Última semana foi a pior em número de mortes por covid-19 (mas a que começa hoje pode ser ainda mais fatal)

Pela sexta semana consecutiva, Portugal registou um novo máximo de mortes provocadas pela pandemia. Especialistas apontam pico de mortes da segunda vaga para a semana que começa hoje.

De acordo com a Sábado, Portugal registou, pela sexta semana, consecutiva, um novo máximo de vítimas mortais por covid-19 numa semana. Desde a passada segunda-feira e até este domingo (dia 6 de dezembro) foram registadas 536 vítimas da pandemia, numa média de 77 óbitos por dia.

Para a passada semana se ter tornado a mais mortal de sempre contribuiu, e muito, o último domingo, em que foram registadas 87 mortes por covid-19, tornando este o segundo dia mais mortal da pandemia em Portugal.

O país não registava tantas mortes provocadas pelo novo coronavírus há três semanas, quando no dia 16 de novembro foi registado o máximo de 91 mortes provocadas pela covid-19 num dia.

O máximo de óbitos na sequência do vírus numa semana até novembro tinha sido registado em meados de abril. Foram 212 as vítimas da pandemia na semana que terminou a 19 de abril.

Desde o início de novembro e nas últimas seis semanas, esse máximo foi sempre ultrapassado. A última semana de outubro e que terminou a 1 de novembro registou um novo máximo: 228. Depois, o número de mortes por Covid-19 disparou para 352 e depois para 485 em meados de novembro.

Nas últimas três semanas foram registadas mais de 500 mortes por semana, e sempre com médias acima das 70 mortes por Covid-19 por dia.

Na última reunião do Infarmed, especialistas apontaram que esperam que o pico de mortes desta segunda vaga em Portugal aconteça na segunda semana de dezembro, que começa esta segunda-feira, com cerca de 95 a 100 óbitos por dia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EMA aprova uso da vacina da Moderna para jovens entre os 12 e 17 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou, esta sexta-feira, a administração da vacina da Moderna em jovens dos 12 aos 17 anos. Foi aprovada a administração da vacina da Moderna para jovens menores de idade. A …

Dizer que MAI autorizou festejos do Sporting é "delírio"

Esta sexta-feira, no Funchal, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, voltou a distanciar-se do modelo adotado pelo Sporting para os festejos do campeonato. Os festejos do Sporting, do passado dia 11 de maio, não cumpriram …

"Não tem emenda." PSD e Bloco de Esquerda criticam relatório do Novo Banco

O Bloco de Esquerda defende que a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, tem uma "parcialidade evidente" a favor do Governo. O PSD diz que "não …

Frederico Morais falha Jogos Olímpicos. Testou positivo à covid-19

O português Frederico Morais vai falhar a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por estar infetado pelo novo coronavírus, informou esta sexta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP). O surfista natural de Cascais, de 29 …

Governo propõe que todas as freguesias possam ter pelo menos um autarca a meio tempo

O Governo aprovou uma proposta para que todas as freguesias do país possam ter um autarca a meio tempo independentemente da sua dimensão, anunciou esta sexta-feira a ministra da Modernização do Estado, que tutela as …

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …