Última semana foi a pior em número de mortes por covid-19 (mas a que começa hoje pode ser ainda mais fatal)

Pela sexta semana consecutiva, Portugal registou um novo máximo de mortes provocadas pela pandemia. Especialistas apontam pico de mortes da segunda vaga para a semana que começa hoje.

De acordo com a Sábado, Portugal registou, pela sexta semana, consecutiva, um novo máximo de vítimas mortais por covid-19 numa semana. Desde a passada segunda-feira e até este domingo (dia 6 de dezembro) foram registadas 536 vítimas da pandemia, numa média de 77 óbitos por dia.

Para a passada semana se ter tornado a mais mortal de sempre contribuiu, e muito, o último domingo, em que foram registadas 87 mortes por covid-19, tornando este o segundo dia mais mortal da pandemia em Portugal.

O país não registava tantas mortes provocadas pelo novo coronavírus há três semanas, quando no dia 16 de novembro foi registado o máximo de 91 mortes provocadas pela covid-19 num dia.

O máximo de óbitos na sequência do vírus numa semana até novembro tinha sido registado em meados de abril. Foram 212 as vítimas da pandemia na semana que terminou a 19 de abril.

Desde o início de novembro e nas últimas seis semanas, esse máximo foi sempre ultrapassado. A última semana de outubro e que terminou a 1 de novembro registou um novo máximo: 228. Depois, o número de mortes por Covid-19 disparou para 352 e depois para 485 em meados de novembro.

Nas últimas três semanas foram registadas mais de 500 mortes por semana, e sempre com médias acima das 70 mortes por Covid-19 por dia.

Na última reunião do Infarmed, especialistas apontaram que esperam que o pico de mortes desta segunda vaga em Portugal aconteça na segunda semana de dezembro, que começa esta segunda-feira, com cerca de 95 a 100 óbitos por dia.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Golden Boy: Nuno Mendes é o único português entre os finalistas

Havia três portugueses na lista anterior mas, nos 20 finalistas, o jovem do PSG é o único representante de Portugal. Nome do vencedor será divulgado em Dezembro. O jornal Tuttosport indicou quais são os 20 futebolistas …

"Profundamente chocante". Deputado britânico morre após ser esfaqueado em encontro com eleitores

Um deputado do Partido Conservador morreu depois de ter sido esfaqueado várias vezes, esta sexta-feira, durante um encontro com eleitores em Leigh-on-Sea, no sudeste de Inglaterra. David Amess, de 69 anos, representante do círculo eleitoral de …

"Já chega de drama". Costa sublinha que cenário de eleições antecipadas “seria irracional”

O primeiro-ministro falou aos jornalistas esta sexta-feira e garantiu que o Governo cumpriu a sua função: entregar uma proposta de Orçamento de Estado. O que se segue é a negocição. António Costa referiu, depois de visitar …

Erro em laboratório britânico poderá ter provocado 43 mil falsos negativos

Cerca de 43 mil pessoas poderão ter sido informadas erradamente de que não sofriam de covid-19 devido a problemas num laboratório privado no Reino Unido, anunciaram esta sexta-feira as autoridades de saúde britânicas. O Departamento de …

Rio anuncia voto contra o Orçamento para 2022 - e dá 50% de hipóteses de crise política

O Presidente da República recebe esta sexta-feira, em audiência em Belém, os partidos com assento parlamentar no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano. O primeiro partido a ser ouvido foi o PSD. O …

Raphinha, ex-Sporting e Vitória, é a nova figura da selecção brasileira

Brasil goleou o Uruguai e Raphinha marcou dois golos em Manaus: "Esta noite poderia nunca acabar". O Brasil voltou às vitórias, na qualificação para a fase final do Mundial 2022. Depois do (único) deslize, no empate …

Portugal regista mais 766 novos casos e sete mortes. País está perto da zona "laranja" da matriz de risco

Portugal registou nesta quinta-feira sete mortes devido à covid-19 e 766 novas infeções pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta sexta-feira. O boletim epidemiológico desta sexta-feira indica ainda …

Leão diz que despesa de 1,8 mil milhões com CP não tem de ser negociada com Bruxelas

O ministro das Finanças considerou hoje que não será necessário negociar com Bruxelas a despesa excecional de 1.815 milhões de euros com a CP pois o objetivo é enquadrar a medida dentro das regras de …

Obra de Banksy que se autodestruiu vendida por valor recorde de 21,8 milhões

A obra do artista britânico, que há três anos se autodestruiu parcialmente depois de ter sido vendida por 1,2 milhões de euros, foi vendida, esta quinta-feira, por 21,8 milhões. Em 2018, "Girl With Balloon", que mostrava …

Seis prioridades para o Newcastle, se quiser ser o novo Manchester City

Lista elaborada por quem tratou da "revolução" em Manchester, a partir de 2008. O Newcastle United tem dinheiro mas (ainda) não tem uma grande equipa, nem é visto como um grande clube europeu. Os milhões de libras …