Pinto da Costa diz que Passos Coelho e Cavaco Silva lhe foram ao bolso

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

Pinto da Costa diz que foi “prejudicado com a falência do BES” em “números significativos” e culpa Cavaco Silva e Passos Coelho por isso. O presidente do FC Porto refere que se sente “vigarizado” pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro.

Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa assume que adquiriu acções do BES depois das garantias dadas por Passos Coelho e Cavaco Silva quanto à boa saúde do Banco, isto antes do descalabro que culminou com a sua falência.

“Em 50 anos que joguei na bolsa, nunca tive uma acção do BES. Vi as acções descer e ouvi o primeiro-ministro dizer que o BES era um banco seguro, que tinha uma almofada para pagar o dobro das dívidas que tinha e ouvi o Presidente da República a dizer o mesmo. Eu, que confiava no que eles diziam, pela primeira vez, e como muita gente, fui comprar acções do BES”, relata Pinto da Costa.

No seguimento da queda do Banco, o presidente dos dragões constata que foi “prejudicado com a falência do BES”, “não em números astronómicos mas em números significativos” para o seu saldo de rendimentos.

“Senti-me vigarizado, não foi enganado, porque foram-me ao bolso”, afiança ainda Pinto da Costa, realçando que não faz “ideia se o Presidente da República e o primeiro-ministro vão indemnizar os que enganaram ou não”.

O presidente do FC Porto refere também na mesma entrevista que o clube mantém “a mesma colaboração” com o Novo Banco, o chamado “banco bom” que sucedeu ao BES, o “banco mau”.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Deixa lá, já não demora muito a ires para o jardim das tabuletas. Deves pensar que levas algum contigo, não? A brasileira chupa-te o dinheiro sem dares por nada…

  2. Este cândido e exemplar cidadão, que preza o bem estar da sociedade, e cuja reputação e popularidade assenta numa enorme benemerência – frutas, relógios, viagens, 500inhos outros brindes a uns moços que se divertem a correr na erva e a soprar no apito – não deve saber que a sua exacerbada e compulsiva magnanimidade, foi causa involuntária de prejuízo em instituições congéneres – sediadas na “mouraria – e de igual relevância desportiva e social.
    Este cavaleiro romântico, qual paladino em luta por nobres causas, sempre foi protagonista incansável, quer nas manhãs de frio, quer no calor da noite, a impor as suas regras, controlando a tudo e a todos, como um polvo de boa vontade, sedento de distribuir conforto por todos os que se lhe põe a jeito.
    Durante pelo menos três décadas, esse desenfreado altruísmo granjeou-lhe reconhecimento e canecos, um pouco por todo o lado e fez crer que em consonância com a inépcia política – a quem agora acusa – valia tudo para levar conforto à vida e “aliviar” as posses dos cidadãos.
    Semeando a crença de que o importante é ter a fruta na mão, mesmo que a posse resulte de apropriação imerecida, essa crença passou a doutrina e virou apostolado, fazendo seguidores sobretudo em indivíduos mais propensos à acefalia consentida o que acabou por lhe valer o título de Papa.
    É uma pena, e daqui lhe manifesto a mais profunda solidariedade, pois na sua inocência de homem bom e puro, é mais um cidadão que na sua inata ingenuidade se vê enganado pelos políticos, que no domingo esperam o seu voto!!
    Duas questões se põe:
    1) Porque é que sua santidade não envia o Bobby ou o Tareco a recuperarem os pertences que lhe foram surripiados por aquelas figuras políticas a quem aponta o dedo?
    2) Se este é amigo pessoal do ex PM, que por sua vez tinha uma relação muito próxima com o dono do BES, então porque raio não se encontram todos e resolvem as coisa entre si como verdadeiros e exemplares cavalheiros?!
    Desculpem, esqueci que os outros dois passam o tempo em casa num retiro para descanso e meditação ascética…

  3. Pois em vez de “salvarem” os bancos, porque não salvam AS PESSOAS antes!?!?!
    Cambada de vigaristas sim! Deviam ir TODOS PRESOS! Pagar pelo que fizeram! Enganaram as pessoas e saem impunes?!

  4. Ha muito tempo que conheco Pinto da Costa . E um Homem vertical e chama as coisas pelo seu nome ….O PORTO e o seu clube FCP e grande , gracas ao seu espirito ambicioso e empreendedor . Por favor , nao lhe pecam , para votar na coligacao …..Saude , para si e toda a sua familia …….

  5. Caro Sr,Pinto da Costa sou portista e como tal com respeito pelo Sr.
    Mas sinceramente há tanto tempo que foi prejudicado? e só agora junto
    das eleições é que sentiu que lhe foram ao bolso?,sempre o conheci politico
    mas não interveniente,será que agora já mudou como os Freitas e outros?.

  6. Então está explicado o porquê das visitas feitas a Sócrates! Deve ser para ver se esse seu amigo lhe ensina como se conseguem amigos que devolvam o dinheiro investido a este seu amigo! Em vez de se meter em “políticas” podia era pensar o que fazer ao seu treinador que semana após semana só faz porcaria…

  7. AO BOLSO DOS PORTISTAS VAI VOCÊ QUASE TODOS OS DIAS, COM AS COMISSÕES E AS MORDOMIAS QUE TEM NO CLUBE. ANDAVA TÃO BEM CALADO, ABRIU A BOCA E É SÓ ASNEIRAS. A IDADE NÃO PERDOA, ESTÁ A FICAR MUITO PERTO DA SENILIDADE. JÁ HOJE NA ENTREVISTA À REVISTA DRAGÕES SÓ DIZ ASNEIRAS. ESTÁ NA ALTURA DE SE IR EMBORA.

  8. Sr PINTO DA COSTA o ser-se directo, pôr o nome aos “BOIS” sem ofensa aos mesmos é um PECADO! Se o Sr. andasse na 2ªcircular e usasse a PORTA 18 e fosse amigs do SISTEMA e do SALAZARISMO teria boa imprensa assim tem contra si os boifiqusitas todos e os jornaleiros ( Abola; Record; TVI´s; Correio da manha; SIC´s; CMTV; etc tec etc…..)
    Em Portugal a CORRUPÇÃO está protegido pelo manto PROTECTOR do CENTRALISMO. São sempre os mesmos e o POVINHO embarca!!!
    Por FAVOR continue até aos ultimos dos seus dias ( que MUITOS dos INVEJOSOS desejam seja breve por INVEJA e Burrice falando sempre no facto de gostar e ter mulheres Lindas em vez de ser Larilas….que eles preferem………)a chamar os BOIS pelos seus nomes…………….OBRIGADO !
    Não se esqueça que os CÃES danados LADRAM e a caravana passa!!!

RESPONDER

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …