Preço do petróleo atinge máximos de quatro anos. PIB pode derrapar

O preço do petróleo superou ontem a fasquia dos 80 dólares, o valor mais alto dos últimos quatro anos. A subida pode não ficar por aqui.

Só nos últimos 12 meses, o petróleo valorizou cerca de 40% e em 2016 chegou a ser negociado abaixo dos 30 dólares. Desde essa altura que o preço tem subido a pique.

Atualmente, existem muitas entidades do setor petrolífero, entre as quais a Trafigura e a Mercuria, a apostar que o valor do petróleo irá superar os 100 dólares já no início do próximo ano.

Segundo o DN, que cita agências internacionais, os responsáveis por estas entidades afirmaram que as sanções ao petróleo do Irão tornaram a escalada de preços muito provável, admitindo ainda que o valor possa chegar aos 90 dólares no Natal e aos 100 no inicio do próximo ano.

“Estamos à beira de uma instabilidade significativa no quarto trimestre deste ano porque, dependendo da severidade e da duração das sanções ao Irão, o mercado não consegue ter uma resposta adequada do lado da oferta para o desaparecimento de dois milhões de barris diários”, afirmou Daniel Jaeggi, presidente da Mercuria.

Para além das petrolíferas, também bancos de investimento como o Bank of America, indicaram que 2019 será um ano de petróleo caro, estimando cotações acima dos 100 dólares.

A continuação da escalada na subida de preços tem, segundo os analistas, Donald Trump como um dos grandes culpados. Para os analistas, a reintrodução de sanções ao Irão, o quinto maior produtor mundial, fez os preços disparar.

Contudo, o presidente dos Estados Unidos deseja compensar o efeito das limitações impostas ao Irão nos preços.

Antes da reunião deste fim-de-semana entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e de outros produtores, Donald Trump utilizou o Twitter para avisar que, caso os preços não diminuíssem, os Estados Unidos da América deixariam de garantir a segurança dos países do Médio Oriente.

A pressão do Presidente americano não é uma novidade. Em abril, Donald Trump conseguiu que a Arábia Saudita produzisse mais petróleo depois de, através do Twitter, falar em “preços artificialmente elevados“.

Porém, desta vez a estratégia não surtiu efeito. Riade e os outros produtores não se mostraram disponíveis para aumentar a produção e conter a subida dos preços. Segundo o DN, Khalid al-Falih, ministro saudita da Energia, afirmou que “não influencia os preços” e que o mercado está “adequadamente abastecido”.

No mercado petrolífero, os investidores especulam que esta reação do ministro da Arábia Saudita, demonstra que a OPEP está sem capacidade para aumentar a produção de petróleo a curto prazo.

Por sua vez, a especulação dos investidores levou a que, na bolsa de valores de Wall Street, as apostas na continuação da subida de preços aumentassem mais de 40% nas últimas semanas.

“Continua a ser uma questão em aberto saber quantos mais barris a OPEP e a Rússia podem adicionar ao mercado no curto prazo”, contaram os analistas do RBC Capital Markets num relatório.

Efeitos em Portugal

Economias que importem petróleo – como é o caso de Portugal – podem ser afetadas em grande escala com o aumento exponencial do preço do petróleo. Caso o mercado não tenha capacidade de resposta para enfrentar uma maior procura, isso originará choques na oferta e subidas dos preços.

No Orçamento de Estado português para este ano, o governo de António Costa tem estimado um preço médio de 54,80 dólares para o petróleo e realça que, caso a cotação seja superior a 20% à estimada, o PIB português perderá 0,1 pontos percentuais e a balança comercial iria ressentir-se.

Neste momento, a cotação média anual para o petróleo está cifrada nos 72 dólares, mais de 30% acima da estimativa do governo socialista.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Deviam era começar a dar incentivos para as pessoas começarem a mudar para carros elétricos…
    Os governos só não mudam de paradigma porque não querem. Deixem-se de conversas da treta, se quisessem mesmo lutar contras as alterações climáticas antropogénicas, como querem demonstrar estar a fazer,esta era uma das primeiras coisas que fariam!Seja contra quem fosse, o bem do planeta em primeiro lugar. Mas não… a ganância fala sempre mais alto.

RESPONDER

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …