/

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

1

José Sena Goulão / Lusa

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país “parar” devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, em Lisboa.

Se a 6 de março os comunistas assinalaram 99 anos de história no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, a duas semanas de ser decretado o estado de emergência, no domingo o partido liderado por Jerónimo de Sousa organiza um comício contra a retirada de direitos dos trabalhadores.

A 17 de maio, após uma reunião do Comité Central, o secretário-geral dos comunistas afirmou que o comício marca o início de um conjunto de iniciativas sob o lema “Nem um direito a menos, confiança e luta por uma vida melhor”, e rejeitou que se coloque em causa “o direito inalienável da atividade política“.

“Era o que mais faltava que neste momento se procurassem cercear as liberdades democráticas, a atividade política, coisa que o povo português não aceita, e que sacudiu e acabou há 40 anos. Teremos em conta, naturalmente, as medidas que se verificam em termos de segurança sanitária, isso posso garantir, corresponderemos à realidade e às medidas que se aplicam”, afirmou.

Questionado pela Lusa, sobre as medidas de segurança em concreto para esta iniciativa, o gabinete de imprensa reiterou: “O comício realizar-se-á observando as regras de proteção sanitária.” Neste caso, o comício realiza-se ao ar livre, no alto do parque Eduardo VII em Lisboa, respeitando o distanciamento físico entre os participantes.

Não peçam ao PCP que se cale numa altura em que tanta gente sofre o drama do isolamento, da falta de rendimentos, sem futuro a olhar para a frente para a sua vida. Era o que faltava o PCP calar-se nesta altura em que a democracia continua a vigorar em pleno”, reforçou o secretário-geral do PCP, a 17 de maio.

Além disso, a Festa do Avante! começa a ganhar forma já este fim de semana. A festa agendada para dentro de três meses, entre 4 e 6 de setembro.

Recorde-se que, quando o primeiro-ministro anunciou a proibição dos festivais, o secretário-geral do PCP rejeitou que a Festa do Avante! seja considerada um festival e afirmou que o partido não tem uma “posição fechada” sobre a sua realização, afirmando que “os comunistas portugueses são muito criativos”.

António Costa, admitiu que este evento se poderá realizar, desde que sejam cumpridas as orientações sanitárias da Direção-Geral da Saúde devido à pandemia, porque a atividade política dos partidos “não está proibida”.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.