Vai a leilão a arma com que Van Gogh se terá suicidado

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

Uma das armas mais famosas da história da Arte, o revólver com o qual Vincent Van Gogh se terá suicidado, vai ser leiloado a 19 de junho em Paris.

É um Lefaucheux de sete milímetros encontrado em 1965 num prado na aldeia de Auvers-sur-Oise por um camponês, que o devolveu ao albergue onde o pintor passou os últimos anos da sua vida, explica o jornal espanhol El País.

Presume-se que Van Gogh tenha pedido emprestado ao proprietário em 1890. Agora, os descendentes da família francesa que possuíam o local estão a colocá-lo através da Auction Art, a casa de leilões em Paris. Os especialistas esperam obter cerca de 60 mil euros.



A versão clássica explica que Van Gogh não se recuperou física e emocionalmente da relação com Paul Gauguin. Em 1888, tentaram trabalhar juntos em Arles, no sul de França. Eles moravam na Casa Amarela, mas nove semanas depois, Vincent cortou a orelha. Depois de ser hospitalizado numa instituição mental na cidade de Sain-Rémy, ao receber alta, ele mudou-se para Auvers-sur Oise.

Ele queria estar perto de Paris, onde o irmão Theo morava, e lá poderia viver sozinho sob supervisão médica – Paul Gachet, que acabou seu amigo e confidente. Ele alugou um quarto no albergue de Ravoux e frequentemente saía para pintar paisagens ao ar livre.

Ele parecia recuperado, mas numa dessas viagens, matou-se. Era 27 de julho de 1890 e demorou dois dias para morrer. Da pistola não se soube nada até 1965 e a sua antiguidade é certificada. Em 2016, um simpósio organizado pelo museu do pintor em Amesterdão concluiu que “ele cometeu suicídio devido à virulência dos seus surtos psicóticos, que deveriam tê-lo deixado em depressão devido à perda de controlo sobre a pintura”. Falta de sono, má alimentação e abuso de álcool precipitaram o fim trágico.

A outra teoria é anterior ao simpósio. Em 2012, Steven Naifeh e Gregory White Smith, dois estudiosos do trabalho do artista, sugeriram que Vincent morreu por causa de uma bala disparada por engano por um adolescente que brincava com ela na sua presença. Para evitar a prisão, preferiu morrer em aparente suicídio.

Na Auction Art, os porta-vozes admitem que é um objeto um pouco macabro, mas não acreditam que a teoria de Naifeh e White Smith seja válida.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …