Afinal, o famoso retrato de Van Gogh aos 13 anos não é de Vincent

Vincent van Gogh Foundation

Theo van Gogh, irmão de Vincent van Gogh, com 13 anos

O Museu Van Gogh descobriu que uma das duas únicas fotografias que se julgava serem do artista, afinal, é um dos seus irmãos. Assim, sobra apenas um registo fotográfico do pintor, aos 19 anos.

Durante 50 anos, acreditou-se que a fotografia retratava Vincent van Gogh aos 13 anos de idade. Agora, descobriu-se que quem está na imagem é o seu irmão Theo.

O Museu Van Gogh, situado em Amesterdão, Holanda, revelou na quinta-feira os resultados de uma investigação à volta de uma fotografia que aparece em diversos livros e catálogos, remetendo sempre para a mensagem de que aquela é a primeira fotografia conhecida do pintor.



Contudo, essa mesma investigação concluiu que o único registo fotográfico de Vincent van Gogh foi feito quando ele tinha 19 anos e que aquele rapaz de olhos azuis é o seu irmão.

E foram precisamente os olhos que fizeram os especialistas de arte descobrir que tinham caído em erro ao revelar a segunda fotografia de Van Gogh e ao acreditar nela durante décadas, quando a compararam com outra fotografia de Theo van Gogh já com 32 anos.

Willem van Gogh, bisneto de Theo e assessor do Museu, disse estar surpreendido com a revelação, ao mesmo tempo que ficou aliviado pelo mistério ter sido resolvido. “É essencial que a herança seja preservada e passada corretamente às gerações vindouras. A investigação sobre ela contribui para tal”, disse, citado pelo The Guardian.

A fotografia “Vincent aos 13 anos” apareceu ao público pela primeira vez em 1957, numa exposição organizada por Mark Edo Tralbaut, um investigador do Van Gogh de nacionalidade belga. A imagem foi usada em todo o mundo até agora, nunca tendo sido posta em causa a sua veracidade documental pelas fortes semelhanças à fotografia do pintor aos 19 anos.

Vincent van Gogh, com 19 anos

Quem pôs em causa a fotografia foi o escritor Yves Vasseur, quando descobriu que o fotógrafo que tinha tirado a fotografia — Balduin Schwarz — apenas se tinha mudado para o seu estúdio em Bruxelas em 1870. Aí, Vincent já seria muito mais velho. Foi então que o escritor partilhou as suas dúvidas com o museu e juntos colaboraram na investigação, a qual contou ainda com a ajuda do Instituto de Informática da Universidade de Amesterdão.

“Livrámo-nos a nós próprios de uma ilusão, ao mesmo tempo que ganhámos uma retrato de Theo”, comentou Axel Rüger, o diretor do Museu de Van Gogh, acerca da descoberta. “Essencialmente voltamos à situação que sempre estivemos até à identificação errada em 1957: com um único retrato fotográfico do jovem Vincent van Gogh“.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …