Peru reavalia número de mortes por covid-19 e valor quase triplica: de 69 mil para 180 mil

Sergi Rugrand / EPA

O Governo do Peru anunciou que o número de mortos por covid-19 é quase três vezes maior do que a contagem oficial, o que o torna uma das nações mais afetadas pela pandemia.

O Governo do Peru anunciou, esta segunda-feira, que, numa reavaliação ao número de pessoas mortas devido à covid-19 no país, o total subiu de 69 mil para 180 mil, de acordo com dados elaborados por um conselho técnico crido pelo executivo.

“A partir de hoje […] teremos números mais exaustivos que serão de grande utilidade para a gestão da pandemia”, disse, em conferência de imprensa, a primeira-ministra Violeta Bermudez, que citou os números reavaliados por um conselho técnico definido em abril e composto por especialistas independentes e organizações internacionais.

Segundo os dados precisos, o número de mortes por covid-19 no Peru é de 180.764, para uma população de cerca de 32,6 milhões de habitantes, substancialmente maior dos que as informações oficiais mais recentes, que apontavam para 69.342 óbitos.

“O que está a ser dito é que um número significativo de mortes não foi classificado como causadas pela covid-19”, disse o ministro da Saúde peruano, Oscar Ugarte.

O governante acrescentou que os critérios para designar o novo coronavírus como causa de morte foram alterados. Ugarte disse que, antes, apenas aqueles que “tiveram um teste diagnóstico positivo” foram considerados como mortes associadas ao novo coronavírus, tendo, agora, sido incorporados outros critérios.

O novo número de mortes associadas à covid-19 inclui mortes relatadas entre março de 2020 e 22 de maio deste mês. Entre os países latino-americanos, apenas Brasil e México relataram um número maior de mortes associadas ao novo coronavírus. A questão sobre o número de mortos no Peru surgiu logo após o início da pandemia.

As imagens de cemitérios cheios de novas urnas funerárias e hospitais a comprar contentores refrigerados para atuar como necrotérios improvisados sugeriam que a situação era muito pior do que os dados oficiais mostravam.

Ao The New York Times, William Pan, professor de Saúde Ambiental na Duke University, disse que a pandemia destacou a profunda desigualdade e corrupção no Peru. “Muito antes das histórias de escassez de oxigénio na Índia e em Manaus, Iquitos vivenciou essa triste realidade da covid-19”, salientou, referindo-se à maior cidade peruana da Amazónia.

“Milhares de pessoas foram rejeitadas nos hospitais em abril e maio devido à falta de oxigénio, de espaço, de equipas médicas e muito mais”, acrescentou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Iquitos é uma cidade do Peru, capital do departamento Loreto e da província de Maynas. Tem cerca de 465 mil habitantes. Capital da Amazônia Peruana. Wikipédia

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …