Investigador revela a verdadeira razão pela qual Van Gogh cortou uma orelha

Van Gogh Museum / wikimedia

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Afinal o que levou o famoso pintor Vincent van Gogh a cortar a própria orelha? Suposições e teorias não faltam. A mais conhecida – de que o artista holandês se automutilou por causa de uma discussão com o pintor francês Paul Gauguin – acaba de ser colocada em causa.

O episódio terá sido motivado, na verdade, pela notícia de que o irmão mais novo de Van Gogh, Theo, estava prestes a casar-se com Johanna Bonger.

Além de ter uma relação próxima com o pintor, Theo era o grande financiador da sua arte. Van Gogh ter-se-á sentido ameaçado pelo matrimónio e reagiu mal perante a eminente “perda”.

A tese é do investigador Martin Bailey, que publicou as descobertas no seu novo livro, Studio of the South: Van Gogh in Provence, que narra o período em que o pintor holandês viveu em Arles, no sul de França, de 1888 a 1889.

O facto de Van Gogh não ter recebido bem a notícia do casamento não é novidade. Estudos anteriores indicavam, no entanto, que ele só teria sido informado do noivado após a automutilação, o que é contestado por Bailey.

Ao analisar a correspondência da família, o investigador encontrou indícios de que o pintor recebeu uma carta do irmão com a notícia no dia 23 de dezembro de 1888.

O conteúdo da carta ter-se-á entretanto perdido com o tempo.

Na noite do mesmo dia, Van Gogh e Gauguin protagonizaram a célebre discussão, logo após a qual o artista cortou a orelha com uma lâmina de barbear.

O investigador leva em conta indícios de que outros familiares já tinham sido informados do casamento.

Uma deles é um telegrama recebido no dia 23 de dezembro pela noiva, enviado pelo seu irmão, a dar-lhe os parabéns.

Theo também terá partilhado a notícia com a mãe. Bailey argumenta que Van Gogh teria sido informado ao mesmo tempo, uma vez que Theo dificilmente teria gostado que o irmão ficasse a saber do casamento por terceiros.

Após o dramático acto, o pintor envolveu a orelha num pedaço de papel e levou-a até um bordel, onde a teria entregue a uma jovem, Gabrielle Berlatier, que desmaiou ao ver o conteúdo do embrulho.

Na manhã seguinte, Gauguin voltou a casa do colega, onde estavam Van Gogh e a polícia.

O artista francês enviou então um telegrama a Theo, que pegou o comboio nocturno para Arlen e passou o Natal com o irmão no hospital.

Theo e Johanna casaram-se no ano seguinte.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estado recebeu 671 milhões do Banco de Portugal em 2020

Em ano de pandemia, o Banco de Portugal (BdP) deu 671 milhões de euros em dividendos ao Estado, segundo os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo supervisor da banca. No Relatório do Conselho de Administração de 2020, …

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …