Pedrógão Grande: Segundo comandante de Operações de Socorro constituído arguido

Paulo Nobre / Lusa

O segundo comandante distrital de Operações de Socorro de Leiria, Mário Cerol, foi constituído arguido na sequência de um inquérito ao incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou no dia 17 de junho, confirmou o próprio à agência Lusa.

Mário Cerol, que será o primeiro arguido deste inquérito, disse que foi ouvido na semana passada pelo Ministério Público. “Não posso falar mais nada”, acrescentou.

A notícia da constituição deste arguido foi hoje avançada pelo Diário de Leiria.

O incêndio que deflagrou em 17 de junho em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), atingindo vários concelhos vizinhos, esteve ativo uma semana e causou, segundo o balanço oficial feito no verão, 64 mortos e mais de 200 feridos.

Registou-se ainda o atropelamento de uma mulher que fugia das chamas e, já em novembro, morreu uma mulher que estava internada com ferimentos graves, totalizando em 66 o número de mortos.

O segundo comandante acrescentou que não está a ter apoio jurídico por parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

De acordo com o Público, Mário Cerol era o terceiro no comando das operações, sendo na prática o terceiro a liderar a operação de socorro, nomeadamente, no final da tarde do trágico 17 de junho de 2017. No entanto, terá sido Cerol a comandar o fogo nas horas críticas logo a seguir ao comandante de bombeiros de Pedrógão, e até ser substituído pelo segundo comandante nacional, Albino Tavares, pelas 22h.

Outros intervenientes estão a ser ouvidos, como o o comandante dos bombeiros de Pedrógão Grande, Augusto Arnaut, ou o segundo comandante nacional, Albino Tavares, pelo que Cerol poderá não ser o único arguido deste caso.

Comandante de bombeiros de Pedrógão constituído arguido

Segundo o Expresso, Augusto Arnaut, comandante de bombeiros de Pedrógão Grande, também será constituído arguido ainda durante a tarde de hoje.

Arnaut será indiciado pelo crime de homicídio por negligência, no âmbito da investigação movida pelo Ministério Público ao incêndio deflagrado a 17 de junho e que matou 66 pessoas.

O comandante de bombeiros de Pedrógão Grande será inquirido esta tarde no DCIAP de Leiria e, em sequência, constituído arguido.

A investigação a cargo da Polícia judiciária de Coimbra encontra-se na reta final e deverá estar encerrada até ao fim deste ano. Segundo aquele jornal, mais de meia dúzia de pessoas deverão ser notificadas nos próximos dias, todas por suspeitas de homicídio por negligência.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Samaris vai ficar no Benfica

O médio grego prepara-se para iniciar a sua oitava temporada ao serviço do Benfica, apesar das intenções da direção encarnada de pôr um ponto final na relação. Andreas Samaris só admite sair da Luz se receber …

DGS confirma seis surtos ativos em lares. Provocaram 54 casos de covid-19

Esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou que existem, atualmente, seis surtos de covid-19 em lares, que resultaram em 54 casos positivos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou à TVI que existem atualmente seis surtos …

As contas de Portugal para passar aos "oitavos": derrota com França não é o fim

Portugal faz as contas para poder seguir para os oitavos de final do Euro 2020. A seleção até pode perder por duas bolas frente a França, desde que a Hungria não vença a Alemanha. Dinamarca, Holanda, …

Mais de 60% dos partos em casa foram assistidos por médicos. Ordem investiga

A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou que, dos mais de 1100 partos realizados em casa ao longo do ano passado, 63% tiveram assistência médica. Esta segunda-feira, o jornal Público usou os números divulgados pelo Instituto Nacional …

Relevos de pedra na Turquia sugerem que há um "submundo" debaixo da Terra

Arqueólogos descobriram que os relevos de pedra em Yazılıkaya retratam a Terra, o céu e o "submundo", representando o mito da criação. A região da Anatólia é conhecida como "berço das civilizações". É lá que podemos …

UEFA rejeita iluminação arco-íris LGBT no estádio de Munique

A UEFA rejeitou hoje o projeto da cidade de Munique para iluminar o estádio com as cores do arco-íris no jogo entre Alemanha e Hungria, na quarta-feira, para o Euro2020 de futebol, por protestar contra …

Pico da quarta vaga pode chegar dentro de um mês com 2.000 casos

O pico da quarta vaga pode chegar já dentro de um mês, prevendo-se cerca de 2 mil casos por dia. O número de internados pode chegar aos 500 em enfermaria e 150 em UCI. Segundo cálculos …

Trump terá sugerido enviar norte-americanos infetados com covid-19 para Guantánamo

Quando a pandemia de covid-19 estalou nos Estados Unidos, Donald Trump sugeriu o enviou de norte-americanos infetados regressados da Ásia para a base de Guantánamo, em Cuba. Um livro de dois jornalistas do The Washington Post …

Tem dificuldade em adormecer? Há um truque simples que o pode ajudar

Dado que passamos cerca de um terço das nossas vidas a dormir, seria de esperar que já soubéssemos como adormecer. Mas, para muitos de nós, isso não é tarefa simples. Luc P. Beaudoin, criador da aplicação …

Autárquicas. Já houve 12 desistências antes do tiro de partida

Acontece todos os anos e não é nenhuma surpresa. Até ao momento, já se contabilizaram 12 "falsas partidas", candidatos que desistiram da corrida autárquica antes da eleição. Esta terça-feira, o jornal Público faz um balanço dos …