Afinal, “Campo de Trigo com Corvos” não foi a última obra de Vincent van Gogh

Van Gogh Museum / Wikimedia

“Campos de Trigo com Corvos”, de Van Gogh

O Museu Van Gogh considera que identificou de forma errada “Campo de Trigo com Corvos” como a obra final do artista antes do seu suicídio, em julho de 1890.

De acordo com o Hypperalergic, os investigadores do museu de Amesterdão encontraram uma carta do pintor que indica a data em que terminou Campo de Trigo com Corvos: 10 de julho de 1890. Durante as duas semanas e meias que separam a finalização de Campo de Trigo com Corvos e a morte de Vincet van Gogh, a 29 de julho de 1890, o pintor terá iniciado Raízes de Árvores, um quadro que nunca chegou a completar.

Por não estar completo, “Raízes de Árvores” é tido como o melhor candidato a trabalho final de Van Gogh. O pintor raramente deixava pinturas por acabar, nunca começando uma sem terminar outra.

O cunhado de Theo van Gogh, irmão do pintor holandês, chegou a referir numa carta de 1891 outro quadro como sendo o último trabalho do pintor, “Quintas Perto de Auvers”, um “retrato cheio de sol e vida”. Andries Bonger deixaria, mais tarde, de se referir diretamente a este quadro, apresentando uma descrição menos específica da última obra de Van Gogh que se encaixa no estilo mais abstrato de Raízes de Árvores.

O investigador do Museu Van Gogh, Louis van Tilborgh, lê a pintura como um autorretrato do pintor holandês. “As raízes estão deitadas e nuas, arrancas da terra e expostas ao perigo”, explicou.

Esta seria a forma de Vincent Van Gogh de dizer: “Vivo como estas raízes. Fiz o meu melhor. Tive dificuldades na vida. Cresci, passei por contratempos e agora é tempo de acabar. Estou em queda”.

Vincent van Gogh foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida.

As obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna.

Van Gogh sofria de episódios psicóticos e alucinações, temendo pela sua estabilidade mental e frequentemente negligenciando a sua saúde física. Van Gogh chegou a cortar parte da sua própria orelha esquerda. Esteve internado em hospitais psiquiátricos e esteve sob os cuidados do médico homeopata Paul Gachet depois de receber alta.

O artista suicidou-se, disparando um revólver contra o seu peito em 27 de julho de 1890, sucumbindo aos ferimentos dois dias depois.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …