Última semana foi a pior em número de mortes por covid-19 (mas a que começa hoje pode ser ainda mais fatal)

Pela sexta semana consecutiva, Portugal registou um novo máximo de mortes provocadas pela pandemia. Especialistas apontam pico de mortes da segunda vaga para a semana que começa hoje.

De acordo com a Sábado, Portugal registou, pela sexta semana, consecutiva, um novo máximo de vítimas mortais por covid-19 numa semana. Desde a passada segunda-feira e até este domingo (dia 6 de dezembro) foram registadas 536 vítimas da pandemia, numa média de 77 óbitos por dia.

Para a passada semana se ter tornado a mais mortal de sempre contribuiu, e muito, o último domingo, em que foram registadas 87 mortes por covid-19, tornando este o segundo dia mais mortal da pandemia em Portugal.

O país não registava tantas mortes provocadas pelo novo coronavírus há três semanas, quando no dia 16 de novembro foi registado o máximo de 91 mortes provocadas pela covid-19 num dia.

O máximo de óbitos na sequência do vírus numa semana até novembro tinha sido registado em meados de abril. Foram 212 as vítimas da pandemia na semana que terminou a 19 de abril.

Desde o início de novembro e nas últimas seis semanas, esse máximo foi sempre ultrapassado. A última semana de outubro e que terminou a 1 de novembro registou um novo máximo: 228. Depois, o número de mortes por Covid-19 disparou para 352 e depois para 485 em meados de novembro.

Nas últimas três semanas foram registadas mais de 500 mortes por semana, e sempre com médias acima das 70 mortes por Covid-19 por dia.

Na última reunião do Infarmed, especialistas apontaram que esperam que o pico de mortes desta segunda vaga em Portugal aconteça na segunda semana de dezembro, que começa esta segunda-feira, com cerca de 95 a 100 óbitos por dia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …

"Não somos heróis". Há quartéis que podem fechar se não houver vacinas para os bombeiros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse que se o número de bombeiros infetados com covid-19 continuar a este ritmo muitos quartéis podem ter de encerrar. "As carrinhas de transporte de …

Mayan ouve lesados da pandemia e diz que "limitações têm de vir acompanhadas do cheque"

Tiago Mayan Gonçalves ouviu as lamentações de uma série de empresários algarvios afetados pela pandemia. O candidato aponta o dedo ao Governo, argumentando que "limitações severas têm de vir acompanhadas do cheque". Esta segunda-feira, Tiago Mayan …