O céu, o inferno e o “pesadelo depois do Natal”. Portugal em destaque no El País

Mário Cruz / Lusa

Dezenas de ambulâncias com pacientes aguardam no exterior do Hospital de Santa Maria em Lisboa para deixar os doentes na urgência hospitalar.

A pandemia em Portugal está em destaque no jornal espanhol El País, que apontou o relaxamento das medidas no Natal como o principal culpado do agravamento da situação.

Portugal continua a fazer correr muita tinta pela imprensa estrangeira, mas não pelas melhores razões. Os efeitos devastadores da pandemia de covid-19 em Portugal já foram destacados em várias publicações, desde a CNN ao New York Times. Um especialista britânico também pintou um retrato da situação que Portugal atravessa, explicando por que estamos a ser atingidos tão brutalmente por este inimigo invisível.

Agora é a vez do El País, em Espanha, destacar os efeitos da pandemia cá, num artigo intitulado “Portugal, pesadelo depois do Natal”. Como o próprio nome indica, o El País também considera que as festividades natalícias provocaram o descalabro no controlo do novo coronavírus.

“O país que deu o exemplo na luta contra o vírus está na vanguarda mundial em vítimas depois de festividades quase sem restrições”, lê-se no artigo.

O jornal espanhol esteve junto à fronteira, em Vila Nova de Cerveira, onde visitou um lar que inicialmente conseguiu não registar nenhuma infeção e, agora, todos os seus utentes e funcionários infetados.

“A palavra ‘milagre’ foi a pior que podíamos usar porque foi alcançada com trabalho”, disse Aurora Viães, vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

“Os dados são pavorosos”, escreve a jornalista espanhola Sonia Vizoso. Metade das mortes por covid-19 em Portugal ocorreu em janeiro e a incidência por 100 mil habitantes em 14 dias atinge números sem precedentes: 1.438. No que toca ao número de mortes por 100 mil habitantes, Portugal também é o indesejado líder a nível mundial.

As poucas restrições no Natal são apontadas como o principal erro que levou a este panorama. “Salvar o Natal foi um grande erro; sabíamos, mas não esperávamos que fosse desta magnitude”, confessa Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública.

Portugal contabilizou, este sábado, mais 214 mortes e 6.132 casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …