/

Pensionistas recebem aumento extra (com retroativos) após aprovação do OE2022

11

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes (E), cumprimenta o ministro das Finanças, Fernando Medina (D), acompanhados pelo primeiro-ministro, António Costa (C)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), nesta sexta-feira, permite a aplicação imediata da actualização extraordinária de 10 euros nas pensões até 1108 euros. Assim, estes pensionistas devem receber um aumento extra já em Julho deste ano.

O aumento extraordinário das pensões será pago logo que o diploma entre em vigor, o que pode acontecer já em Julho, já que o Presidente da República deve promulgar o documento até esse mês.

O pagamento será feito com retroativos até Janeiro passado, pelo que os pensionistas deverão receber um aumento extra na ordem dos 80 euros, contando os sete meses deste ano até Julho e o subsídio de férias.

Fecha-se “o último capítulo da crise política”

O OE2022 foi aprovado nesta sexta-feira, 27 de Maio, no Parlamento, com os votos favoráveis do PS e as abstenções dos 3 deputados do PSD/Madeira, que foram contra a disciplina de voto do partido que votou contra. PAN e Livre também se abstiveram enquanto que Chega, Iniciativa Liberal, PCP e Bloco de Esquerda votaram contra.

“O país tem finalmente um Orçamento” que “apoia fortemente a recuperação económica“, apontou António Costa após a aprovação do diploma. “Agora, é mesmo arregaçar as mangas e trabalhar”, vincou ainda o primeiro-ministro.

Já o ministro das Finanças, Fernando Medina, defendeu que o OE2022 que foi aprovado fecha “o último capítulo da crise política”, considerando que “todos os que quiseram dialogar contaram com uma porta aberta” junto da maioria absoluta do PS.

“Prometemos que seríamos uma maioria de diálogo, somos uma maioria de diálogo“, afirmou ainda Medina no discurso de encerramento do debate na especialidade do OE2022.

ZAP // Lusa

11 Comments

  1. Um aumento de 10 euros semanais não bastaria para compensar o aumento de preços que os supermercados praticam diariamente a seu belo prazer sem qualquer obstáculo por parte do governo, portanto isto não passa de mais umas migalhas como tapa-olhos!

    • Nunca está contente… se não aumentam … Chamam bandidos…. se aumentam chamam bandidos… ressabiados… agora que perderam, veem para aqui com vingançazinhas de balcão.
      Têm que esperar 4 anos… xiiiii… vai doer

  2. Pelos vistos o senhor Vitor deve ganhar muito bem, ou no caso de ser aposentado deve ter uma boa pensão pois acha que 10 € são suficientes para quem recebe pensões de miséria. Gostaria de saber
    qual a sua profissão para poder avaliar.
    Deixe-se de politiquices e avalie o país real que temos . Veja a percentagem de portugueses a viver
    no limiar da pobreza.

    • Quem fez descontos de pouco, recebe pouco, quem fez descontos maiores, recebe agora mais.
      O português que vai para a França e outros países, queixam-se de que lá pagam muitos impostos, mas depois na reforma recebem mais que os daqui, porque será? Quem quiser receber mais tem de descontar agora, para ter direito a mais … Querem receber sem descontar? Quem declara pouco, paga pouco, logo receberá pouco. Infelizmente é a Lei da vida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.