//

Vai a leilão a arma com que Van Gogh se terá suicidado

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

Uma das armas mais famosas da história da Arte, o revólver com o qual Vincent Van Gogh se terá suicidado, vai ser leiloado a 19 de junho em Paris.

É um Lefaucheux de sete milímetros encontrado em 1965 num prado na aldeia de Auvers-sur-Oise por um camponês, que o devolveu ao albergue onde o pintor passou os últimos anos da sua vida, explica o jornal espanhol El País.

Presume-se que Van Gogh tenha pedido emprestado ao proprietário em 1890. Agora, os descendentes da família francesa que possuíam o local estão a colocá-lo através da Auction Art, a casa de leilões em Paris. Os especialistas esperam obter cerca de 60 mil euros.

A versão clássica explica que Van Gogh não se recuperou física e emocionalmente da relação com Paul Gauguin. Em 1888, tentaram trabalhar juntos em Arles, no sul de França. Eles moravam na Casa Amarela, mas nove semanas depois, Vincent cortou a orelha. Depois de ser hospitalizado numa instituição mental na cidade de Sain-Rémy, ao receber alta, ele mudou-se para Auvers-sur Oise.

Ele queria estar perto de Paris, onde o irmão Theo morava, e lá poderia viver sozinho sob supervisão médica – Paul Gachet, que acabou seu amigo e confidente. Ele alugou um quarto no albergue de Ravoux e frequentemente saía para pintar paisagens ao ar livre.

Ele parecia recuperado, mas numa dessas viagens, matou-se. Era 27 de julho de 1890 e demorou dois dias para morrer. Da pistola não se soube nada até 1965 e a sua antiguidade é certificada. Em 2016, um simpósio organizado pelo museu do pintor em Amesterdão concluiu que “ele cometeu suicídio devido à virulência dos seus surtos psicóticos, que deveriam tê-lo deixado em depressão devido à perda de controlo sobre a pintura”. Falta de sono, má alimentação e abuso de álcool precipitaram o fim trágico.

A outra teoria é anterior ao simpósio. Em 2012, Steven Naifeh e Gregory White Smith, dois estudiosos do trabalho do artista, sugeriram que Vincent morreu por causa de uma bala disparada por engano por um adolescente que brincava com ela na sua presença. Para evitar a prisão, preferiu morrer em aparente suicídio.

Na Auction Art, os porta-vozes admitem que é um objeto um pouco macabro, mas não acreditam que a teoria de Naifeh e White Smith seja válida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.