/

Hospitais à beira da rutura e falta de profissionais de saúde. O relato da CNN sobre a pandemia em Portugal

5

As dificuldades que Portugal enfrenta devido à terceira vaga da pandemia de covid-19 foram alvo de destaque na estação de televisão CNN.

Hospitais sobrelotados, filas de ambulâncias, falta de profissionais de saúde. Este é o retrato que a CNN traça do “país com a maior taxa de novos casos e de mortes por milhão de habitantes”.

Numa reportagem com cerca de quatro minutos, onde é referida a dificuldade dos hospitais em “acompanhar o fardo” provocado pelo número de casos, a equipa de reportagem daquela estação televisiva visitou a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Cascais.

A repórter da CNN Isa Soares conta que as autoridades portuguesas falam de “escassez de espaço nos hospitais”, que estão já perto da rutura.

Para um país que dominou a primeira vaga de covid-19, isto é uma visão alarmante”, diz Elisa Soares, referindo-se de seguida à falta de profissionais de saúde que se faz sentir.

“Gostava de ter um enfermeiro para cada seis pacientes, mas na maioria das vezes tenho um para cada oito”, conta Dulce Gonçalves, enfermeira-chefe do Hospital de Cascais, acrescentando que não tem “palavras para descrever” aquilo que se vive no país.

O diretor-clínico, Nuno Côrte-Real, explica: “Os hospitais estão sobrecarregados e o hospital de Cascais não é exceção”.

Gustavo Carona, o médico intensivista do Hospital Pedro Hispano, falou também da falta de profissionais de saúde e disse à CNN que “as pessoas não entendem que há um limite para a nossa capacidade” e que “especialistas não se encontram em máquinas de venda automática”.

A repórter critica depois “as medidas de relaxamento que ocorreram no Natal, que permitiram que as pessoas se juntassem” como possível justificação para o aumento de casos em Portugal e a reportagem termina com um apelo para que as pessoas usem máscara e se mantenham protegidas – para que não acabem, quem sabe, como Portugal.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

5 Comments

    • Nem mais! Em plena pandemia, estados de calamidade e emergência nacionais, um grupo de caminheiros da zona de Torres Vedras, andava nas suas caminhadas em grupo numeroso, grupo esse chefiado por um médico especialista em medicina familiar, só terminando há dias estas caminhadas por terem chegado à conclusão que era perigoso fazerem o que andavam a fazer desde Março do ano passado. Enquanto existir gente desta espécie, nada a fazer…

  1. O caso não está para brincadeiras…
    Para não acabar como Portugal, ou pior, como os EUA, com valas comuns ou camiões cheios de cadáveres a cheirar mal – como a CNN mostrou há algumas semanas em Nova Iorque!
    Tambem convém esclarecer que os EUA vão à frente de Portugal em n° de mortos por milhão de habitantes, com 1340 mortos/milhão contra 1170 mortos/milhão em Portugal.

  2. Portugueses nao usem cabeca nao…. o exemplo dos outros a morrerem nao foi suficiente???

    Meus amigos ao que chegamos….

    Onde esta Salazar, estas perdoa e volta para por esta gente e o pais na linha…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.