Pedro Dias “rezou” por Liliane e chorou “como um bebé” quando ela morreu

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Pedro Dias, conhecido como o homicida de Aguiar da Beira, fez “novenas” por Liliane Pinto, a mulher que terá sido vítima dos seus disparos, e chorou “como um bebé” quando ela morreu. A garantia foi dada em tribunal pela irmã do arguido.

Na Guarda, entra na recta final o julgamento de Pedro Dias, acusado das mortes de Aguiar da Beira, com a expectativa de que o arguido fale ao tribunal, na sessão desta terça-feira.

A manhã foi dedicada às testemunhas da defesa de Pedro Dias, entre as quais a sua irmã Andreia Susana que garantiu que “quando a Liliane morreu, ele desabou”. “Fazia novenas por ela”, disse, ainda, conforme cita o Correio da Manhã.

Andreia Susana também sublinhou que viu o irmão “chorar como um bebé quando a Liliane morreu”. Contudo, assumiu que nunca o viu a rezar por Liliane e que foi ele que lhe disse que o tinha feito, conforme refere o Observador.

Já um amigo de Pedro Dias, António Miguel Monteiro, outra das testemunhas da defesa, assegurou que o arguido é “muito religioso” e que lhe pediu “para rezar pela Liliane”.

“Ele queria que a Liliane falasse, que ela contasse o que aconteceu. Só ela podia dizer a verdade”, apontou, ainda, esta testemunha, frisando que Pedro Dias se sentia “muito perseguido pela GNR”.

Foi pai na cadeia e ainda não conhece o filho

A irmã de Pedro Dias também revelou ao tribunal que o irmão foi pai, já depois de ter sido preso, e que “não conhece o filho mais novo”. “Recusa-se a conhecer o bebé por um vidro”, notou Andreia Susana, salientando que “nunca tocou” no filho.

Andreia Susana ainda mencionou a “bondade excessiva” do irmão, realçando que “ajudava todos”, e que tinha receio de ser morto pela GNR, razão pela qual não se entregou mais cedo às autoridades.

“O meu irmão não é um monstro. É o irmão que todos querem ter, o filho que os pais querem ter. É muito paciente e não faz nada sem razão”, apontou também a irmã de Pedro Dias.

Sessão interrompida por gritos de mãe e protesto do arguido

A marcar a sessão matinal do julgamento estão, ainda, duas interrupções, uma perpetrada por Pedro Dias e outra pela mãe de Liliane Pinto.

A jovem assassinada em Aguiar da Beira completaria nesta terça-feira, 28 anos de idade e os pais marcaram presença na audiência. “Ele matou os meus filhos”, disse, a dada altura, a mãe de Liliane, durante o testemunho da irmã de Pedro Dias. A mulher já tinha revelado que considerava o genro, também alegadamente assassinado pelo arguido, com um filho.

Noutro momento da audiência, foi Pedro Dias quem soltou um desabafo, numa altura em que um dos advogados das famílias das vítimas questionava uma das testemunhas da defesa sobre o tipo de estudos que o arguido teria.

“Senhor juiz, é muito difícil estar aqui com estas perguntas”, disse Pedro Dias, levantando-se, conforme reporta o Observador.

Espera-se que, ainda hoje, Pedro Dias apresente ao tribunal a sua versão dos factos. Esse cenário foi admitido pela sua advogado, Mónica Quintela, antes do início da sessão de julgamento. “Vamos ver”, disse a advogada.

Se ficar concluída nesta terça-feira a produção de prova, Pedro Dias deverá usar da palavra. Ele responde por três crimes de homicídio qualificado sob a forma consumada e três crimes de homicídio qualificado sob a forma tentada. É, ainda, acusado de crimes de sequestro, de roubo de automóveis, de armas e de dinheiro, e de detenção e uso de armas proibidas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este criminoso tem a sorte de ter nascido num país onde esta seita é mais protegida do que o honesto cidadão, por várias mortes irá apanhar no máximo 25 anos pena por um crime os outros nada contam e possivelmente porque sabe ser um grande artista na cantilena ainda sairá antes, pena de morte ou perpétua seria a dose adequada a tamanha besta.

  2. Tenho a certeza de que esta criança inocente nunca irá querer conhecer o seu progenitor, quer por vergonha, quer por repúdio. Digo progenitor porque para ele ser pai tinha de ter um pingo de amor (por ele e pelos outros), quem não gosta dos outros não gosta de si, quem não respeita os outros não se respeita a si. Esta criança está mais segura longe desse monstro, animal, psicopata. Espero que os juízes tenham a cerenidade de condenar este “animal”, pois como não haje civilmente é um “animal”, a pena máxima, e pena é que não haja pena de morte nestes casos. Era feita JUSTIÇA para a família das vítimas, e a paz para os restantes.

  3. Que fazia a policia de madrugada naquele ermo ???????????????
    O Pedrocas só estava a dormitar um pouco segundo se consta, né ????????
    Então, os 2 armados chegam ao pé de 1 a dormir e é este que bocejando, ainda mata 1 e desarma o outro ??????????
    Cheira-me a que aqui falta alguma coisa …………………………………………

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …