Investigador revela a verdadeira razão pela qual Van Gogh cortou uma orelha

Van Gogh Museum / wikimedia

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Afinal o que levou o famoso pintor Vincent van Gogh a cortar a própria orelha? Suposições e teorias não faltam. A mais conhecida – de que o artista holandês se automutilou por causa de uma discussão com o pintor francês Paul Gauguin – acaba de ser colocada em causa.

O episódio terá sido motivado, na verdade, pela notícia de que o irmão mais novo de Van Gogh, Theo, estava prestes a casar-se com Johanna Bonger.

Além de ter uma relação próxima com o pintor, Theo era o grande financiador da sua arte. Van Gogh ter-se-á sentido ameaçado pelo matrimónio e reagiu mal perante a eminente “perda”.

A tese é do investigador Martin Bailey, que publicou as descobertas no seu novo livro, Studio of the South: Van Gogh in Provence, que narra o período em que o pintor holandês viveu em Arles, no sul de França, de 1888 a 1889.

O facto de Van Gogh não ter recebido bem a notícia do casamento não é novidade. Estudos anteriores indicavam, no entanto, que ele só teria sido informado do noivado após a automutilação, o que é contestado por Bailey.

Ao analisar a correspondência da família, o investigador encontrou indícios de que o pintor recebeu uma carta do irmão com a notícia no dia 23 de dezembro de 1888.

O conteúdo da carta ter-se-á entretanto perdido com o tempo.

Na noite do mesmo dia, Van Gogh e Gauguin protagonizaram a célebre discussão, logo após a qual o artista cortou a orelha com uma lâmina de barbear.

O investigador leva em conta indícios de que outros familiares já tinham sido informados do casamento.

Uma deles é um telegrama recebido no dia 23 de dezembro pela noiva, enviado pelo seu irmão, a dar-lhe os parabéns.

Theo também terá partilhado a notícia com a mãe. Bailey argumenta que Van Gogh teria sido informado ao mesmo tempo, uma vez que Theo dificilmente teria gostado que o irmão ficasse a saber do casamento por terceiros.

Após o dramático acto, o pintor envolveu a orelha num pedaço de papel e levou-a até um bordel, onde a teria entregue a uma jovem, Gabrielle Berlatier, que desmaiou ao ver o conteúdo do embrulho.

Na manhã seguinte, Gauguin voltou a casa do colega, onde estavam Van Gogh e a polícia.

O artista francês enviou então um telegrama a Theo, que pegou o comboio nocturno para Arlen e passou o Natal com o irmão no hospital.

Theo e Johanna casaram-se no ano seguinte.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …