PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se “chocado”

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação que tinha como objetivo identificar Rui Pinto.

De acordo com o jornal Público, Amador disse que o objetivo seria que o fundo pudesse interferir junto “dos russos” para identificar o endereço eletrónico que permitiria, mais tarde, identificar Rui Pinto.

Durante o julgamento, discutiu-se também o facto de Rui Pinto ter conhecimento de que a PJ tinha pedido informações sobre à Yandex, o servidor russo onde estava alojado o Football Leaks, sobre o detentor do site. José Amador disse que o denunciante sabia disto após consultar o email de Pedro Henriques, advogado que na altura representava a Doyen.

“Mas como é que Pedro Henriques teve acesso a este documento?”, perguntou a juíza Margarida Alves, à qual Amador respondeu: “Pois, não é habitual, mas era para ver se agilizava junto dos russos”.

À saída do tribunal, Aníbal Pinto, advogado que trabalhou com Rui Pinto nas negociações com a Doyen, disse ter ficado “chocado”, criticando duramente o facto de a PJ ter estado “a trabalhar” para a Doyen. Aníbal Pinto sempre acusou Pedro Henriques de ter agido como um “agente provocador” no processo.

“Mas como é que a Polícia Judiciária dá elementos de pedidos de informação internacional a pessoas interessadas no processo?”, atirou o advogado.

Relativamente ao encontro numa estação de serviço entre elementos da Doyen e Aníbal Pinto tinha uma lógica de “flagrante delito”, realça José Amador. O objetivo era que o advogado aceitasse dinheiro em troca de informações da Doyen ou que Rui Pinto marcasse presença no encontro e pudesse ser identificado e detido.

José Amador argumenta que identificou Rui Pinto com base numa “coincidência”. Ainda antes do Football Leaks, o investigador da PJ tinha estado envolvido numa disputa entre o denunciante e um banco das ilhas Caimão, em que Rui Pinto era suspeito de ter desviado 264 mil euros.

No encontro com a Doyen, quando Aníbal Pinto mencionou o seu cliente como sendo um jovem na casa dos 20 anos e com questões antigas com um banco nestas ilhas, José Amador fez a associação, escreve o Público.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os elefantes de Aníbal não ofuscarao as tramóias destes Pintos .
    O cerco aperta-se e o salve-se quem puder já começou e o amigo de Ana Gomes ,Rui Pinto, já foi tramado prlo seu ex-advogado..

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …