/

Pintura de Monet comprada por valor recorde de 99 milhões de euros

Sotheby's

Quadro da série Meules, pintado por Claude Monet.

Uma pintura de Claude Monet foi vendida, em leilão, por 99 milhões de euros. Este é um recorde de venda de uma obra do artista alcançado num leilão e uma das dez mais caras de sempre.

Uma pintura da série “Meules” do pintor francês Claude Monet foi adquirida, esta terça-feira, em Nova Iorque por 110,7 milhões de dólares (99 milhões de euros) num leilão organizado pela Sotheby’s.

Este é um recorde de venda de uma obra do artista alcançado num leilão e uma das dez vendas mais caras de sempre. O preço já inclui comissão e taxas.

A tela de 72 por 92 centímetros é parte de uma série pintada por Monet durante o inverno de 1890-1891 em sua casa, em Giverny, na Normandia. Um outro foi vendido em novembro de 2016 pela leiloeira Christie’s, também em Nova Iorque por 81,4 milhões de dólares.

O exemplar é um dos poucos da série “Almiares”, de Monet, que foram colocados em leilão neste século e que ainda é propriedade privada — das 25 obras, 17 estão em instituições públicas, como o Museu Metropolitano de Arte (Nova Iorque), Museu de Orsay (Paris), e o Instituto de Arte (Chicago).

O proprietário que colocou a pintura à venda, um colecionador anónimo, adquiriu-a em 1986 num leilão da Christie’s por apenas 2,5 milhões de dólares. O recorde anterior de venda de uma pintura de Monet foi em maio de 2018. “Nenúfares em flor” foi adquirido por 84,6 milhões de dólares.

Outro protagonista do leilão desta terça-feira foi “Femme au chien”, de Pablo Picasso, cujo valor foi estimado entre 22 milhões e 26 milhões de euros, e que acabou por ser vendido por 49 milhões de euros.

Pintado em 1962, o trabalho é um retrato de seu cão Kaboul e a sua segunda esposa, Jacqueline Roque, com quem foi casado até à sua morte, em 1973. Este é o trabalho de Picasso, depois de 1960, que alcançou o maior preço em leilão.

  ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE