Peritos alemães vão usar submarino não tripulado para procurar avião da Malásia

Um grupo de peritos do Instituto Helmholtz de Oceanologia de Kiel, Alemanha, pretende realizar buscas ao avião malaio desaparecido com um minissubmarino não tripulado e espera que esta missão se inicie assim que se encontrem os primeiros vestígios da aeronave.

Segundo a edição da próxima semana na revista Der Spiegel, citada pela agência EFE, o 2Abyss “é um dos três submarinos no mundo com condições para realizar buscas a partir de 3.000 metros de profundidade”.

Os cientistas do Instituto Helmholtz de Oceanologia de Kiel querem colaborar com o instituto norte-americano Woods-Hole, que tem os dois submarinos capazes dessa tarefa.

“Já temos um acordo com os colegas norte-americanos para atuarmos conjuntamente”, indicou à Der Spiegel o diretor do Instituto Helmholtz, Peter Herzig.

GEOMAR.de

O diretor do Instituto Helmholtz, Peter Herzig

O diretor do Instituto Helmholtz, Peter Herzig

Uma operação foi hoje lançada nos oceanos Índico e Austral para encontrar o avião da Malásia Airlines, desaparecido há duas semanas.

Objetos que podem estar ligados ao avião foram detetados por satélites na semana que passou entre a ponta sudoeste da Austrália e a Antártida e alguns deles foram avistados no sábado por uma aeronave civil.

Trata-se de objetos que estão próximos uns dos outros na área de pesquisa australiano, que se estende por uns 36 mil quilómetros quadrados num dos pontos mais inóspitos do planeta, segundo o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott.

“Ainda é cedo para estarmos certos, mas temos sinais muito credíveis e uma esperança crescente de que estamos perto de saber o que aconteceu com o avião”, indicou.

Um comunicado do ministério dos Transportes da Malásia informou hoje que recebeu novas imagens de satélite da França que mostram objetos flutuantes na principal área de pesquisa do avião desaparecido.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …

Gareth Bale está de regresso ao Tottenham

O extremo galês Gareth Bale regressa ao Tottenham num empréstimo válido por uma temporada. Os Spurs também compraram Sergio Reguillon ao Real Madrid. Gareth Bale despediu-se na quinta-feira dos companheiros do Real Madrid, avança a imprensa …

Revelados novos petróglifos neolíticos nas cavernas da "Montanha Alienígena"

Um astrobiólogo e geólogo do Sri Lanka descobriu "petróglifos neolíticos únicos" muito diferentes dos até agora descobertos no Sri Lanka. Estas verdadeiras obras de arte foram esculpidas nas paredes das cavernas na lendária “Montanha Alienígena”. Segundo …

Rio questiona significado de saída de políticos da comissão de honra de Vieira

O presidente do PSD, Rui Rio, questionou esta quinta-feira qual o significado da saída de políticos como o primeiro-ministro da comissão de honra do recandidato a presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Numa publicação na sua …

Contrariada, Jamila Madeira sai do Governo de "consciência tranquila". Fenprof estranha jurista na Educação

A ex-secretária de Estado Jamila Madeira, que se manifestou "surpreendida" com a sua exoneração do Governo, salientou esta quinta-feira que vai continuar na vida política e que sai do executivo com contas positivas no Serviço …

Encontrado urso das cavernas com 22 mil anos intacto em ilha do Ártico (e ainda tem dentes)

Pastores de renas na remota ilha siberiana de Bolshoy Lyakhovsky descobriram o esqueleto inteiro deum  urso da caverna com tecidos moles ainda preservados após 22 mil anos enterrado no solo congelado. A Ilha Bolshoy Lyakhovsky - …

João Ferreira apresenta-se candidato de Abril (e não a “percentagens eleitorais”)

O eurodeputado João Ferreira apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura a Presidente da República pelo PCP em nome dos “valores de Abril” como um “espaço de convergência” e recusou fixar metas ou percentagens para as …