/

Pentágono divulga vídeo da operação que matou o líder do Estado Islâmico

7

O Pentágono publicou esta quarta-feira as primeiras imagens da operação militar que causou a morte do líder do grupo terrorista Daesh, Abu Bakr Al-Baghdadi, cujo corpo foi sepultado no mar.

O Comando Central das Forças Armadas publicou vários vídeos com imagens da operação levada a cabo pelas forças especiais no último fim de semana e que culminou com a morte de Abu Bakr Al-Baghdadi. Em algumas das imagens aéreas era visível o complexo onde se encontrava o líder do Estado Islâmico (EI), no norte da Síria, e noutras viam-se explosões e pessoas a correr.

O vídeo foi publicado pela Fox News, que afirma que as imagens mostram “a rusga e a destruição do complexo do líder do Estado Islâmico na região norte da Síria”

Polat Can, um responsável das Forças Democráticas Sírias (FDS), publicou esta segunda-feira uma série de tweets com detalhes do trabalho que terá sido feito pelos curdos sírios e que levou a uma rusga dos Estados Unidos ao local onde o líder do Estado Islâmico se encontrava.

Novas informações libertadas esta terça-feira afirmam que os Estados Unidos contaram com a ajuda de um espião. Os curdos sírios terão conseguido, de acordo com o Observador, colocar um espião no círculo interno do líder do Estado Islâmico, que terá roubado uma peça de roupa interior de al-Baghdadi para permitir a sua identificação e, de seguida, encaminhou os Estados Unidos para o esconderijo.

O Comando Central do Estados Unidos confirmou que o líder do Daesh foi sepultado no mar após a sua morte aquando da invasão do complexo. O general Frank McKenzie disse esta quarta-feira aos jornalistas que Al-Baghdadi fez explodir um “colete suicida” e morreu antes de as tropas norte-americanas o capturarem.

McKenzie disse que a explosão provocada pelo líder do Estado Islâmico causou a morte de duas crianças e não três, como tinha sido anteriormente adiantando. As forças dos Estados Unidos invadiram o complexo no noroeste da Síria no sábado. Não houve vítimas dos Estados Unidos.

Responsáveis pelo combate ao terrorismo nos Estados Unidos já fizeram saber que se espera a emergência de um novo líder do Daesh e advertiu para a continuidade do combate ao grupo extremista. “A ideologia continua e isso é uma preocupação estratégica para nós”, disse Russell Travers, diretor interino do Centro Nacional de Contraterrorismo, numa audiência no Congresso sobre ameaças globais.

Abu Bakr al-Baghdadi era um dos homens mais procurados do mundo. Em outubro de 2011, os Estados Unidos designaram-no oficialmente como “terrorista” e ofereceram uma recompensa de 10 milhões de dólares, cerca de 9 milhões de euros, por informações que pudessem levar à sua captura.

Citado pela Associated Press, Travers afirmou que o assassinato de Al-Baghdadi foi um acontecimento “significativo”, mas lembra que o EI, que antes controlava uma grande parte do Iraque e da Síria, tem um vasto leque de figuras que poderão substituir Al-Baghdadi.

Na terça-feira, foi anunciado que já havia um novo líder dos Estado Islâmico: Abdullah Qardash, que era há muito o braço direito do ex-chefe da organização. No dia seguinte, os Estados Unidos anunciaram a morte do iraquiano Abdullah Qardash, não referindo, porém, nomes, data ou local em que terá ocorrido a morte.

ZAP // Lusa

7 Comments

  1. Até me admira o título da notícia não ser algo do género: “Trump mata acarinhado líder religioso pai de três crianças”. Acreditam que a manchete do Washington era: ‘Abu Bakr al-Baghdadi, um austero académico religioso, morre aos 48 anos”? Depois de fortes críticas mudaram o título.

    • “Acreditam que a manchete do Washington era: ‘Abu Bakr al-Baghdadi, um austero académico religioso, morre aos 48 anos”?”
      Do Washington Post?!
      Claro que não!!
      Só alguém mesmo muiotoooo limitado – para não dizer logo, um autentico calhau – é que acredita numa patranha dessas!
      Alguém se “esqueceu” da parte mais importante do título: ‘Abu Bakr al-Baghdadi, um austero académico religioso LÍDER DO ESTADO ISLÂMICO, morre aos 48 anos”
      O que aconteceu às palavras “LÍDER DO ESTADO ISLÂMICO”?!
      Enfim… o titulo original era “fraquinho” mas, retirar a parte mais relevante, só revela que alguém anda a tentar “desinformar a carneirada”!…
      Não comeces a seleccionar melhor as fontes de informação que vais longe….
      .
      O título original:
      “Abu Bakr al-Baghdadi, austere religious scholar at helm of Islamic State, dies at 48”
      .
      O título “corrigido”:
      “Abu Bakr al-Baghdadi, extremist leader of Islamic State, dies at 48”
      washingtonpost.com/local/obituaries/abu-bakr-al-baghdadi-islamic-states-terrorist-in-chief-dies-at-48/2019/10/27/0d004abc-663d-11e7-8eb5-cbccc2e7bfbf_story.html

      • Sim, eu vi o título. Estar a insinuar que me esqueci propositadamente dessa parte do título é uma patetice. Inicialmente só ía destacar a parte do ‘austero académico religioso’, mas depois acrescentei o nome do animal e a idade, e de facto esqueci a parte do “líder/comandante do Estado Islâmico”, que ao contrário do que diz, pouca relevância tem, caso contrário… a manchete não teria causado polémica! (ó seu grande calhau)
        Eu podia editar a mensagem e incluir essa manchete completa que a mensagem era exactamente a mesma. O mais relevante, e eu podia ter dito apenas isso, foi terem chamado aquela besta de ‘austero académico religioso”.
        E a fonte que vi foi o próprio jornal ó seu otário, antes de mudarem o título. E calhau é o idiota do seu pai que não lhe deve ter dado uns tabefes para o educar. E, por definição, você é que faz parte da carneirada seu calhau, pois a carneirada é a maioria, ludibriada e manipulada pelos media e políticos.
        Nem me estava para dar ao trabalho de responder, pois pela resposta nem merecia dois minutos do meu tempo, que certamente vale mais que o seu, mas a burrice dá-me náuseas. Agora veja se cresce e começa a responder educada e cordialmente às pessoas, mesmo que discorde, e mesmo sob o anonimato da internet, para não levar resposta na mesma medida.

      • Se dúvidas houvessem, aqui está a resposta típica dos calhaus – aqueles carnerinhos que se “esquecem” de datalhes “pouco relevantes” como: “LÍDER DO ESTADO ISLÂMICO”!!
        Pormenores…
        Insinuei?!
        Pois foi…. mas, agora já não há dúvidas!!
        Oh… coitadinho do menino que é muito sensível e tem náuseas… claro que os ludibriados e manipulados pelos media e pelos políticos, são os outros…
        “E calhau é o idiota do seu pai…”
        Por acaso é um pouco… mas, eu nem sabia que se conhecem…
        E, nunca te esqueças de ser otário; assim é bem mais divertido!..

  2. Encenam-se mortes de líderes para ganhar pontos na opinião pública, mas os corpos nunca se vêm. Sempre sepultados no mar pra ninguém poder ir lá confirmar. Depois diz-se sempre que “no entanto” a organização e a ideologia continua, porque dá jeito pra justificar as invasões e os golpes de estado que são necessários para se ir gamando o petróleo dos outros. E enquanto a opinião pública andar “apavorada” com o medo do papão Islâmico, vai sempre apoiar estas invasões e estes roubos.

  3. Se este lider do EI valia 10 milhoes de dollares, quanto valerá Trump??? É so recordar que mataram o nr.2, porque o numero 1 é o trump, e sendo assim o nr. 1 deve valer muito mais, nao???

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.