui Pinto.

De acordo com o jornal Público, Amador disse que o objetivo seria que o fundo pudesse interferir junto “dos russos” para identificar o endereço eletrónico que permitiria, mais tarde, identificar Rui Pinto.

Durante o julgamento, discutiu-se também o facto de Rui Pinto ter conhecimento de que a PJ tinha pedido informações sobre à Yandex, o servidor russo onde estava alojado o Football Leaks, sobre o detentor do site. José Amador disse que o denunciante sabia disto após consultar o email de Pedro Henriques, advogado que na altura representava a Doyen.

“Mas como é que Pedro Henriques teve acesso a este documento?”, perguntou a juíza Margarida Alves, à qual Amador respondeu: “Pois, não é habitual, mas era para ver se agilizava junto dos russos”.

À saída do tribunal, Aníbal Pinto, advogado que trabalhou com Rui Pinto nas negociações com a Doyen, disse ter ficado “chocado”, criticando duramente o facto de a PJ ter estado “a trabalhar” para a Doyen. Aníbal Pinto sempre acusou Pedro Henriques de ter agido como um “agente provocador” no processo.

“Mas como é que a Polícia Judiciária dá elementos de pedidos de informação internacional a pessoas interessadas no processo?”, atirou o advogado.

Relativamente ao encontro numa estação de serviço entre elementos da Doyen e Aníbal Pinto tinha uma lógica de “flagrante delito”, realça José Amador. O objetivo era que o advogado aceitasse dinheiro em troca de informações da Doyen ou que Rui Pinto marcasse presença no encontro e pudesse ser identificado e detido.

José Amador argumenta que identificou Rui Pinto com base numa “coincidência”. Ainda antes do Football Leaks, o investigador da PJ tinha estado envolvido numa disputa entre o denunciante e um banco das ilhas Caimão, em que Rui Pinto era suspeito de ter desviado 264 mil euros.

No encontro com a Doyen, quando Aníbal Pinto mencionou o seu cliente como sendo um jovem na casa dos 20 anos e com questões antigas com um banco nestas ilhas, José Amador fez a associação, escreve o Público.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os elefantes de Aníbal não ofuscarao as tramóias destes Pintos .
    O cerco aperta-se e o salve-se quem puder já começou e o amigo de Ana Gomes ,Rui Pinto, já foi tramado prlo seu ex-advogado..

RESPONDER

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …

Marta Temido antevê dias complicados e alta pressão sobre o SNS (e admite novas medidas)

A ministra da Saúde disse que se vive "um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa" e que "os próximos dias se anteveem complicados e com elevada pressão sobre o …

O maior navio de guerra americano disparou o seu primeiro míssil

O maior navio de guerra norte-americano, o USS Zumwalt, disparou pela primeira vez um míssil. O projétil disparado intercetou com sucesso o alvo de teste. Em 2015, o maior e mais futurista contratorpedeiro da Marinha norte-americana …

Republicanos no Senado preparam-se para um possível "mundo pós-Trump"

Enquanto os republicanos enfrentam um eleição que pode trazer más notícias para o Presidente e o seu partido, alguns começam a se distanciar de Donald Trump, ao mesmo tempo que tentam não atrair a sua …

Dez curiosidades sobre o asteróide Bennu

A primeira missão da NASA a enviar uma amostra de um asteroide antigo chegou ao seu alvo, o asteroide Bennu, no dia 3 de dezembro de 2018. Esta missão, OSIRIS-REX (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith …