Há já três candidatos à presidência do FC Porto nas próximas eleições. Se até agora Pinto da Costa era um nome incontornável no clube, o seu longo reinado está agora a entrar em decadência.

Nuno Lobo é o nome mais recente a candidatar-se às próximas eleições presidenciais no FC Porto. O empresário de 50 anos anunciou a sua candidatura, mas realça que desiste caso Pinto da Costa altera a sua equipa diretiva.

“Sou candidato, mas poderei ponderar uma eventual retirada da candidatura caso a do presidente Pinto da Costa se apresente com alterações na equipa diretiva que me agradem. Caso contrário, vou mesmo a votos”, disse Lobo, em declarações ao jornal O JOGO.

José Martins Soares também anunciou que se vai candidatar novamente à presidência do FC Porto em abril deste ano, depois das tentativas contra Pinto da Costa em 1988 e 1991. O médico e empresário junta-se a José Fernando Rio, jurista e comentador do Porto Canal que também confirmou estar na corrida para a liderança do clube azul-e-branco.

“Pinto da Costa começa a deixar de ser intocável. Foi um grande presidente, mas, neste momento, deveria sair em grande. Não devia sair empurrado, porque vai levar o FC Porto para uma situação idêntica à do Sporting, com muitos candidatos”, atirou Martins Soares.

José Fernando Rio, por sua vez, diz que se candidata porque o clube “precisa de uma mudança na liderança, o que é óbvio para toda a gente, de virar a página e de se modernizar, de alguém que o saiba liderar com contas saudáveis para o futuro”.

O comentador considera ainda que são precisas novas pessoas e novas ideias. “Todos percebem que há uma perda de competitividade por parte do FC Porto. Amo o FC Porto e estou a dar a cara“, disse.

O antigo presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários João Rafael Koehler também teceu algumas críticas ao presidente portista, alertando para a preocupante situação financeira do clube.

“Se enquanto administrador de uma empresa apresentasse contas deste calibre, demitia-me. € 51,8 milhões de prejuízo no primeiro semestre da época é grave, mas ainda me angustia mais não vislumbrar na atual administração um sinal de mudança de política de gestão ou uma receita alternativa para inverter os crónicos exercícios negativos”, disse, citado pela Tribuna Expresso.

“A única explicação é má prática de gestão financeira e desportiva. Este tipo de gestão é uma insanidade”, acrescentou.

O empresário nortenho, de acordo com o jornal A BOLA, também tem sido pressionado a apresentar candidatura nas próximas eleições no Dragão. Embora, numa primeira fase, tenha rejeitado essa possibilidade, a ideia de se candidatar ao lugar começa a ganhar novamente força.

“Sempre que o FC Porto vendeu um jogador cerca de 41 por cento do dinheiro se tenha perdido em comissões e outros custos. É uma coisa que não existe em lado nenhum do mundo. É uma coisa impossível de se aceitar. É hora de dizer basta e de Pinto da Costa e os administradores se explicarem”, disparou.

A SAD do FC Porto apresentou um resultado líquido consolidado negativo de 51,854 milhões de euros no primeiro semestre da época desportiva 2019/20, justificado pela qualificação falhada para a Liga dos Campeões de futebol.

“Apesar da inevitável redução das receitas obtidas pela participação nas provas europeias, devido aos montantes significativamente inferiores atribuídos pela Liga Europa, a administração da FC Porto – Futebol, SAD tomou a opção de não vender, neste mercado de transferências de janeiro, jogadores que pudessem pôr em risco a competitividade da equipa”, lê-se no relatório e contas do FC Porto.

Para além da situação económica, o FC Porto de Pinto da Costa também tem falhado a nível desportivo. Apesar de estar na liderança do campeonato, após uma recuperação hérculea de nove pontos, a ausência da Liga dos Campeões nesta temporada deixou o orgulho ferido aos adeptos. A fraca participação na Liga Europa apenas veio agravar ainda mais o problema.

Jorge Nuno Pinto da Costa está na liderança do FC Porto há 37 anos e é o presidente que ganhou mais títulos à frente de um clube de futebol.

Daniel Costa DC, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. os dirigentes dos clubes sabem é vender jogares e comprar tudo pela porta dos fundos. Dinheiro grande parte vai p/ o bolso dos dirigentes dos clubes e agentes. Isto já é feito décadas atras de décadas chega-se ao fim é tudo e todos iguais- são como os politicos.

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …