O sistema de saúde espanhol está a ser alvo de vários ataques informáticos que têm como objetivo “quebrar todo o sistema informático” da saúde, denunciam as autoridades esta segunda-feira.
O Ministério da Administração Interna espanhol alerta que estão a ser enviados e-mails para as caixas de correio eletrónico de vários profissionais de saúde com vírus informáticos e mensagens falsas. Estas ações têm o objetivo de “provocar o medo e o pânico na população”, dizem as autoridades citadas pelo jornal El Mundo.
Segundo o Observador, foram identificadas mais de 200 mensagens que aludiam à população que fosse rapidamente comprar mantimentos porque o Governo planeava endurecer as medidas restritivas de circulação dos espanhóis. Todavia, as mensagens partilhadas, que incluíam áudios, eram falsas.
Além disso, alguns e-mails tentavam “sacar” as palavras-passe que os profissionais de saúde utilizam para aceder aos serviços informáticos essenciais.
As autoridades espanholas mostram-se principalmente preocupadas com o “vírus [informático] muito perigoso e malicioso” que anda a circular e que tenta interromper o funcionamento dos servidores dos hospitais.
“Tenham cuidado na hora de abrir mensagens eletrónicas”, denunciou Jose Ángel González, da Polícia Nacional, que reporta que o vírus procura “aceder aos nossos sistemas, infetar os nossos computadores e obter acesso a todas as nossas palavras-chave e informações pessoais”.