Investigador revela a verdadeira razão pela qual Van Gogh cortou uma orelha

Van Gogh Museum / wikimedia

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Afinal o que levou o famoso pintor Vincent van Gogh a cortar a própria orelha? Suposições e teorias não faltam. A mais conhecida – de que o artista holandês se automutilou por causa de uma discussão com o pintor francês Paul Gauguin – acaba de ser colocada em causa.

O episódio terá sido motivado, na verdade, pela notícia de que o irmão mais novo de Van Gogh, Theo, estava prestes a casar-se com Johanna Bonger.

Além de ter uma relação próxima com o pintor, Theo era o grande financiador da sua arte. Van Gogh ter-se-á sentido ameaçado pelo matrimónio e reagiu mal perante a eminente “perda”.

A tese é do investigador Martin Bailey, que publicou as descobertas no seu novo livro, Studio of the South: Van Gogh in Provence, que narra o período em que o pintor holandês viveu em Arles, no sul de França, de 1888 a 1889.

O facto de Van Gogh não ter recebido bem a notícia do casamento não é novidade. Estudos anteriores indicavam, no entanto, que ele só teria sido informado do noivado após a automutilação, o que é contestado por Bailey.

Ao analisar a correspondência da família, o investigador encontrou indícios de que o pintor recebeu uma carta do irmão com a notícia no dia 23 de dezembro de 1888.

O conteúdo da carta ter-se-á entretanto perdido com o tempo.

Na noite do mesmo dia, Van Gogh e Gauguin protagonizaram a célebre discussão, logo após a qual o artista cortou a orelha com uma lâmina de barbear.

O investigador leva em conta indícios de que outros familiares já tinham sido informados do casamento.

Uma deles é um telegrama recebido no dia 23 de dezembro pela noiva, enviado pelo seu irmão, a dar-lhe os parabéns.

Theo também terá partilhado a notícia com a mãe. Bailey argumenta que Van Gogh teria sido informado ao mesmo tempo, uma vez que Theo dificilmente teria gostado que o irmão ficasse a saber do casamento por terceiros.

Após o dramático acto, o pintor envolveu a orelha num pedaço de papel e levou-a até um bordel, onde a teria entregue a uma jovem, Gabrielle Berlatier, que desmaiou ao ver o conteúdo do embrulho.

Na manhã seguinte, Gauguin voltou a casa do colega, onde estavam Van Gogh e a polícia.

O artista francês enviou então um telegrama a Theo, que pegou o comboio nocturno para Arlen e passou o Natal com o irmão no hospital.

Theo e Johanna casaram-se no ano seguinte.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …