Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

António Cotrim / Lusa

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações.

A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por irregularidades na reconstrução de casas em Pedrógão Grande. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo Público, dá conta de que o pedido de indemnização, de 482 mil euros, foi pedido em setembro, um mês depois de ter sido conhecido o despacho do Ministério Público (MP) que deduziu acusação contra 28 arguidos.

Entre as habitações que a Gulbenkian tinha apoiado estavam cinco casas, todas em Pedrógão Grande, cuja reconstrução foi financiada indevidamente, uma vez que se tratavam de segundas habitações e não de primeiras residências.

As alegadas irregularidades no processo de reconstrução das casas levaram o Ministério Público a avançar com um inquérito. De acordo com o Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra, estão em causa “factos suscetíveis de integrarem os crimes de corrupção, de participação económica em negócio, de burla qualificada e de falsificação de documento”.

Quando o despacho foi conhecido, tanto a Gulbenkian como a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) se constituíram assistentes no processo. “Constituímo-nos assistentes na ação do Estado porque, em nome da transparência e da clarificação, queremos saber se o dinheiro foi bem empregue”, disse, na altura, o presidente da UMP, Manuel Lemos.

O Jornal de Notícias escreve que o pedido de indemnização foi entregue logo em setembro, e nele a fundação Calouste Gulbenkian reclama uma indemnização de 482.848 euros, imputando responsabilidades a 11 dos 28 arguidos acusados pelo Ministério Público.

Após os incêndios de junho de 2017, a Gulbenkian criou um Fundo de 500 mil euros para apoiar a reconstrução de habitações em Pedrógão Grande. Agora, quer saber se esse dinheiro foi ou não bem aplicado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Pote matador, arte de Díaz, cebola gourmet e momentos de uma semana negra

A liderança firme do Sporting, a acrobacia de Díaz e o Benfica de regresso às vitórias. Ainda o adeus a Maradona, Vítor Oliveira e Reinaldo Teles, visto da Linha de Fundo.   Matador Pote reforça liderança Sporting …

Cerimónia da Restauração da Independência assinalada sem discursos devido à pandemia

As comemorações do 1.º de Dezembro assinalaram-se este ano em Lisboa sem os habituais discursos e num formato mais reduzido, devido à situação pandémica que o país atravessa, justificou o Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Stress durante a gravidez pode afetar e influenciar o desenvolvimento cerebral do bebé

Stress durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebé, sugere uma nova investigação da Universidade de Edimburgo, na Escócia. De acordo com os cientistas, os níveis de stress nas mães, medidos através do …