Pedro Dias “rezou” por Liliane e chorou “como um bebé” quando ela morreu

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Pedro Dias, conhecido como o homicida de Aguiar da Beira, fez “novenas” por Liliane Pinto, a mulher que terá sido vítima dos seus disparos, e chorou “como um bebé” quando ela morreu. A garantia foi dada em tribunal pela irmã do arguido.

Na Guarda, entra na recta final o julgamento de Pedro Dias, acusado das mortes de Aguiar da Beira, com a expectativa de que o arguido fale ao tribunal, na sessão desta terça-feira.

A manhã foi dedicada às testemunhas da defesa de Pedro Dias, entre as quais a sua irmã Andreia Susana que garantiu que “quando a Liliane morreu, ele desabou”. “Fazia novenas por ela”, disse, ainda, conforme cita o Correio da Manhã.

Andreia Susana também sublinhou que viu o irmão “chorar como um bebé quando a Liliane morreu”. Contudo, assumiu que nunca o viu a rezar por Liliane e que foi ele que lhe disse que o tinha feito, conforme refere o Observador.

Já um amigo de Pedro Dias, António Miguel Monteiro, outra das testemunhas da defesa, assegurou que o arguido é “muito religioso” e que lhe pediu “para rezar pela Liliane”.

“Ele queria que a Liliane falasse, que ela contasse o que aconteceu. Só ela podia dizer a verdade”, apontou, ainda, esta testemunha, frisando que Pedro Dias se sentia “muito perseguido pela GNR”.

Foi pai na cadeia e ainda não conhece o filho

A irmã de Pedro Dias também revelou ao tribunal que o irmão foi pai, já depois de ter sido preso, e que “não conhece o filho mais novo”. “Recusa-se a conhecer o bebé por um vidro”, notou Andreia Susana, salientando que “nunca tocou” no filho.

Andreia Susana ainda mencionou a “bondade excessiva” do irmão, realçando que “ajudava todos”, e que tinha receio de ser morto pela GNR, razão pela qual não se entregou mais cedo às autoridades.

“O meu irmão não é um monstro. É o irmão que todos querem ter, o filho que os pais querem ter. É muito paciente e não faz nada sem razão”, apontou também a irmã de Pedro Dias.

Sessão interrompida por gritos de mãe e protesto do arguido

A marcar a sessão matinal do julgamento estão, ainda, duas interrupções, uma perpetrada por Pedro Dias e outra pela mãe de Liliane Pinto.

A jovem assassinada em Aguiar da Beira completaria nesta terça-feira, 28 anos de idade e os pais marcaram presença na audiência. “Ele matou os meus filhos”, disse, a dada altura, a mãe de Liliane, durante o testemunho da irmã de Pedro Dias. A mulher já tinha revelado que considerava o genro, também alegadamente assassinado pelo arguido, com um filho.

Noutro momento da audiência, foi Pedro Dias quem soltou um desabafo, numa altura em que um dos advogados das famílias das vítimas questionava uma das testemunhas da defesa sobre o tipo de estudos que o arguido teria.

“Senhor juiz, é muito difícil estar aqui com estas perguntas”, disse Pedro Dias, levantando-se, conforme reporta o Observador.

Espera-se que, ainda hoje, Pedro Dias apresente ao tribunal a sua versão dos factos. Esse cenário foi admitido pela sua advogado, Mónica Quintela, antes do início da sessão de julgamento. “Vamos ver”, disse a advogada.

Se ficar concluída nesta terça-feira a produção de prova, Pedro Dias deverá usar da palavra. Ele responde por três crimes de homicídio qualificado sob a forma consumada e três crimes de homicídio qualificado sob a forma tentada. É, ainda, acusado de crimes de sequestro, de roubo de automóveis, de armas e de dinheiro, e de detenção e uso de armas proibidas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este criminoso tem a sorte de ter nascido num país onde esta seita é mais protegida do que o honesto cidadão, por várias mortes irá apanhar no máximo 25 anos pena por um crime os outros nada contam e possivelmente porque sabe ser um grande artista na cantilena ainda sairá antes, pena de morte ou perpétua seria a dose adequada a tamanha besta.

  2. Tenho a certeza de que esta criança inocente nunca irá querer conhecer o seu progenitor, quer por vergonha, quer por repúdio. Digo progenitor porque para ele ser pai tinha de ter um pingo de amor (por ele e pelos outros), quem não gosta dos outros não gosta de si, quem não respeita os outros não se respeita a si. Esta criança está mais segura longe desse monstro, animal, psicopata. Espero que os juízes tenham a cerenidade de condenar este “animal”, pois como não haje civilmente é um “animal”, a pena máxima, e pena é que não haja pena de morte nestes casos. Era feita JUSTIÇA para a família das vítimas, e a paz para os restantes.

  3. Que fazia a policia de madrugada naquele ermo ???????????????
    O Pedrocas só estava a dormitar um pouco segundo se consta, né ????????
    Então, os 2 armados chegam ao pé de 1 a dormir e é este que bocejando, ainda mata 1 e desarma o outro ??????????
    Cheira-me a que aqui falta alguma coisa …………………………………………

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …