É oficial. EUA mataram Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico

(cv) The Telegraph

Donald Trump acaba de confirmar a morte de Abu Bakr al-Baghdadi. O líder do Daesh fez-se explodir num túnel enquanto fugia dos militares norte-americanos.

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico, de 48 anos, foi morto numa operação militar dos Estados Unidos no nordeste da Síria, anunciou este domingo Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos.

Na declaração, Trump afirmou que não houve vítimas entre as forças americanas. “Os EUA fizeram justiça e capturaram o terrorista mais perigoso do mundo“, disse o governante, citado pelo Diário de Notícias, considerando que a captura de Baghdadi era uma prioridade da sua administração.

A informação já tinha sido avançada este domingo por vários meios de comunicação norte-americanos, incluindo o The New York Times, Fox News, CNN, The Washington Post, que citavam várias fontes diferentes ligadas à cúpula do exercito norte-americano.

O líder do Estado Islâmico terá sido morto num ataque cirúrgico das forças norte-americanas. A CNN informa que a confirmação final da morte está dependente apenas da chegada dos resultados de ADN e outras provas biométricas que os militares realizaram no terreno.

O The New York Times avança que o ataque ocorreu na província de Idlib, a cerca de 160 quilómetros da fronteira com o Iraque, zona onde Baghdadi estaria escondido há vários meses.

“Os EUA fizeram justiça e capturaram o terrorista mais perigoso do mundo”, afirmou Donald Trump. Segundo o Diário de Notícias, quando foi encontrado pelas tropas norte-americanas, o líder do Estado Islâmico fugiu com três dos seus filhos pequenos, e quando se viu encurralado num túnel sem saída, ativou o colete de explosivos, causando não só a sua morte como também das crianças.

“A última noite foi uma noite importante para os Estados Unidos e para o mundo. Um assassino implacável foi eliminado e não irá fazer mais vítimas. Morreu como um cão“, afirmou. “Não morreu como um herói, morreu como um cobarde”, disse Trump, sublinhando que Baghdadi morreu “a gemer, a gritar e a chorar”.

Entretanto, o general Mazloum Kobani, responsável máximo das Syrian Democratic Forces (SDF) também já se pronunciou sobre o assunto. Segundo o Observador, através da sua conta de Twitter, este domingo, Kobani celebrou uma operação “bem sucedida e histórica” que juntou essa força militar com a dos Estados Unidos.

A operação ocorreu num momento de intensa atividade militar no norte da Síria. O regime sírio e o aliado russo aceleraram o envio de tropas para a fronteira sírio-turca, enquanto os norte-americanos anunciaram o reforço militar numa zona de petróleo mais a leste.

Esta foi uma das mais importantes operações militares a visar um líder extremista desde a morte a 02 de maio de 2011 de Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, às mãos das forças especiais norte-americanas, no Paquistão.

Abu Bakr al-Baghdadi é um dos homens mais procurados do mundo. Em outubro de 2011, os Estados Unidos designaram-no oficialmente como “terrorista” e ofereceram uma recompensa de 10 milhões de dólares, cerca de 9 milhões de euros, por informações que pudessem levar à sua captura.

Em 2010, al-Baghdadi emergiu como líder da Al-Qaeda no Iraque, um dos grupos que se fundiram com o Estado Islâmico, e ganhou destaque durante a tentativa de fusão com a Frente al-Nusra, na Síria.

Segundo o DN, e de acordo com vários relatos, Baghdadi é um estratega bastante organizado. Em abril deste ano, o Estado Islâmico divulgou um vídeo de um homem dizendo ser Baghdadi, confirmando que ainda estava à frente do Estado Islâmico e que os ataque iriam continuar.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Nunca ouviu que “Pode-se matar um homem, mas nunca uma ideia”………Infelizmente!…… outros tarados estão prontos para dar continuidade a estas aberrações !

      • Tem a certeza absoluta que ele morreu. Basta procurar na c.s e ele já morreu em 2014, 2015, 2017 e 2018. Em 219 novamente. Outros tantos funerais. O tipo tem mais vidas que os gatos que eu conheço. E a primeira mentira de trumpas? A análise ao seu adn foi feita em 15 min.!!!!!!!! Impossível. Nenhuma análise do género publicamente e cientificamente pode ser feita em tão curto espaço de tempo. Há mais mentiras, basta procurá-las.

  1. A frase ” morreu como um cão ” é que não me parece muito correcta pois não conheço nenhum animal cão ou não, capaz das atrocidades desse ser!….
    Ele morreu como qualquer humano deveria morrer quando se faz tanto mal!
    Essa coisa, até os filhos matou por isso coração era algo que ele não teria!
    Não se perdeu nada!

    • Totalmente de acordo, é uma expressão no mínimo estúpida, mas pronto, quem a disse tambem não prima propriamente pela inteligência, refiro-me ao Trump.
      Quanto ao terrorista, é de lamentar que as crianças inocentes tenham morrido à conta do fanatismo doentio e ao ódio incontrolável do pai.

RESPONDER

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …