Assessor de Trump acusa Pequim de usar passageiros de aviões para espalhar o vírus

mission / Flickr

Peter Navarro, consultor da Casa Branca

Peter Navarro acusou a China de esconder o vírus durante dois meses e de enviar “centenas de milhares de chineses em aviões para Milão, Nova Iorque e o resto do mundo para semeá-lo”.

Em declarações à ABC, citadas pelo Jornal Económico, o consultor da Casa Branca Peter Navarro acusou a China de enviar passageiros de companhias aéreas para espalhar o novo coronavírus por todo o mundo.

“O vírus foi gerado na província de Wuhan, o paciente zero foi em novembro. Os chineses, por trás do escudo da Organização Mundial da Saúde, esconderam o vírus durante dois meses e depois enviaram centenas de milhares de chineses em aviões para Milão, Nova Iorque e o resto do mundo para semeá-lo”, afirmou.

“Eles poderiam ter mantido [o vírus] em Wuhan. Em vez disso, tornou-se uma pandemia. É por isso que digo que os chineses fizeram isto com os americanos e eles são responsáveis”, acrescentou Navarro.

Os Estados Unidos estão empenhados em culpar a China pela pandemia. Já na semana passada, o secretário de Estado Michael Pompeo disse que Pequim encobriu as origens do vírus.

No entanto, na última quinta-feira, Donald Trump afirmou que, embora ainda suspeite de que o surto possa estar ligado ao laboratório de virologia de Wuhan, é improvável que os chineses tenham deliberadamente desencadeado este vírus. “Acho que é mais provável que tenha ficado fora de controlo”, sublinhou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “Isto traz agua no bico” Os Americanos foram brincando com a situação… Basta observar as sucessivas declarações de Trum… “Os Chineses vão fazendo, bem, o seu trabalho e arrumando a sua casa!” A Guerra Económica entre os USA e CHINA já vem detrás…Os Americanos querem ficar sempre por cima! Mesmo nas coisas mais simples…Só que!”Isto é caso sério”… “Antes de falarem dos outros Países ou Estados autónomos, olhem para dentro e procurem resolver esta e outras crises! Em crises como esta, o dinheiro, a riqueza, a Economia, não são tudo…” Há mais vida para lá dos USA!

  2. Os USA…vem abertamente de declarar estado de guerra Biológica com impacto Mundial, de parte da China. Países que ganham protagonismo a custa de montes de cadáveres !…..Tudo isto em nome da Santa Economia Mundial !

  3. Acredito na noticia porque é sabido que a China fechou as fronteiras de Wuhan com o resto da China e deixou abertas as fronteiras terrestres e aéreas com o resto do mundo.
    Não há coincidência…

    • A sério? Deixou abertas as fronteiras de Wuhan com o resto do mundo? A tua memória é tão curta que nem te recordas que quando se pretendeu tirar de lá os portugueses foi um problema? Para saírem de Wuhan para Portugal, foi necessária uma autorização especial do governo chinês. E só saía que não estivesse infectado.

      • Então, Escalabitano, sabe explicar como na China apenas foi um gripezinho e no resto do mundo entrou em pandemia? Na minha opinião modesta, há duas razões que este tipo de problema sempre vem da China:
        1º a cultura chinesa é completamente diferente da nossa. Chineses são autorizados pelos deuses de comer tudo que existe comestível na face da terra e a mesma religião atribui poderes de toda espécie a muitos produtos naturais. Assim, eles comem cão e tudo mais. Porquinhos são também animais de estimação extraordinários e aquí come-se até os bebes com uma cebola na boca.
        2º Perder a face é a coisa mais horrível que pode acontecer a um chinês. Também aos Russos e aos Japoneses, e se um Português é ultrapassado no transito, mas aquí é sobre chineses. Quando mais um virus era encontrado, a hierarquia piramidal fez o seu trabalho, abafar na base, para não ser responsabilizado. É como dar as culpas ao varredor de rua, só que aí já sabem como é.
        Moral: Não aponta o dedo demasiadamente rápido. Os povos das americas tambem ficaram com doenças novas. É quando as culturas se misturam

    • No teu caso, não há coincidência; é mesmo um caso clássico de ignorância!…
      Gostávamos todos de perceber como Wuhan “fechou as fronteiras de Wuhan com o resto da China” mas conseguiu deixar “abertas as fronteiras terrestres e aéreas com o resto do mundo”!!
      Então Wuhan deixou as fronteiras terrestres abertas para o resto do mundo enquanto as fechou para o resto da China??
      Milagre!…

      • Eu… liberta-te do complexo e pensa antes de escrever.
        Lembraste, no inicio da pandemia as manchas vermelhas de alastramento da doença na China. Cobriam 2/3 do território. E só tiveram o numero de infectados que reportam oficialmente?
        Só tu é que acreditas e qualquer dia estás aí a dizer que foram os americanos que, numa acção de filme de série B, foram libertar o vírus em Wuhan… Santo complexo de esquerda.

        • O quê?!
          Tu, além de um problema grave de interpretação, tens um complexo qualquer muito estranho!…
          Achas mesmo que eu acredito minimamente nos chinocas??
          Só mesmo um anjinho para levar a sério a propaganda oficial da ditadura chinesa!…
          Este assessor do Trampa tem jeito para a ficção e por isso até ficava bem junto com as autoridades chinocas!…
          .
          Mas eu gostava era de perceber como se fecham as fronteiras terrestres com o resto da China, mantendo-as abertas para o estrangeiro – numa região que fica “no meio” da China!!
          Fenómenos destes não se veem todos os dias….

  4. Que o mal vem da China, isso vem, qual o grau de culpabilidade, jamais se saberá, basta vir de um regime comunista; que o mundo a partir de agora olhe para a China de outra forma, parece-me lógico, pois as centenas de milhares de vida perdidas e a catástrofe económica mundial que poderá levar a milhões de mortes, não é caso para brincadeiras. Talvez seja aconselhável aos chineses um pouco de contenção, meditação e menos deslumbramento para não descarrilarem por completo, mas para isso também é necessário que a moda de se porem de cocaras perante os chineses tem que acabar, sobretudo a Europa com idade e maturidade suficiente para ter outro comportamento diferente do até aqui.

  5. Atenção o problema não são os chineses.
    O problema é o governo que esconde tudo o que pode incriminar e não hesita em por em causa tanto o seu povo como os outros Países.
    Assim, segundo noticiários que se podem ver nas várias nas várias estações de televisão, a noticia eram os pedidos do presidente Chinês para que os países não fechassem a entrada a cidadãos chineses.
    Pedidos estes ainda feitos até ao fim de mês de Fevereiro.
    Há também saber explicar como desapareceram 21.000.000 números de telefone da China durante a pandemia…

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …